“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

- Canecos famosos

As fotos enviadas pelo amigo Arno Evandro Gielow, mostram alguns exemplares de sua coleção maravilhosa de canecos.




Sub-Tenentes e Sarjentos - Centenário e Sub-Tenentes 1973
S.E. Centenário e Sub-Tenentes e Sarjentos 1974
Caixa de madeira da Rhodia -  era um estojo para 4 tubos de lança perfume, quando ainda era permitido no Brasil.
 Arquivo de: Arno Evandro Gielow e Adalberto Day

6 comentários:

  1. Também possuo uma coleção de canecos bem interessantes,caso haja interesse posso enviar fotos.

    ResponderExcluir
  2. Prezados/as, "Diga-me com quem andas e eu te direi quem és". Expressão que nos remete a que se pode saber as qualidades de uma pessoa, pela companhia que ela mantém. E isso é assim em tudo. Pela roupa, quase sempre, se conhece o individuo. O disfarce é justamente quebrar essa tendência. A CIA resolveu mandar uma remeça do carro compacto, chamado na época de Ford Pinto, para o quartel general dos EUA em Hanói, durante a guerra do Vietnam, e esses carros foram parar nas mãos dos agentes, claro, isso foi um problema grave, começou a explodir Ford Pinto toda hora, era só sair à rua que o carro explodia, o inimigo sacara, que dentro de um Ford Pinto ia um agente da CIA. Tiveram que recolher todos os Ford Pinto do pedaço.
    Com o caneco de chopp não poderia ser diferente. Pelo caneco se conhece as particularidades do bebedor. Analises meu caneco e me dirás quem sou. Abraços. Cao

    Obs. se fosse permitido, também gostaria de enviar algumas fotos dos meus canecos.

    ResponderExcluir
  3. Legal Adalberto

    Esse hábito de fazer caneco era uma forma adotada pelos clubes e eventos para servir até de ingresso para o público. Era um processo de administração complexa, pois o caneco gera volume, fragilidade e peso. Se vendiam os canecos antecipados para as cobrir parte dos despesas naquele evento. Os canecos feitos em cerâmica, porcelana, alumínio, plástico e até em vidro e cristal tinham o objetivo de também preservar a temperatura do chope e foram complementados com acessórios como uma alça perdurada ao ombro e cintura dos foliões. Com a evolução do movimento de público e principalmente pelo crescimento da violência e a falta de segurança os canecos passaram a ser proibitivos, ter o mesmo risco de uma arma em caso de brigas. Consideramos que a CERAMARTE no norte do Estado fez e faz os mais belos exemplares. Inclusive modelos com relevos, tampa em estanho de exportação. A grande vantagem dos canecos é que perpetua o evento ou a sua marca, festa ou baile, tornando o caneco num brinde colecionáveis. Na Oktoberfest acreditamos que os mais famosos são com a estampa do Vovô Chopão emitido durante alguns anos. Um brinde indispensável notadamente na OKTOBERFEST.
    Jose Geraldo Reis Pfau

    ResponderExcluir
  4. Prezado Adalberto, corretíssima a afirmação do Zé Pfau, de que um caneco perpetua o evento para o qual foi criado. Em outras palavras, canecos são testemunhas da história que nos remetem ao passado tão logo lançamos nosso olhar sobre eles. Compartilham conosco, então, a razão da sua existência. Podem evocar lembranças, muitas vezes agradabilíssimas, de tempos idos ou simplesmente informar, aumentar nosso conhecimento. Não sou colecionador de canecos, mas tenho um exemplar belíssimo, com tampa, feito em alto-relevo e delicadamente pintado a mão. Foi produzido pela Porcelana Schmidt para o Centenário de Blumenau e adquirido durante as festividades por meu já falecido pai, Willi Lickfeld. Há cerca de 10 anos consegui um exemplar do mesmo caneco, mas em estado cru, sem tampa e sem pintura. Ainda assim, também uma bela peça a contar um pouco da história do nosso município. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. olá,
    são sempre uma boa lembrança.
    boa semana.
    Antunes Severo

    ResponderExcluir
  6. Salve, Prof Adalberto. Lindíssima coleção. Eu também tenho algumas canecas que ganhei de presente, outras compro como lembrança de lugares que visito. Mas nada que se compare a essa grande e diversificada coleção. Abraço.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...