“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

- Ingo Penz

Em histórias de nosso cotidiano, apresentamos hoje nosso amigo Ingo Penz. Já conhecido não só como fotógrafo jornalista, mas pela sua irreverência, principalmente nos desfiles da nossa Oktoberfest. Era amigo e participava em desfiles com nosso inesquecível Horácio Braun.
O Fotógrafo

No dia 27/julho de 2011, tivemos a honra de receber em nossa residência o fotógrafo e jornalista Ingo Penz.
Na visita, Ingo nos presenteou com o livro Presença da Imigração Alemã em Santa Catarina , lançado no dia 28 de junho/2011, em Pomerode, SC, "a cidade mais alemã do Brasil".
O livro é “um registro fotográfico do contexto humano regional, em especial, das manifestações culturais germânicas ao longo de quatro décadas
Também recebemos de Ingo Penz, um belíssimo DVD de músicas - Choppmotorrad Freundemusikanten, com 14 belas composições.
Nascido em Jaraguá do Sul SC, conheceu sua primeira máquina fotográfica em 1967 - uma Rolleiflex - 6x6; em Pomerode, através de seu tio Germano Grützmacher, também fotógrafo.
Nos anos 70 foi Chefe do Departamento fotográfico do Jornal de Santa Catarina. Foi cinegrafista da antiga TV Coligadas (Hoje RBS TV. Blumenau-SC),com imagens vinculadas na Rede Globo e BBC de Londres!Teve imagens publicadas nos jornais O Estado de São Paulo, Zero Hora,além das revistas Ícaro, Latinidad (ConeSul) OKM, Mannesmsnn Ilustriert (Alemanha), Revista Geográfica Universal, Guia Turístico de Santa Catarina, entre outros.
Em 1975 foi convidado pela RN -Studio a executar 480 imagens para o "Audiovisual Poema Lírico Fotográfico de Blumenau" com textos poemas, de Lindolf Bell.
Trabalhou como Free-Lance nos Diários Associados em 1979.
Em 1996 fez sua primeira exposição internacional, no Uruguai, "Flagrantes da Vida Campeira". No ano seguinte também no Uruguai , realizou sua segunda exposição " Saga dos Tropeiros". Tem uma exposição fotográfica permanente no museu Willy Zumblick, em Tubarão SC -, com acervo produzido durante a enchente de 1974. Nesta trajetória de mais de três décadas, Ingo Penz dedicou-se com grande interesse pela Germanidade , sob vários aspectos humano, cultural,arquitetônico, com destaques para as festas típicas.
 Na OKTOBERFEST de Blumenau SC-, criou a Bierfahrrad e a Choomotorrad, os primeiros veículos de irreverência nos desfiles das festas.
Ingo Penz Oktober/2011. Foto Jaime Batista da Silva
Em 2008, os costumes dos Imigrantes Pomeranos que vivem em Santa Catarina e no Espírito Santo foram o tema da terceira Exposição Internacional de Penz "Os Land os Lüür" - Nossa Terra Nossa Gente; apresentada em Córdoba , na Argentina.
fotógrafo Ingo Penz com sua Jawa e side car é um dos destaques da Oktoberfest em Blumenau. Choppmotorrad, moto equipada com um barril de 30 litros que distribui chope pelas ruas.
Imagem : http://newagecom.com.br/blog/2010/08/18/641/
Em 2010, realizou sua quarta Exposição Internacional em Villa General Belgrano n Argentina com o título, "Presencia de Los Gauchos em SC - Brasil.
História da Choppmotorrad:
A CHOPPMOTORRAD, veículo da marca JAWA, ano 1951importado da República Tcheca,  é o segundo veículo de irreverência dos desfiles da OKTOBERFEST de Blumenau, sucedendo a Bierfahrrad, criação do fotógrafo e produtor cultural Ingo Penz e do saudoso Horácio Braun (falecido em 24/03/2007).
O veículo foi inspirado na motocicleta presente no filme "Fugindo do Inferno" de 1963. No ano de 1986 foi adaptado um side-car, onde se acomodam o barril de chopp de 30 litros;chopeira/serpentina/C° e o co-piloto. Já percorreu o Brasil divulgando a maior festa alemã das Américas, e em 2010, apresentou-se na Argentina na 47ª Oktoberfest em Villa General Belgramo. _____
Ingo Penz se dedica exclusivamente à fotografia, à música, e projetos culturais. Vem historicamente se dedicando ao registro fotográfico do instantâneo contexto humano regional, o que resultou em 18 exposições e 6 livros publicados.
_______________

Câmara de Blumenau entrega moções a personalidades e entidades
A tarde desta quarta-feira (19) Outubro/2011 foi marcada pela entrega de moções a instituições e personalidades blumenauenses pela Câmara de Vereadores. Ao todo, dez homenagens foram feitas por sete parlamentares.
Um dos Homenageados :
•Ingo Penz e Choppmotorrad
A valorização da cultura e das tradições alemãs de Blumenau motivou o vereador Fabio Fiedler a homenagear o fotógrafo Ingo Penz, um dos idealizadores da Choppmotorrad – a conhecida motocicleta que distribui chope nos desfiles da Oktoberfest. Ele mostrou uma foto estampada publicada pelo Jornal de Santa Catarina na década de 1990, mostrando Ingo ao lado do inseparável amigo Horácio Braun (já falecido). Ingo lembrou que nos últimos 25 anos tem levado alegria não só a Oktoberfest, mas a inúmeros estados brasileiros e até outros países, sempre divulgando o nome de Blumenau e de Santa Catarina. “Com muito orgulho sou parte deste universo mágico”, disse.
http://www.camarablu.sc.gov.br/imprensa/?p=8002
Texto livro Presença da Imigração Alemã em Santa Catarina/Ingo Penz - arquivo Ingo Penz/Adalberto Day.

8 comentários:

  1. O Ingo é uma figura folclórica em Blumenau. O Horário e ele viraram personagens, e é muito bom ter figuras marcantes assim.
    Foi muito bom conhecer sua trajetória pessoal através do blog.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. A moção entregue ao Amigo/fotógrafo neste dia 19 nada mais é que o reconhecimento desta figura ímpar que é Ingo Penz pelo tanto feito por Blumenau,divulgando-a sempre,ou pela alegria nos dias das Oktobers ou pela arte da fotografia,com maestria.
    Nada mais justo.Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Tínhamos
    Amigo, deixa eu te contar quando cheguei em Blumenau em 70 trabalhei no depto de cine e foto do Jornal de SC.
    La se revelavam as fotos e filmes feitas pelo Barbeta, Zezinho, Carlos Leão e me tornei amigos de todos, inclusive do Ingo Penz.
    Nosso chefe geral era o hoje técnico de futebol e ex-jogador Natanael Ferreira.
    Ah! tinha também o Roberto Picolé, quanta saudade desse tempo e da cantina da Dª Teresa que funcionava dentro do jornal.
    Então lendo hoje sobre o que escreve sobre o Ingo, passa um filme na minha cabeça e me leva aos anos 70, quando fiz parte do início do Santa.
    Abraços Adalberto, só você para nos remeter a anos inesquecíveis.
    Saúde e vida pra você.
    Hamilton Antonio

    ResponderExcluir
  4. Prezado Beto,

    Quem vê hoje o adulto Ingo Penz, com barriga farta e sorriso largo nos lábios, dirigindo a sua folclórica "motocicleta do chope", talvez não tenha conhecido, como eu, aquele guri magro que recém havia chegado a Blumenau para atuar nos meios de comunicação, jornal e TV, lá se vão 40 anos !
    E foi nessa época, início dos anos 70, que conheci o Ingo e aquela turma toda, rapazes e moças, que faziam o Jornal de SC e a TV Coligadas, onde eu atuava, e onde aprendiamos de uma maneira peculiar, vivenciando o pioneirismo de atuar em uma televisão ou de editar um jornal em off-set, farto em ilustrações fotográficas.
    Éramos todos subordinados ao "big boss" Nestor Fedrizzi, que de "boss" não tinha nada,. Era, isto sim, um amigo e professor.
    Como o Hamilton Antônio colocou no seu depoimento, lá estavam ele. o Ferreira, o Leão, o Picolé, que não só se encarregavam das fotos para o jornal, mas também dos filmetes em 16 mm que iam para o noticiário da TV. E foi com esta turma, verdadeira "faculdade do foto/cine/texto/jornalismo" que o Ingo Penz começou sua carreira de fotógrafo e cinegrafista, hoje perenizada por reportagens, documentários, livros, exposições e reconhecimento público.
    Depois, o Ingo apaixonou-se pela riqueza das tradições germânicas e uniu sua arte fotográfica à divulgação do nosso folclore, particularmente da Oktoberfest.
    Missão que continua desempenhando com muita competência.
    Parabéns Ingo, pela homenagem que lhe foi prestada pela Câmara de Vereadores de Blumenau, e pelo lançamento do livro. E ao Adalberto, os cumprimentos pela reportagem que acabo de ler no seu blog.
    Carlos Braga Mueller
    Jornalista e escritor

    ResponderExcluir
  5. Ô, Ingo, que bom te ver aí... e que triste te ver sem o Horácio.
    Vocês marcaram um tempo da minha vida.
    Urda Alice Klueger

    ResponderExcluir
  6. Beto.
    Você foi muito feliz nessa exposição dessa destacada figura de nossa sociedade, o Ingo Penz. Suas qualidades pessoais foram bem evidenciadas. São elementos que deixam marcas profundas por onde passam, pois, são qualidades natas que possuem para granjear prontamente amizades inesquecíveis. E essa qualidade para destaca-las você possuí em larga escala e sabe muito bem como evidencia-las. Vi o Ingo desfilando e nota-se nele uma personalidade impar Irradiando alegria por todos os poros. Parabéns Beto, por mais esse trabalho.
    E.A.Santos

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por compartilhar essas informações. Ingo é uma das figuras que eu logo penso quando se fala em cultura germânica. Seu empenho e tradição com a Choppmotorrad são fascinantes e faz parte do folclore Blumenauense.
    Fiz uma pequena homenagem no meu blog também, com uma imagem que tenho guardada deste 2007 de Ingo, em uma das raras vezes que eu não o vi alegre.
    O link para o blog é http://blog-do-charles.blogspot.com/2011/10/ingo-penz.html .
    Abraços !

    ResponderExcluir
  8. Querido professor Ingo Penz,e Horácio Braun Pessoas folclóricas que ajudaram e muito a por a Oktoberfest no destino de um Brasil enorme essa bela e grande festa. Ingo Penz não tenho assim muito conhecimento e amizade só pelas passadas com sua Choppmotorrad junto do saudoso Horácio Braun,e também nos dias de hoje. O Horácio Braun eu tinha uma certa amizade pois eu acampava muito no Gravata e lá Horácio Braun abriu um bar com o nome de MINIMIS um sarro tirado por ele a um bar que o mesmo conheceu na França q tinha o nome de MAXIMUS, e olha que lá naquela época éramos os tomadores de cerveja da região. Horácio era tipo o CAPITÃO RODRIGO A SERIE O TEMPO E VENTO VENDIA UMA E TOMAVA DUAS rs. Isso ou esse Bar ele teve por lá nos anos 80 ,e foi muito bom, e só digo uma coisa lucro nenhum kkkk. Ingo Penz Talvez lembre ou ate tenha estado por lá na época. Abraço meu querido amigo!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...