“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

- A Historieta do Chicolino

História de nosso cotidiano: Chicolino
Por Adalberto Day
História que foi contada em livros (Bela Vida), revistas (Blumenau em Cadernos) , blog e participou de trabalho  nacional de historietas ficando entre os melhores do Brasil.  

Chicolino começa a tomar destaque após o ano de 1982. O nosso personagem inicialmente produzido e confeccionado de forma artesanal por uma moradora da Rua da Glória em Blumenau, e que renderia ajuda no orçamento aquela família, logo seria "adotado".
Em 24 de dezembro de 1982, a vida de nosso personagem Chicolino começa a tomar novos rumos .
Nesta véspera de Natal, minha mãe que havia adquirido daquela senhora vizinha da Rua da Glória, (uma querida vizinha senhora Rosa Maria Malheiros, conhecida como Rosinha Malheiros) quatro irmãos idênticos no aspecto "físico", para dar de presente aos seus netos (as), chega a nossa residência juntamente com nosso pai e solicita a nossa filha que escolhesse um entre os quatros.
O escolhido foi batizado e adotado com o nome de Chicolino, escolhido não sei se por mim, pelo meu pai (mais provável), pois eu sugeri que fosse Nicolino em homenagem a ele, mas não consegui.
Os outros três tomaram o mesmo destino de doação em uma só casa, a de minha irmã, que infelizmente hoje não existem mais.
Mas a vida de Chicolino não foi só de alegrias, houve algumas decepções, preconceitos e deboches, foram se acentuando.
No dia 16 de dezembro de 1983 quase véspera de completar um ano de adoção, Chicolino e nós passamos por momentos difíceis, quase o perdemos. Na noite deste dia eu estava prestes a me ausentar por compromissos assumidos, e tive que tomar uma atitude mais severa com nossa filha que estava inquieta e se comportando de forma inadequada para uma menina de cinco anos.
O "Castigo" teve que ser aplicado, e antes de sair, peguei o nosso personagem, o coloquei em cima de um Bandô ( acessórios de Cortinas) da abertura com acesso a nossa sala, e disse a nossa filha que só o receberia de volta se o comportamento melhorasse.
Logo após antes de retornar, na madruga do dia 17, uma grande tragédia assola nosso bairro, derrubando casas, pontes e as águas adentrando as residências de muita gente da comunidade.
Recebi a noticia dos acontecimentos, mais jamais poderia imaginar que estivesse ocorrendo também em nossa residência. No retorno, tentei ajudar alguns amigos atingidos, inclusive meus pais, quando fui indagado: "O que estás fazendo aqui ?" respondi ajudando algumas pessoas. E o mesmo informante disse: e a sua residência?. Tudo bem, nunca é atingida, retruquei. "Sinto muito em lhe informar que foi atingida e muito". Essas palavras me gelaram. Agradeci, saí em uma corrida a pé desenfreada pela Rua Progresso, distante dali 1 Km aproximadamente, e pude verificar nossa residência estava com 1,60 m tomados pelas águas barrentas do Ribeirão Garcia. Logo os vizinhos me disseram que minha esposa e filhas estavam a salvo em outra residência.
Foi desolador; perdemos quase tudo, mas o principal estava salvo, a vida, dos familiares.
Quando clareou o dia e as águas baixaram, um rastro de destruição por toda a comunidade pôde se ver. Adentrando a nossa residência com os familiares e outros para nos auxiliar na limpeza, pude constatar que pouco sobrou, mas o Chicolino estava também a salvo lá em cima no Bandô, e pôde "presenciar todos os fatos".
Graças as peraltices de nossa filha e a atitude que tomei, o Chicolino continua firme forte e trazendo curiosidades à muita gente.
No ano de 2003, Chicolino foi morar na região da Grande Florianópolis, e continua a atrair a curiosidade de quem o conhece, pois é fotografado até por turistas de outras cidades, estados e países. Na última vez que o avistei em janeiro de 2011, estava ele folgadão como sempre, com suas mãos junto aos bolsos e já com uma mistura de "Manezinho da Ilha", ao lado de uma gueixa de nome Pucca....dando continuidade a esta historieta.
Observação: a partir do dia 26 de agosto de 2018 nasce nossa Netinha princesinha Isabel Augusta que já cuida do Chicolino e Pucca, dando continuidade a essa bela história, embora com assunto da enxurrada de 17 de dezembro de 1983. Vida que segue .  essa história foi contada em livros, revistas, blog e participou de trabalho  nacional de historietas.  
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

28 comentários:

  1. Caro Adalberto,
    Ainda hoje estive passando pelo seu Blog.
    Mais uma vez parabéns pelo qualidade e conteúdo do seu trabalho. Que bom saber que existem pessoas como você, com preocupação em preservar a história de "suas gentes."
    sds

    Victor Kingma

    ResponderExcluir
  2. belo trabalho amigo.
    Boa semana.
    Antunes Severo

    ResponderExcluir
  3. DESTAS HISTÓRIAS TÃO INTERESSANTES SE FAZEM OS NOSSOS DIAS.
    A CRIATIVIDADE DE UMA SENHORA,FÊZ NASCER ESTE BONEQUINHO E A SUA CRIATIVIDADE GEROU ESTA HISTÓRIA.E TAMBÉM VOLTA A LEMBRANÇA ESTES TRISTES FATOS QUE ACONTECEM EM BLUMENAU.
    MAS QUE BOM SABER QUE O CHICOLINO SOBREVIVEU A TUDO,E CONTINUA A FAZER HIST´RIA.
    ABRAÇOS GASPARENSES

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Adalberto,

    Vou ficar de olho pra ver se encontro o Chicolino aqui por Floripa, rsss.

    Abraços,

    Paulo R. Bornhofen

    ResponderExcluir
  5. Gratificante essa lembrança simples e bonita do Chicolino. Muito bem narrado. Gostei muito.

    Cedy

    ResponderExcluir
  6. Oi Beto. Linda historia Beto. Bem antiga, ocorrida ha 29 (1982) anos. Você tem um arquivo histórico valiosíssimo. Conserve-o bem para a posteridade. Sempre haverá quem se interesse por ela. Como é interessante comparar-se as localizações com a atualidade. Como tudo muda. Hoje abri uma mensagem onde fazem a comparação de Hiroshima (não sei se estou escrevendo correto) da época em que foi atingida pela bomba atômica com a época atual - uma cidade moderníssima - com a mesma época no Brasil. Uma vergonha pra nós. Eu disse acima "como tudo muda", mas, neste último caso, cabe a expressão ,mas não os fatos. Um grande abraço e mais uma vez, parabéns pelas historias.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia

    Muito obrigada por suas palavras no nosso blog Vejo Vozes. Realmente a educação é primordial para formar uma sociedade mais justa e inclusiva. É o que estamos buscando com nosso projeto.

    Sabe que amei o Chicolino tirando foto com a nossa ponte ao fundo? hehehehe
    Belissimo o seu trabalho e nos deu umas ideias aqui hehehe

    Beijos e que possamos trocar muitas experiências.

    ResponderExcluir
  8. gustavoloos

    @adalbertoday Legal o texto, vespera de natal de 1982, dia que completei 6 anos, por pouco meu nome não foi Vespero Natalino, hehe...

    ResponderExcluir
  9. Beto,

    Parabéns por esta narrativa.
    Imagino que cada boneca jogada em um canto, que às vezes até acaba indo pro lixo, já tenha sido muito importante na vida de uma criança e exista sobre ela uma bela história para contar.
    O Chicolino, felizmente, encontrou uma excelente família que o adotou, e teve alguém, como você, que nos passou esta tocante historieta.
    Vida longa ao Chicolino, que virou "manézinho".
    Abs
    Braga

    ResponderExcluir
  10. Adalberto:
    Quanto me lembro daquele 17 de dezembro de 1983, e do que aconteceu na Emílio Tallmann e na Rua Capinzal, para onde fui para dar uma "força" para meus primos Lindner! Jamais esquecerei aquele dia. Por sorte fico sabendo, agora, que o Chicolino se salvou! Ainda bem! Quantas árvores de Natal, prontinhas, vi enterradas na lama daquele desastre que não conhecíamos...
    Urda Alice Klueger

    ResponderExcluir
  11. Alguns fatos em nossas vidas não têm uma explicação plausível, mas o certo é que não acontecem por acaso: ocorrem para deixar uma lição, uma espécie de testemunho. Chicolino é um sobrevivente e entrou para a história de Blumenau e Floripa!

    ResponderExcluir
  12. Que história bonita a do Chicolino, quer dizer, e triste também.Imagino que uma enchente é terrível.Mas com quem o Chicolino mora?
    Vângela

    ResponderExcluir
  13. Se o Chicolino está com a tua filha, está em boas mãos. Porque ela sabe o quanto ele é importante pra vocês, e agora para todos nós. Já que você compartilhou essa bela história para humanidade. Um abraço Beto... e até mais. :)

    ResponderExcluir
  14. Amigo o Chicolino me conquistou, historia linda...Guerreiro sobreviveu as enchentes.Recordar é viver..Um bonec, uma historia, um patrimônio..Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Adalberto, mais uma excelente história que merece ser divulgada e aplaudida. Chicolino daria até um bom filme, com um roteiro de cinema e grandes surpresas e fortes emoções! Grande abraço do amigo Ricardo Brandes

    ResponderExcluir
  16. Abraços mestre. A história do Chicolino é fantástica.
    Alexandre Farias.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Professor!Bela historia a do Chicolino e me permita dizer o quanto as crianças se apegam a brinquedos simples,feitos e presenteados com amor, e carinho.E uma advertência o deixou famoso. Vc sabe da existência de outros confeccionados Da época?Quanto ao preconceito, e comentários maldosos isso vem a e ainda vai longe,estamos em 2015 quase 2016 e convivemos com isso todos os dias,não só pela cor.AS perdas em catástrofes me permita discordar da máxima: (O IMPORTANTE É A VIDA,E O RESTO SE RECUPERA)Em 2008 perdi tudo o q lutei por 22 anos,e ate hoje venho lutando por uma recuperação de tudo,e + um pouco.Que maravilha q temos os Chicolinos em nossas vidas é desses personagens simples,e historias igual a dele q nós sempre temos forças pra seguir em frente.ABRAÇO MEU QUERIDO.

    ResponderExcluir
  18. Que conto agradável.
    Mais tarde o meu neto vai gostar.
    Antes que nascesse dei-lhe o livro de uma ex colega de trabalho - Cobras e Lagartos de Wânia Amarante. Anda conhecendo os personagens, passa as folhas rapidamente, quer olhar tudo.
    Também presenteei aos netos (os que virão também) com Fábulas de Esopo. Pena não ter encontrado com ilustração. Da minha filha eram cada um num livro, uma encadernação excelente, mas foram acolhidos pelas águas lamacentas de uma enchente de 86cm em nossa casa. Foi o lugar que menos água entrou.

    ResponderExcluir
  19. Interessante essa história,Beto!!!
    Ainda não conhecia!

    ResponderExcluir
  20. Meu caro Adalberto!!
    Esta história ainda não conhecia, o importante é que ainda preserva seu personagem. Todavia, sabemos que para uma boa história tem que ter um bom personagem, que linda história, parabéns.

    ResponderExcluir
  21. É, o famoso CHICOLINO, me lembro desta história, BELAS LEMBRANÇAS, lá se vão os ANOS, "SAUDADES""
    COISA DE ADALBERTO DAY, A MEMÓRIA VIVA DO, GARCIA e de BLUMENAU.

    ResponderExcluir
  22. Alomeu Amigo Beto,Desnesessario dizer bela historia,pois dai todos sabem que so saem belos contos ou passagems, mas sabes que cada um tem suas lembranças, eu por exemplo tenho de meu companheiro e amigo Si Quisé, assim éra seu nome meu Cansinho de estimação,quantas lembranças so lembro-me do dia que meu Pai ou troco por um TaTu (Animal Silvestre) com o colono vendedor ambulante que trabalhava com uma carroça de porta em porta no Bairro por duas veses ele levou o Si Quisé até o morro da Garuva e quando chegava em casa soltava o bichinho e ele retornava ao seu lar a me abraçar e me lamber com aquela alegria, mas seu atual proprietario vinha e levava-va o de volta ate que eu fui saber por seo dono que o mesmo veio a morrer de saudades amarrado na escada de seu novo lar. Abraços a todos. Valdir Salvador.

    ResponderExcluir
  23. Sonia Ruth Anton Bauler
    Que lindo. Mas o Chicolino também deve ter passado medo mesmo estando em cima do bando da cortina. Acho que hoje ele está bem, sendo cuidado por sua netinha

    ResponderExcluir
  24. Henrique Santos
    Muito legal isso, parabéns

    ResponderExcluir
  25. Catarina Tecla Mistura
    Uma linda história, mas com um acontecimento muito ruim. Mas muito legal.

    ResponderExcluir
  26. Cecilia Barbieri Rautenberg
    Amei a história do Chicolino,apesar do triste acontecimento quando tbm fomos atingindos.

    ResponderExcluir
  27. Cecilia Barbieri Rautenberg
    Blog Adalberto Day sim,bem isso,ficou ótima.
    Você show.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...