“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

- Moto Clube de Blumenau

Motociclismo 
José Geraldo Reis Pfau
Na história do motociclismo o Moto Clube de Blumenau representou a cidade, no ano de 1952 inaugurando uma pista de velocidade. Evidentemente no barro. No terreno de Sebastião Voss, que se tornou o loteamento Guadalajara, na localidade Capim Volta - bairro Vorstadt em Blumenau, muitos dos nossos heróis gravaram para a história cenas indescritíveis.
                                     Alcides Ferreira e filha
Esses fatos surgem agora no FACEBOOK no grupo Antigamente em Blumenau que registra muitos dos fatos importantes da história da nossa cidade. O maior destaque no Moto Clube de Blumenau, na época foi quando o blumenauense Alcides Ferreira tornou-se ano de 1960 campeão nacional de motociclismo, disputa esta realizada em Interlagos em São Paulo. Foi campeão na categoria 150 cc., seu mecânico sempre foi Harry Kreutsfeld, ja falecido, antigo morador do bairro Vila Nova.
Alcides Ferreira, foi funcionário das Lojas Hermes Macedo naquela época, atualmente está com 68 anos, ainda disputando provas de Rally de automóveis no Paraguai, participando este ano no campeonato Sudamerico de rally e campeonato Paraguaio. Ele reside no Paraguai, seu filho Dick Ferreira foi campeão sudamericano de automobilismo, categoria A7, no ano passado, e é atual campeão paraguaio de rally na categoria N3. Seu neto, Guillermo Ferreira foi campeão de jet Sky ano passado no Paraguai e é o atual campeão em motos quadriciclos (ATV), força livre.
A imagem mostra a chegada com o segundo colocado 01 volta atrás. A pessoa de pé com botas era nosso  amigo Frederico Schwanke Neto, já falecido. 
São todos de uma família de campeões. Dieter Altemburg que é blumenauense e seu amigo foi um dos grandes adversários nas pistas. Do ano de 1962, há fotos que documentam Dieter competindo com resultados surpreendentes na pista do Moto Clube de Blumenau com sua Jawa CZ150 c.c..
 - A imagem de 16/09/1962, mostra a corrida de lambretas na pista do Moto Clube no Capim Volta Blumenau.
. N 84 - Dieter Altenburg Jawa CZ150 c.c; 147 Waldemar Konradt Blumenau Monarch; Lambreta (Joinville? Lico); 161 Roland Hausmann Monarch Blumenau Lav Luxor; 4 ? Monarch Joinville; 121 ? Monarch Joinville. Obs: à esquerda de Dieter aparecem Harry Kreutzfeld, Armin Klotz e Pagel.
(Arquivo Dieter Altemburg no Facebook))
Texto: José Geraldo Reis Pfau
Arquivo: Dieter Altemburg/Alcides Ferreira e Ralf Alberto Schumann

12 comentários:

  1. Bom dia
    Interessante como o motociclismo já foi forte m Blumenau. Tenho em algum lugar uma cópia do estatuto de fundação do Motoclube de Blumenau e recentemente consegui no sebo o livro do Tesoura Júnior que também tem algumas páginas falando disso. Muito bacana.
    Abraço
    Allan Jurk

    ResponderExcluir
  2. Amigo Adalberto,

    Não lembro bem o ano mas estive no Motódromo de Blumenau com meus pais num determinado domingo assistindo as provas que tiveram a presença de motociclistas de São Paulo.Era um luxo prá época.

    Forte abraço e muita saúde

    Edemar Annuseck

    ResponderExcluir
  3. Sobre o motociclismo em blumenau, lenbro-me do Dieter Altemburg com sua moto 150 c.c. de cor preta.
    Trabalhamos juntos na oficina da EIG na decada de 60. Alem de curtir sua moto, ele era apreciador de cachimbo e fumava normalmente o fumo Timoneiro entre outros.

    Beto, obrigado por mais um grande assunto. Realmente é inesgotavel os seus conhecimentos.

    Um forte quebra ossos

    Sds.
    Walfrido Bachmann

    ResponderExcluir
  4. Adalberto Day Muito bom post. Reuniu algumas paixões: história, competições e motos. Tenha um excelente fim de semana mestre. Saúde!!!
    Alexandre Farias

    ResponderExcluir
  5. MOTO PISTA PREFEITO HERCÍLIO DEEKE - Pista para evoluções dos aficionados do motociclismo pertencente ao “Moto Clube de Blumenau”. Situava-se nas baixadas das terras no rua Itajaí, terras que no início da colonização pertenceram ao Sr. Peter Lukas. ( Peter Lukas pioneiro e predecessor na região colonial alemã do médio rio Itajaí Açu em 1846. Lukas que era cunhado de Peter Wagner, faleceu em 21 de maio de 1900 com 91 anos de idade, era um dos pioneiros da colonização anterior a vinda do Dr. Blumenau, portanto, na data de seu falecimento era o mais antigo morador da região) e que na oportunidade pertenciam ao sr. Sebastiao Voss. Era Presidente do Moto- Clube de Blumenau o Sr. Fritz Reimer. Do antigo “Moto Clube de Blumenau”, Niels Deeke possui um lindo “Brasão em Madeira”, troféu arrebatado, em competição, no ano de 1953. A Pista foi inaugurada em 07/9/1953 . Em 09/5/1954 (Domingo) houve grande exibição de acrobacias naquela Pista de Motocicletas. A Inauguração da Moto-Pista Prefeito Hercílio Deeke deu-se em 5 e 6 de setembro de 1953 e a Rádio Clube de Blumenau em 31/8/1953- Às 20,30 horas – na Hora Recreativa Alemã, irradiava : 7.1. : Progresso de Blumenau / Prefeito Hercílio Deeke . 72. Inauguração da Moto-Pista “Prefeito Hercílio Deeke” 7.3 Entrevista com o presidente “Reimer” do Moto Clube de Blumenau. Doc..: “Armas do República- Estado de Santa Ctarina” – Gabinete do Governador- Fpolis, 27/8/1953. Ilmo. Sr. Hercílio Deeke- DD. Prefeito Municipal – Blumenau SC. Senhor Prefeito: Tenho a satisfação de acusar o recebimento do convite para assistir às solenidades de inauguração da “Moto pista do Motoclube de Blumenau” que se realizarão a 5 e 6 de setembro vindouro. Com os agradecimentos, envio-lhe cordiais saudações – Irineu Bornhausen- Governador.”

    ResponderExcluir
  6. Sempre me fazendo recordar,prezado irmão,com esta sua lembrança,recordei-me de minha MONDIAL 50cc de 1960.
    Grandes momentos aqueles.
    Grato por brindar-me com sua amizade.
    Antonio Aires-Santos SP

    ResponderExcluir
  7. Adalberto

    tudo bem ?
    Com relação a esta matéria publicada no teu blog, faço referência ao comentário do Sr. Walfrido Bachmann.
    Ele comenta a respeito da moto do Sr. Dieter Altenburg.
    Acho que na época eu tinha entre 5 e 10 anos de idade, o Sr. Dieter morou por bom tempo em cima da Lanchonete “O Veleiro” ali próximo da casa dos meus pais.
    Aquelas disputas em alta velocidade com 2 motos, o barulho, para aquela época na minha mente de criança, era algo empolgante.

    Abraço e bom dia
    Osmar Hinkeldey

    ResponderExcluir
  8. VALEU BETO
    ESTE ASSUNTO É MEU PREFERIDO
    GOSTO MUITO DE MOTOCICLISMO
    ABRAÇÃO
    MAESTRINHO

    ResponderExcluir
  9. Prezado/as, grande Zé Pfau, muito bem lembrado o assunto do Moto Club... Quem nunca teve no sangue, pelo menos num periodo da juventude, o espírito dos "hells angels", nunca viveu a vida em toda sua plenitude. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é uma encicloédia de Blumenau ,meus parabéns sr.Adalberto,sempre passo aqui para ver as incréis histórias da minha cidade natal.

    Um grande abraço e um ótimo final de ano pra você.

    ResponderExcluir
  11. Sr. Adalberto, tudo bem?

    Me chamo Luiz Felipe e faço parte da atual diretoria do Moto Clube de Blumenau e em nome desta primeiramente gostaria de agradecer e parabenizar pela matéria disponibilizada pelo Sr. em seu site em 21/09/2012, Moto Clube de Blumenau.
    http://adalbertoday.blogspot.com.br/2012/09/moto-clube-de-blumenau.html
    O trabalho que encontramos ali, não só sobre o MCB, como também sobre o resgate de toda história cultural de Blumenau e região é louvável.
    Novamente, parabéns e obrigado.

    Por meio deste, gostaríamos solicitar a sua autorização para reproduzir em um banner, partes da matéria e imagens disponibilizadas pelo Sr.
    Claro que citando a fonte e os créditos.

    Fico no aguardo.

    Abraço.

    Luiz Felipe,
    Autorizo a divulgação de texto e de fotos e me coloco a Disposição.
    Adalberto Day

    ResponderExcluir
  12. Sérgio Roberto Olinger
    Muita poeira, lama e ronco dos motores.
    Nossa farra era ver os pilotos se perdendo no meio das roças de cana e arrebentando as cercas de arame farpado.
    Fins de semana de muita festa e alegria no querido bairro Vorstadt.
    Bons tempos...

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...