“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 1 de março de 2013

- Escola Barão do Rio Branco

Tradição, inovação e valores aliados à Educação.
Escola Barão do Rio Branco comemora 60 anos no dia 4 de março/2013
A Escola Barão do Rio Branco foi fundada em 4 de março de 1953, com um grupo de apenas 16 alunos
BLUMENAU (SC) – Ao longo de seis décadas muitas coisas mudam e no ensino não é diferente. Ao mesmo tempo em que diversas pessoas se formam, outras iniciam o percurso para formação escolar, e com o passar das gerações a maneira de se fazer educação deve ser aperfeiçoada, buscando a melhoria permanente do processo pedagógico, além do acolhimento diferenciado aos novos alunos.
Utilizando essa fórmula, a Escola Barão do Rio Branco, que completa 60 anos no dia 4 de março, se perpetuou como uma das mais tradicionais instituições de ensino de Blumenau e de Santa Catarina. Durante todos esses anos a escola cresceu e não deixou para trás os valores e princípios educacionais que foram idealizados na década de 50: construir e ampliar conhecimentos, desenvolver capacidades, reforçar a ética e preservar a cultura.
Através dos diversos projetos que envolvem os alunos e a comunidade em geral, a escola busca formar cidadãos, além de promover a educação para a convivência social e sustentabilidade planetária. Atualmente mais de 1,9 mil alunos estão matriculados, outros 1280 participam das atividades extracurriculares como idiomas, esportes, música, danças e outras atividades culturais. Ao todo 235 pessoas fazem parte do quadro de professores e funcionários.
Escola Ano de 1960
“Ao chegar nos 60 anos de existência nos orgulhamos de uma trajetória comprometida com a inovação e contextualização ao nosso tempo. Quando os integrantes da Comunidade Evangélica Luterana de Blumenau fundaram o Jardim de Infância não imaginaram que o projeto se transformaria numa grande instituição de ensino, de referência em Blumenau e região, reconhecida pela sua inserção comunitária, com números expressivos de alunos atendidos e inseridos neste projeto educacional”, afirma Marcos da Silva, diretor geral da Escola Barão do Rio Branco.
Para comemorar o aniversário da instituição as ações começaram a ser desenvolvidas em 2012. A história da escola foi resgatada através de uma revista batizada de “Universo Barão”. O impresso destacou os primeiros anos, passando por todos os projetos já desenvolvidos até chegar aos planos dos alunos das séries iniciais para o futuro de sua escola. Os depoimentos dos que já passaram pela Barão também tiveram um espaço especial na revista e na agenda de 2013. Para marcar essa data tão especial uma série de atrações sociais e culturais estão sendo preparadas para alunos, funcionários e familiares.
----------------
Publicado no Jornal de Santa Catarina

04/03/2013 | Nº 12820
Artigo
Tradição e inovação
Ao longo de seis décadas, muitas coisas mudaram no processo de ensino. Com o passar das gerações, a maneira de se fazer educação foi aperfeiçoada, buscando a melhoria do processo educativo e a ampliação do repertório cultural dos alunos. Utilizando essa fórmula, a Escola Barão do Rio Branco, que completa 60 anos no dia 4 de março, se perpetua como uma das mais tradicionais instituições de ensino de Blumenau e de Santa Catarina.
Ao mesmo tempo em que muitos jovens concluem os estudos, diversas crianças iniciam o percurso formativo escolar. O processo é contínuo, por isso, nestes 60 anos, a Escola Barão cresceu e se aperfeiçoou, mas mantendo sempre a essência de seus valores, os princípios educacionais e cristãos luteranos que foram idealizados em sua fundação, na década de 1950.

Esta postura ética é um norte da nossa Escola, permitindo que mesmo nestes tempos instáveis, sejamos fortes e capazes de enfrentar os desafios da modernidade. Assim, através dos diversos projetos que envolvem os alunos e a comunidade, a Escola busca formar cidadãos, além de promover a educação para a convivência social e a sustentabilidade planetária.

Ao chegar aos 60 anos, nos orgulhamos de uma trajetória comprometida com a tradição, a inovação e os valores aliados à educação e contextualizados ao nosso tempo. Quando integrantes da Comunidade Evangélica Luterana de Blumenau fundaram o Jardim de Infância 2 de Setembro, não imaginaram que o projeto se transformaria numa instituição que é referência em Blumenau e região, reconhecida pela sua inserção comunitária, pelos diversos projetos educacionais, de voluntariado e de responsabilidade social.
Temos a responsabilidade de continuarmos este trabalho educacional glorioso, vendo nas crianças e nos jovens a razão de nossa existência, para auxiliá-los no desenvolvimento pessoal, na ampliação de seus conhecimentos e na concretização dos valores.

MARCOS DA SILVA|DIRETOR-GERAL DA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO
História: para saber toda trajetória do educandário clique no link
http://www.escolabarao.com.br/quem-somos/nossa-historia
 Década de 19(70)

O menino de blusa cinza com uma faixa branca no peito é Henry Georg Spring, hoje residente em Fortaleza CE. Anos década de 1960. 
Informações para a imprensa – Oficina das palavras
Letícia Oberger – jornalismo4@grupoodp.com.br 
- (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534
Escola Barão do Rio Branco
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Telefone: (47) 3322-6133
Unidade Benjamin Constant – Rua Gustavo Budag, 283 – Velha – Blumenau
Telefone: (47) 3035-4760
Unidade Victor Konder - Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau
Telefone: (47) 3322-5431


Oficina das palavras
Assessoria de Imprensa
47 3322-0545 (Blumenau) | 47 3346-3797 (Itajaí)

RUA SÃO JOAQUIM 28 | 2º ANDAR | VELHA | BLUMENAU | SC | 89012-420    
AV SETE DE SETEMBRO, 642, SALA 6 | CENTRO | ITAJAÍ | SC | 88301-202    
WWW.GRUPOODP.COM.BR


6 comentários:

  1. Bom dia!!

    Os meus filhos Diego Olavo Iten, hoje engenheiro Civil e o Duann Karlo, no final deste ano engenheiro Químico estudaram na Barão desde o maternal até o 2 º grau.
    Uma ótima escola que faz parte da formação deles.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Também estudei da 1ª série primária até o 3ªº na Barão. Todos diziam que era uma escola muito rígida mas hoje sei o quanto foram importantes a educação e a disciplina que nos foram passadas naquelas salas de aula. Uma escola de valores, sem dúvida. Parabéns pelos 60 anos!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Adalberto

    Bela homenagem a esta Escola.
    Parabéns pelo aniversário de 60 anos!
    Tenho orgulho de ter estudado na Barão, que na época (década de 60) era uma escola de valores e de referência, acredito que, sem igual.
    Quando vejo a foto na postagem da escola no ano de 1960 sinto saudades daqueles tempos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Prezados/as, vejam o exemplo da Coreia do Sul, depois de uma guerra, na década de 60, teve seu território dividido e nesses apenas pouco mais de 50 anos, com investimentos em educação, de uma economia agrária e pobre, se tornou uma potência hi-tech. Educação é tudo! Abraçaços do CAO

    O DIA QUE O ESTADO INTEIRO DE SANTA CATARINA CHOROU. Esse e outros textos você encontra em:
    http://caozone.zip.net/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito feliz ao ver a Escola em que estudei homenageada. Encontrei uma foto de festa Junina onde aparece a minha mãe, já falecida. As boas lembranças, da disciplina, do canto ao hino da bandeira semanalmente e as caminhadas no "recreio" estão muito presentes em minha memória.
    Parabéns pela escola e pela iniciativa em postar os momentos importantes da comunidade.

    ResponderExcluir
  6. Adorei ver a história da Escola Barão do Rio Branco. A disciplina, o canto ao hino a bandeira e os "recreios" fazem parte da minha memoria. Bem como o ensino de qualidade que me deu uma excelente base.
    Encontrei em imagens fotos da festa junina onde aparece a minha mãe, já falecida. que saudades!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...