“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

- Gilberto Freyre

Honrosas Visitas
Gilberto Freyre e José Ferreira da Silva
Gilberto Freyre, em 10 de junho de 1972, esteve em visita à cidade de Blumenau, tendo nos dado a honra de vir á nossa redação, o ilustre sociólogo Professor Gilberto Freyre, intelectual de justo renome, com enorme bagagem literária, em grande parte já traduzida para os mais importantes idiomas.
O distinto Professor, acompanhado da Exma. Esposa veio em companhia do sr. General Jaldir Faustino da Silva, da Academia de Letras, ex-secretário da Educação do Estado e de sua Exma. Esposa. Recebido pelo sr. Prefeito Municipal. Evelásio Vieira, pelo acadêmico José Ferreira da Silva e pelo Dr. Max Tavares d’Amaral e exmas. esposas, o conhecido sociólogo visitou as dependências da Biblioteca Municipal, do Museu da Família Colonial e o Parque “Edite Gaertner”, manifestando o seu entusiasmo pela ordem notada em todos os setores e pelo carinho com que o diretor e funcionários dessas organizações realizam uma obra meritória e eminentemente cultural.
Restaurante "Frohsinn"
          Depois de um passeio pela cidade, em visita aos principais pontos turísticos, como a igreja matriz, a Avenida Beira-Rio e outros, Gilberto Freyre e sua esposa foram homenageados com um almoço informal no Restaurante  “Frohsinn”, ao qual compareceram dos citados amigos e admiradores do ilustre brasileiro.
Observação:
          AMARAL FONTOURA – Também veio a Blumenau, a 13 do mês de julho, outro conhecido e ilustre sociólogo, o Professor Amaral Fontoura, autor de vários compêndios de sociologia e muito estimado pela mocidade estudiosa. S.S. veio acompanhado também pelo Professor Jaldir Faustino da Silva e, em companhia do Diretor desde mensário, percorreu todas as dependências da Biblioteca Municipal, do Museu e do Parque Botânico, tendo registrado, no livro respectivo, as suas impressões dessa tão grata e honrosa visita.
 Amaral Fontoura já publicou uma série de obras de sua especialidade, muitas das quais ele teve oportunidade de encontrar nas estantes da nossa Biblioteca e não há um único estudante de sociologia que não conheça o seu nome já consagrado como um dos grandes intelectuais da nossa geração.
          Damos, a seguir, o texto das impressões deixadas por esses dois laureados sociólogos, no livro de visitas do Museu de Blumenau:
Freyre e Ferreira da Silva
          “Verdadeiramente encantado com o que acabo de ver neste Museu, nos seus anexos, na Biblioteca e no Parque – todo um conjunto de valor cultural para os brasileiros de todo o Brasil. Parabéns a Ferreira da Silva. 10 de junho de 1972. Gilberto Freyre”.
“Percorri, emocionado, este tesouro que é o Museu-Biblioteca – Jardim Botânico de Blumenau. Não conheço nada semelhante no Brasil, pelo imenso acervo, pela organização, pelo carinho com que esta grandiosa obra é conduzida por um magnífico brasileiro – Ferreira da Silva. Agradeço ao general Jaldir Faustino esta maravilhosa visita. Blumenau, 13/7/72. Amaral Fontoura”.

Biografia
Gilberto Freyre (1900-1987) foi sociólogo. Autor de “Casa Grande & Senzala”, considerada a obra mais importante sobre a formação da sociedade brasileira.
Nasceu no Recife, Pernambuco no dia 15 de março de 1900 e faleceu e no Recife em 18 de julho de 1987.
Atuou na Politica brasileira com muita ênfase.
Ganhou diversas condecorações e prêmios no Brasil e exterior.
Obras de Gilberto Freyre:
- Casa Grande e Senzala,1933
- Guia Prático, Heroico e sentimental do Recife,1934
- Sobrados e Mucambos,1936
- Nordeste: Aspectos da Infléncia da Cana,1937
- Olinda,1939
- O Mundo que o Português criou,1940
- A história de um engenho Francês no Brasil,1941
- Problemas Brasileiros de Antropologia,1943
- Sociologia, 1945
- Interpretação do Brasil,1947
- Ingleses no Brasil, 1948
- Aventura e Rotina, 1953
- Ordem e Progresso, 1957
- O Recife Sim, Recife Não,1960
- Os escravos nos anúncios de jornais brasileiros do Séc.XIX,1963
- Vida Social no Brasil nos Meados do Séc. XIX,1964
- O Brasileiro entre os Outros Hispanos, 1975
- Homens, Engenharias e Rumos Sociais,1987

Arquivo: Revista Blumenau em Cadernos – Tomo XIII – Julho de 1972 nº 7
Arquivo Adalberto Day

3 comentários:

  1. Adalberto
    Não sabia que Gilberto Freyre esteve em Blumenau h… apreendi no blog do Adalberto Day
    Josué de Souza

    ResponderExcluir
  2. Caro Adalberto, José Ferreira da Silva viria a falecer no ano seguinte, aos 30/12/1973, em Curitiba, vítima de acidente automobilístico. Parabéns pelo post e um grande abraço!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...