“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 18 de março de 2011

- A primeira Miss de Blumenau

Foto: Mario Barbeta
Blumenau é tradição com várias Miss Santa Catarina e Brasil.
Vera Fischer em 1969 foi a primeira blumenauense e catarinense a se tornar Miss Brasil. Depois vieram outras beldades que nos representaram, Ingrid Budag, em 1974 - Isabel Cristina Beduschi, em 1988.   - Michelly Bohnen Miss SC em 2011.

Michelly Bohnen  Miss Blumenau e SC 2011
Foto: Jaime Batista da Silva
Nosso estado já teve cinco Miss Brasil, das quais três de Blumenau.
As únicas Brasileiras que venceram o concurso MISS UNIVERSO, foram: a gaúcha IEDA VARGAS e a baiana MARTHA VASCONCELLOS, em 1963 e 1968 respectivamente.

Mas hoje quero apresentar a primeira Miss Blumenau.
FRIEDA ZIMMERMANN

Entre 96 belas senhoritas de nossa sociedade blumenauense que participaram do concurso organizado pelo jornal Brasil, Frieda Zimmermann é eleita Miss Blumenau de 1922. Essa foi a primeira vez que Blumenau faz o concurso neste gênero.

O júri foi constituído de autoridades e representantes das mais ilustres famílias blumenauenses.

Os critérios adotados na época, foram: a beleza física, simpatia e desenvoltura.Frieda a eleita, na época com 25 anos, era filha do comerciante Paulo Zimmermann e Joana Jensen.ara saber mais acesse:


Arquivo ACIB/Blumenau 90 anos de história/Adalberto Day

11 comentários:

  1. Que bacana, não sabia que nossa primeira representante da beleza era da década de 20.

    Aliás, muito bem escolhida. No rosto se revelam belos traços, que o estilo de roupa daquele período escondem. É interessante observar o quanto uma e outra se diferenciam, na forma de expôr o corpo.

    Sr. Adalberto, foi muito bom conhecer mais essa curiosidade sobre nossa Blumenau.

    Abs, Claus.

    ResponderExcluir
  2. Como o Claus, tambem fiquei impressionado em saber que em 1922 já havia concurso de miss.

    Obrigado Sr Adalberto

    ResponderExcluir
  3. Amigo,
    que safra de mulheres bonitas!
    quando a Vera foi eleita Miss Santa Catarina foi eu quem anunciou o resultado - eu fui um dos apresentadores do julgamento na Proeb.
    abraço do
    Antunes Severo

    ResponderExcluir
  4. MarcoDemarchi @adalbertoday parabens pela bela matéria sobre a primeira miss blumenau... Seu blog sempre muito interessate, com belos relatos..

    ResponderExcluir
  5. JAIMEBLUMENAU @adalbertoday Parabéns Adalberto, vc é a história de Blumenau em vida.

    ResponderExcluir
  6. Prezados/as, renomada figura internacional palestrava num evento aqui na cidade maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro, e falando sobre o Brasil, comentava o seguinte: Blumenau é mesmo lugar de comida boa, bebida farta e mulher bonita. No que eu tive de fazer uma pontuação, com o seguinte adendo: Blumenau é mesmo lugar de comida MUITO boa, bebida HONESTAMENTE farta e mulher MARAVILHOSAMENTE bonita.
    Abraços. Cao

    ResponderExcluir
  7. Beto,
    Blumenau, sempre foi um celeiro de mulheres bonitas. Não me surpreende tantos concursos de miss.
    Este sim, podemos dizer, é um belíssimo post.Um colírio para os olhos. Risos!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Adalberto

    Muito legal esta matéria sobre "A primeira Miss de Blumenau". Também desconhecia que nos idos de 1922 Blumenau já promovia este tipo de concurso. Observo ainda que de 5 Miss Brasil, Blumenau contribuiu com 3.
    Isto é um fato relevante para Blumenau e de orgulho, porque a beleza da mulher blumenauense de fato é ímpar !
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. SR ADALBERTO.

    Como sempre seu blog coloca disposição relatos interessantes sobre a história de Blumenau, cidade que sou apaixonado.

    Parabéns pelo ótimo trabalho que o senhor realiza!

    ResponderExcluir
  10. Caro Adalberto, muito bonita a Frieda Zimmermann! Tomei a liberdade de colher alguns dados sobre ela: Frieda Mathilda Johanna Zimmermann, filha de Paulo Zimmermann, negociante residente no Fidélis, e de Johanna, nascida Jensen, nasceu em 23/03/1897. De família luterana, foi batizada em 18/11/1900 na Capela de Itoupava, provavelmente o primeiro ou um dos primeiros locais de realização de cultos da Itoupava Central. Seus padrinhos foram Nikolaus Jensen, P.(Peter ou Pedro) Chr. (Christian ou Christiano) Feddersen e Wilhelmine Jensen. Ela foi batizada junto com sua irmã Irma Edith Karolina, nascida em 09/12/1894, cujos padrinhos foram Erich Gärtner, Fritz Jensen e Karoline Jensen, e seu irmão Humberth Fides Karl, nascido em 09/09/1899, cujos padrinhos foram Fides Deeke, Karl Jensen e Hermine Steen. Teria alguém desposado a Miss Blumenau 1922? Teria ela deixado descendentes? São questões às quais, a meu ver, o Dr. Niels Deeke poderia responder, haja vista sua esposa pertencer à Família Jensen e a Família Deeke ter sido próxima também da Família Zimmermann. Fides Deeke, a quem já mencionamos, foi testemunha, juntamente com o Dr. Hercílio P. da Luz e o Dr. Bonifácio Cunha, do casamento dos pais de Frieda, ocorrido em 09/06/1892. Grande abraço, Wieland Lickfeld

    ResponderExcluir
  11. Caro Adalberto, em 31/03/2011, ao postar meu comentário, deixei duas indagações a respeito da nossa primeira miss, sugerindo que o Dr. Niels Deeke poderia contribuir com a elucidação destas questões. Muitíssimo agradecido pela generosidade com que o Dr. Niels nos atendeu, informamo, a partir dos seus esclarecimentos: a) sim, um felizardo desposou-a. Frieda Zimmermann casou em 27/06/1923 com Alfredo Carvalho, também conhecido como 'Carvalhinho', o motorista autor da curiosa façanha da famosa fotografia de 1929, mostrando um veículo subindo as escadarias da então Igreja Matriz. b) sim, ela deixou descendentes. Seus filhos foram: 1) Nilsa Sue Carvalho (1926-1980), que não casou e não deixou descendência; e 2) Helmo Waldir Carvalho (1927-1996), que casou com Edite Correa, com quem teve 01 filho e 04 filhas. Frieda (Zimmermann) Carvalho faleceu em 21/10/1990, aos 94 anos de idade. Grande abraço, Wieland Lickfeld

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...