“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

- Dia do publicitário

Apresentamos hoje no dia do publicitário (1º de fevereiro) um texto enviado por José Geraldo Reis Pfau – relatando sua participação e seus amigos no curso de Publicidade da FURB , que completou 20 anos em 2011.

O primeiro curso universitário de propaganda de Santa Catarina teve início dentro da agência Scriba de Blumenau no início de 1990. 
Por José Geraldo Reis Pfau
Deve ter sido no inicio do ano de 1990, talvez no dia do publicitário, quando a equipe criação da SCRIBA Comunicação elaborou um anuncio no Santa que solicitava o curso de Propaganda e Publicidade para nossos vizinhos a FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) implantar. Havia um clima de lançamento de novos cursos e a criação foi feita em cima de texto com pichação de muro, no anuncio publicado no nosso principal jornal. O recado deve ter atingido em cheio os professores da área de ciências sociais. Dia 31 de julho a comissão de estudos que presidimos composta dos professores Antonio Moacir Pereira, Sr. Aniceto Mund, Prof. Bráulio Maria Schloegel, Sr. Carlos Alberto Ross, Sr. Carlos Tonet, Sr. Júlio Cesar Vieira e Prof. José Endoença Martins encaminharam ao Magnífico Reitor Professor José Tafner da Fundação Universidade Regional de Blumenau o estudo de viabilização de implantação do Curso de Comunicação Social.
Formandos dia 23 de Setembro de 1995, formava-se pela FURB a primeira turma do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.
http://noirstudio.com.br/blognoir/wp-content/uploads/2011/08/primeira-turma.jpg
*******************
Obs; "consta essa foto, nos arquivos, como sendo da primeira turma, mas obtivemos informações de que, na verdade, é da segunda!"
Colaboração: Kiko Koch, que é o terceiro da esquerda para a direita, ali na foto e Bethania Guenther
Spry Video Studio
*******************
A primeira turma seria essa
Acervo Fabrícia Durieux Zucco
Este estudo desenvolvido estava fundamentado em diversos aspectos importantes. A SCRIBA fez, para contribuir com os estudos, uma pesquisa de mercado com clientes anunciantes e profissionais das áreas afins no mercado. Nos baseamos num aspecto de pioneirismo dos blumenauenses na área como rádios, TV, Jornais e também de serviços e produtos publicitários. Mostramos o mercado de trabalho que em Blumenau permanecia desequilibrado com a grande maioria de oportunidades com atividades nos clientes, todos anunciantes e em crescimento, umas poucas agencias de propaganda e os veículos de comunicação. Mostramos das condições físicas, técnicas e as experiências do mercado áudio visual. Listamos sugestões para o corpo docente, concluindo com uma estrutura e conclusões.
Com nossa proposta aprovada na FURB, encaminhamos em setembro de 1990 o projeto de autorização em comunicação social habilitação em publicidade e propaganda. O presidente daquela comissão foi Prof. Diderot Carli, composta do Prof. Bernard Hugo, Prof. Orlando Ferreira de Melo, Sr. José Geraldo Reis Pfau e Sra. Viviane Moreira. Novamente foi a SCRIBA que auxiliou na pesquisa das ementas dos cursos existentes no Brasil para informação e criação da nossa proposta. Eram duas as matérias e assuntos que adicionamos as demais comuns neste tipo de curso, uma de uma matéria que tratasse da comunicação regional, que apenas uma escola de ensino superior em Minas Gerais havia incluído e a segunda a matéria que trataria de computação gráfica ainda inexistente e em implantação na área de propaganda nacional. Esse projeto que tivemos o orgulho de participar teve aprovação no Ministério de Educação e promoveu e promoverá para sempre mudanças no nosso mercado publicitário.

Como curiosidade o curso de Comunicação Social permitia você escolher o encaminhamento da proposta para Publicidade e Propaganda, ou Jornalismo, ou cinema ou.... (?) naquela época. Pela pesquisa o jornalismo aparecia junto com o publicidade e propaganda. Nossa sugestão foi também jornalismo, mas numa situação de boa vizinhança ficou o jornalismo para Itajaí.
Acesse:
Texto José Geraldo Reis Pfau/publicitário em Blumenau

7 comentários:

  1. Olá Adalberto,

    Parabéns pelo texto.
    Sou da segunda turma formada.
    Tenho uma pequena correção a foto é da segunda turma.

    Grande abraço,
    Kiko

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo texto, meu caro Pfau, a quem não via há mais de duas décadas. E ao Adalberto Day parabenizo-o por nos fazer rememorar tão importante acontecimento.
    Braz dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Acredito que este curso meio que era um caminho natural - em algum momento ele tinha que pipocar... Blumenau fazia pressão desde sempre como berço não só da TV Coligadas, mas com uma vocação tradicional desde sempre para este mercado da publicidade, também por ser um destaque entre as cidades da região, também pela demanda das empresas concentradas por aqui... enfim...

    Na minha vida, pessoalmente falando... O ser publicitária e o curso de Comunicação Social da Furb , praticamente foi divisor de águas. Ah, foi um divisor de águas! Foi minha formação, foi a escolha da profissão que eu sigo, foi o encontro com o meu marido, pai dos meus dois filhos, há 11 anos.

    Rodrigo, formado na terceira turma (logo após essa da foto) e eu da sétima...

    Muito bacana este resgate! Parabéns pelo seu trabalho incansável em prol da perpetuação nossa história!

    PS.: A informação da foto na verdade foi do Kiko Koch, que é o terceiro da esquerda para a direita, ali na foto... eu só transmiti o recado! :D

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo Sr. Adalberto pelo texto. Um abraço ao Sr. José Pfau, que foi meu chefe na Scriba Propaganda. Gostaria de mandar um abraço a ele e aproveitar a oportunidade e dizer que admiro muito sua postura enquanto publicitário.

    ResponderExcluir
  5. É o tempo passa...
    Mas é assim que se faz historia,coisa não muito curtida pelos brasileiros,mas é preciso.
    Parabens ao meu Amigo Pfau!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Zé Pfau, por compartilhar este aspecto da vida acadêmica de nossa cidade. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...