“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 14 de agosto de 2011

- Grêmio Esportivo Olímpico

Hoje 14/agosto/2019 queremos saudar os torcedores da Sociedade Desportiva Blumenauense, atual Grêmio Esportivo Olímpico, clube que existe até hoje, mas que desativou o futebol profissional.
Ainda em plena atuação”, apesar da tragédia de Nov/2008 ter praticamente destruído seu magnífico estádio.
 Grêmio Esportivo Olímpico, fundado em 14 de agosto de 1919, duas vezes campeão estadual. Foto do time em 1967. Em pé: Robertão, Orlando, Mauro Longo, Ezio, Jurandir e Di. Agachados: Calita, Baia, Leal, Joca, Ronald e o massagista Leiga. (Imagem: Arquivo de Roberto Pereira Nascimento e Adalberto Day)
Publicado no Jornal de Santa Catarina dias 13/14/08/2011 | N° 12335
ALMANAQUE DO VALE | Jackson Fachini
 A imagem de 1962, e dos momentos atuais, mostra o Estádio da Baixada de propriedade do Grêmio Esportivo Olímpico em Blumenau.
Inaugurado em 09/10/abril/1939 - torneio em que participaram diversas equipes: Brasil (Palmeiras), Blumenauense (Olímpico), Altonense, Bom Retiro e Amazonas. O torneio foi vencido pelo Amazonas do Bairro Garcia.
Olímpico 1964
Fundado em 14 de agosto de  1919, o clube é uma das referências de incentivo ao esporte e à  cultura em toda a história de Blumenau. Além do intercâmbio entre os frequentadores, o Olímpico teve papel de destaque no futebol, chegando a conquistar o título do campeonato catarinense, em 1964.
O grupo que foi campeão estadual aparece na imagem acima, gentilmente enviada por Roberto Pereira Nascimento e Adalberto Day.  Em pé da (E) para (D):  Massagista Capela,  Robertão, Nilson,  Mauro, Orlando, Barreira e Jurandir; Agachados: Lila, Rodrigues, Paraná, Joca e Paraguaio. Também compunham o time  Ronald, Quatorze e Romeu. Gandulas: Britinho, Fernando Pfau e Nelsinho Pereira.
Arquivo de Roberto Pereira Nascimento e Adalberto Day
Publicado no Jornal Folha de Blumenau dias 13/14/Agosto/2011 - Almanaque do Esporte - Jean Laurindo
jean@folhadeblumenau.com.br
Leia toda história do Olímpico acessando: 
Arquivo de Adalberto Day

8 comentários:

  1. Fico muito feliz em ver duas fotos com o saudoso Joca. Joca veio do Coritiba para o G.E. Olímpico, aqui ele conheceu uma prima de minha mãe, casou-se com ela e ficou por aqui por alguns anos.

    Infelizmente ele deixou nosso mundo alguns anos atrás, mas fica a saudade. De acordo com meu pai, ele sabia bater faltas muito bem, no estilo "folha seca".

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Beto. Eu enfrentei algum destes jogadores que fizeram história no Olimpico e tinha uma enorme admiração por eles. Se você puder, informe onde anda a maioria deles.
    O goleiro Barreira, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vos fala é o Barreira, felizmente ainda estou vivo.Estou com 80 anos de vida e resido em São José dos Campos - interior de São Paulo.Tenho

      Excluir
  3. Oi Beto. Boa noite. Gostei muito desta do Saudoso Olímpico. Conheci vários integrantes do clube principalmente os que mais se destacavam na atuação do time. Lembro-me do Dr. Walmor Belz - que foi meu medico angiologista e me operou de um aneurisma -
    Como atleta do Olímpico era terrível. Era um verdadeiro campeão em faltas. Não tinha pena das canelas dos adversários. Obrigado Beto por mais essa interessante pagina da historia de nossa querida cidade. E parabéns por esse seu zelo em manter esse importantíssimo arquivo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Adalberto,

    Respondendo ao grande Chiquinho o verdadeiro sucessor de Mosiman no futebol de Brusque: Lourival Barreira reside em São José dos Campos, São Paulo onde é advogado. Orlando mora em Osasco onde nasceu. Na última vez que cruzei com ele estava acompanhado do grande Jair da Costa (Inter de Milão). Paraná, Jóca, Rodrigues, Quatorze e Paraguaio além do treinador Aduci Vidal moram no céu. Nilson Greul, Robertão e Mauro Longo residem em Blumenau. Jurandir Marques pelo que sei estava em Indaial e Lila em Florianópolis.
    Forte abraço,
    Edemar Annuseck
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  5. Completando,

    Ronald Olegario Dias, reside em Curitiba; Romeu Fischer já é falecido. Ézio Fernandes mora em Arapoti no Paraná; O goleiro Marcos morava em Pomerode. Gonçalves, Eudes e Bira desconheço o destino. Max Preisig o Maquí deve residir em Blumenau. O massagista Frederico Capela já é falecido.

    Parabéns ao GE Olimpico pelos seus 92 anos de existência.

    Edemar Annuseck
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Edemar pelos comentários.
    Você realmente é o cara que completa as lacunas no futebol catarinense.
    Se você ainda nã sabe estou escrevendo com o professor Ricardo Engel o livro sobre o Paysandú. Vamos precisar muito da tua memória e arquivo. Gostarias de ajudar?
    Abração

    ResponderExcluir
  7. Grande Chiquinho,

    Com prazer seu puder ajudar, estou as ordens.

    Abração

    Edemar Annuseck
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...