“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 19 de março de 2012

- PRC4 Rádio Clube de Blumenau

Fundada em 19 de março de 1932 a Rádio Clube de Blumenau, a nossa “PRC4,  muitas histórias e bons serviços prestados à comunidade”.
Parabéns a todos e a família Vieira que souberam preservar este importante patrimônio da cidade. A primeira Rádio Fundada em Santa Catarina e quarta do Brasil.
O Primeiro apresentador de TV em SC - Carlos Braga Mueller
Observação Importante
A Rádio Clube pertenceu ao sistema Coligadas de rádios, (Wilson Melro e Flávio Rosa) e depois criaram a TV Coligadas e Jornal de Santa Catarina - certamente a maior rede de comunicação já existente no Estado . Um importante conjunto de comunicação, Rádio, TV, Jornal.

História:
A história da Radiodifusão em Santa Catarina, começou em Blumenau.
A Radio Clube de Blumenau, foi fundada em 19 de março de 1932, onde iniciou seus preparativos.
-Em 1933 adquiri um transmissor Collins de 150 Wats.
-Em 1934 começa um período experimental.
-Em 1935 em 18 de março entra no ar com um transmissor Philips com 500 wats de potência.
Foi feito um plebiscito e o primeiro nome da Rádio Clube, foi Rádio Cultura de Blumenau, por poucos meses. Como a data oficial de concessão foi somente em 1936, a Rádio Clube de Blumenau é a primeira de Santa Catarina e quarta do Brasil.
O fundador da Rádio foi o Radio Amador Sr. João Medeiros Jr. (Nascido em 1893 em Florianópolis) que também era diretor da Empresa Industrial Garcia . foi também o pioneirista no Rádio Amadorismo de Santa Catarina. Em 1929, com um alto-falante instalado na Empresa Industrial Garcia, onde foi diretor até 1940, muito querido entre os empregados, tocava música durante algumas horas do dia. Com isso houve um aprimoramento nos equipamentos, tornando-os mais potente.
A programação era de anúncios e músicas, o programa mais conhecido era “Peça sua Música”. O horário por quase 50 anos, era das 7:00 horas até 23:00 horas, as vezes os equipamentos esquentavam muito, onde havia algumas interrupções. E foi na Empresa Industrial Garcia que foi feito a primeira transmissão, Medeiros também foi o primeiro a transmitir um jogo de futebol, em Santa Catarina, no estádio do Amazonas E.C.Mas oficialmente o primeiro narrador esportivo foi Manoel Pereira da Silva Jr.(falecido em 22/julho/1981), como também oficialmente o primeiro “speaker” foi José Ferreira da Silva. Também existia uma locutora, que prestava serviço á Medeiros, de nome Atalá Branco.

As primeiras Rádios oficialmente em Blumenau:
-1936 - Rádio Clube de Blumenau (Com o nome de PR C 4)
-1957 – Rádio Difusora
-1958 – Rádio Nereu Ramos (Com o nome inicial de Rádio Tabajara) depois da morte de Nereu Ramos muda o nome.
-1962 – Rádio Alvorada
-1967 – Rádio Blumenau.
Acesse sobre Rádio em Blumenau : http://adalbertoday.blogspot.com.br/2008/09/rdio-nereu-ramos-de-blumenau-50-anos-no.html

http://adalbertoday.blogspot.com.br/2009/06/o-primeiro-narrador-esportivo-de-santa.html

http://adalbertoday.blogspot.com.br/2009/09/o-dia-do-radio.html

Arquivo : Adalberto Day /Colaboração José Geraldo Reis Pfau.

17 comentários:

  1. Parabens Adalberto,muito boa esta historia da radio,recomendei aos meus Amigos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adalberto

    Parabéns pela matéria. Blumenau sempre pioneira em SC.
    Hoje de manhã vindo de carro para o trabalho, o rádio ligado, escutando as notícias do dia, foi comunicado este evento na Rádio Menina FM.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Prezado Adalberto,
    Preservar e divulgar os fatos que fizeram a história da cidade é mais uma demonstração do porque os Catarinenses e Blumenauenses, em especial, estão um passo à frente dos demais conterrâneos brasilianos.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Muito bem lembrado, Adalberto. Apesar de atualmente ouvir menos rádio, devo confessar que minha infância e adolescência foram marcados pelo fascínio pelo rádio. Tínhamos um Philips valvulado e, para que nossos pais pensassem que estávamos dormindo, ouvíamos o rádio até tarde debaixo das cobertas. Inesquecível! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS POR MAIS ESTE ARTIGO.
    COM ELE VIVEMOS E REVIVEMOS FATOS QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA.
    DIRETAMENTE DE GENEBRA RECEBA O ABRAÇO DOS GASPARENSES ARLETE BRIDON

    ResponderExcluir
  6. Amigo Adalberto como vai tudo bem otimo, olha esta historia da radio é maravilhosa, se nos tivesemos todos os porens nos poderiamos escrever um otimo livro, vamos pedir que se peça atraves dos programas de radios que o ouvinte conte a passagem de sweu conhecimento para colhermos dados pitorescos e curiosos, por exemplo eu conheço uma passagem do nosso grande comentarista esportivo tesoura jr que era olimpico duente ao comentar um gol do time adversario disso em um ataque do olimpico bola com um bola com outro passa para mauro devolveu ao nilson gruel chutou, puta merda bateu na trave, falando isto no ar foi maravilhoso, eu tambem conheço outraS, DO MARIO DAY POR EXEMPLO, MAS TUDO BEM PARABENS PELA TUA LEMBRANÇÃS DO ZE PFAU E PARABENS PELA PASSAGEM DOS 80 ANOS DA NOSSA GRANDE RADIO DA FAMILIA DO INESQUESSIVEL SENADOR DEPUTADO PREFEITO E VEREADOR PRESIDENTE E JOGADOR DO PALMEIRAS QUERIAS MAIS? VAMOS PARA OUTRA. ABRAÇOS vALDIR sALVADOR

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Todos os domingos ouço o programa do Nelson Carlos pela Rádio Clube. Ótimo post sobre a rádio.
    E hoje dia 20/mar, dia do blogueiro, queria dar os parabéns pelo blog.

    Abraço, @andre_sjorge

    ResponderExcluir
  8. Olá Seu Adalberto,

    Bom reler o que o senhor escreve, e vê-lo com saúde, que Deus o abençoe,
    Grande abraço,

    Rubens Schramm Filho
    rubensschramm@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Quarta, 13 Junho 2012 15:57 postado por Carlos Roberto Pereira
    Pena este prédio da PRC4, que é tombado pelo município, esta com o seu andar térreo descaracterizado por pedras pretas, e o Primeiro e Segundo andares se transformaram em depósito de mercadoria.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Adalberto,

    Divulgar e preservar os acontecimentos que fizeram a história da cidade de Blumenau é mais uma demonstração do porque os Catarinenses e Blumenauenses estão sempre a frente.

    Da mesma forma que na Na Fix - Serviços e Reparos, valorizamos nossos clientes e prezamos pela sua satisfação completa, tendo esta como a nossa principal prioridade. Acreditamos que o tempo dos nossos clientes é valioso e, portanto, nos comprometemos a oferecer um serviço rápido e confiável para Blumenau, que começa o trabalho bem feito.

    Abraços,

    Acesse nossos canais de contato:

    http://fixblu.com.br
    https://www.facebook.com/fixbnu
    https://www.google.com/+FixbluBr

    ResponderExcluir
  11. Henrique Santos
    Momentos célebres de Blumenau, parabéns Beto pelas lembranças sempre muito bem divulgadas por você e sua esposa

    ResponderExcluir
  12. Catarina Tecla Mistura
    Que linda História amigo!
    Parabéns pelos 90 anos da Rádio Clube de Blumenau e lendo o histórico todo, quantas coisas que eu nem sabia, outras não lembrava mais e o mais bonito das lembranças da minha época, como a gente se divertiu com alguns programa e notícias não tão boas mas sempre dadas com muito respeito. Obrigada a você Adalberto pelo lindo relato e eu escuto até hoje essa Rádio.
    Parabéns e que Deus os abençoe a toda família Clube!

    ResponderExcluir
  13. Paulo Silvano da Silva
    Saudades deste tempo! Todos os sábados à tarde, eu participava do Clube da criança do rádio. Me apresentava tocando acordeom no programa do Sr. José Gonçalves! Final da Década de 50!

    ResponderExcluir
  14. Sergio Cunha
    Na Rádio Clube tinha o programa do radialista Nelson Rosembrock, o Pick Up na frigideira, muito ouvido pelas donas de casa. O Nelson fazia marketing para a empresa de lacticínios Frigor e dizia: "Quem toma leite Frigor, toma alegria, saúde e vigor". Saudosas lembranças, Adalberto!

    ResponderExcluir
  15. Lauro Augusto Fiedler
    Tenho muitas lembranças da prc4.principalmente quando tínhamos as enchentes. A informação era muito importante.

    ResponderExcluir
  16. Carmen Lucia Voigt
    Legal ,eu ia lá, qdo criança, conhecia o pessoal da rádio clube, era muito bom,f ico feliz. em saber disso, obrigada por me falar, boa tarde

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...