“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 31 de março de 2011

- Palestra no Colégio Excelsior

Convidado pela professora Silvana Grimes, fomos proferir uma palestra no Colégio Excelsior, no dia 28/março/2011.
Sobre o Colégio
 Nossa missão:
"Nosso maior objetivo é oportunizar a criança a desenvolver seu conhecimento de forma compreensiva, partindo de sua vivência social, visando suas necessidades e interesses, proporcionando sempre a busca de novos desafios."
Endereço: Rua 11 de Junho, 158 - Itoupava Norte - Blumenau/SC
O nome “Itoupava” é de origem Guarani (Itupaba), dialeto Tupi moderno que significa “pequeno salto”, “corredeira”.
Diretora: Fritlinde Metzner e sócia proprietária
Administardor: Acyr  Metzner e sócio proprietário
Coordenadora Pedagógica Educação Infantil : Maitê Mette
Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental : Roberta Nascimento
Silvana foi minha aluna na E.E.B. Pedro II no Progresso - Canto do Rio.
Aluna dedicada, estudiosa, me confidenciou que um dia em sala de aula disse a ela que possuía todas as qualidades para ser uma professora.
Segundo me relatou por telefone, a professora Silvana, havia solicitado aos seus alunos que fizessem uma pesquisa sobre as enchentes em Blumenau.
Para sua surpresa, os alunos em sua maioria, trouxeram como fonte meu nome "Adalberto Day/cientista social e pesquisador da história". Silvana disse aos alunos que fui professor dela. Os alunos surpresos com a coincidência, se posicionaram dizendo que gostariam de me conhecer.
A professora disse que iria ver a possibilidade e me contatou.
Me posicionei favorável desde que houvesse agendamento.
Fiquei lisonjeado com o convite, principalmente por partir de ex aluna, fato que me orgulha muito.
Quando lá chegamos, fomos muito bem recepcionados pela direção e professores de todo colégio, onde encontrei para minha satisfação mais uma ex aluna a Alessandra. Todas as dependências foram apresentadas a nós, inclusive as reformas e ampliações deste belo educandário.
Dedicatória que faz parte do livro que recebi. Alunos e a professora Silvana, ao meu lado.
Com a ajuda de minha esposa Dalva, mostramos fotos em data-show , onde pude explicar desde a fundação da cidade de Blumenau e suas enchentes,até os dias correntes.
Presentes que recebi de alunos e professores. Livro " O código da Inteligência" Augusto Cury - que recebi da professora Silvana - Buquê de flores da escola e caneca do aluno João Alberto.
O carinho que recebemos da direção e de todo o corpo docente, foi maravilhoso. Contudo aquele gratificante mesmo, são os dos alunos que antes, depois da palestra, na hora da saída, vieram em nossa direção nos abraçar...pequenos gestos que valem muito.

Histórico
No mês de janeiro 1990, a senhora Fritlinde Metzner, atual sócia-proprietária do Colégio Excelsior e conhecida comoTia Frida”, foi solicitada a cuidar de duas crianças cujos pais trabalhavam numa das indústrias do bairro Itoupava Norte.
A partir de então, como a procura por creches era muito grande na região, surgiu a oportunidade de no ano seguinte (1991), transformar a estrutura em creche domiciliar, atendendo cerca de 35 crianças. A creche domiciliar mantinha parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau, recebendo auxílio nos recursos de alimentação e nos recursos didático-pedagógicos.
Desta forma, a creche domiciliar funcionou durante alguns anos, com o nome Kinderhaus.
Como seu crescimento foi visível, no início do ano de dois mil e um, a creche domiciliar Kinderhaus, tornou-se escola infantil, assim, o casal Acyr e Fritilinde Metzner, fundaram a Escola Casinha Infantil, devidamente legalizada e vinculada aos órgãos competentes. A partir de então, a escola começou a manter-se com recursos próprios, através das mensalidades dos escolares, atendendo crianças de 0 a 6 anos de idade.
A escola mudou de endereço, ocupando um espaço maior, totalmente reformado e adequado para mantê-la até hoje em pleno funcionamento.
Em 2007, a Escola Casinha Infantil cresceu, e percebendo grande necessidade, aprimorou sua estrutura física e pedagógica, e assim surgiu o COLÉGIO EXCELSIOR, atendendo desde o Berçário até as Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos (1º ao 5º ano).
Para saber mais sobre o Colégio Excelsior, acesse:
http://www.colegioexcelsior.com.br/component/option,com_eventlist/id,1/limitstart,15/view,venueevents
Para saber mais sobre o Bairro Itoupava Norte, acesse:
http://adalbertoday.blogspot.com/2008/04/bairro-itoupava-norte.html
Arquivo de Adalberto Day/Cientista social e pesquisador da história

8 comentários:

  1. aifarias @adalbertoday Parabéns professor, por sempre, publicar excelentes matérias e causos, mantendo viva a memória e a rica história de Blumenau

    ResponderExcluir
  2. Adalberto

    que legal que foste até o Colégio Excelsior para uma palestra.
    O administrador Acyr Metzner e sua esposa conheço muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Professor foi um imenso prazer viveciar tamanha oportunidade de aprendizado. Os alunos do Colégio Excelsior com certeza lembrarão com carinho deste rico momento!

    Roberta Nascimento - Coordenadora Ensino Fundamental
    roberta@colegioexcelsior.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela palestra professor Adalberto!
    Sou mãe de uma aluna do colégio e quando fui buscá-la, ela não sabia o que iria me contar primeiro, pois estava radiante com as informações que recebeu!
    Ela não nasceu aqui em Blumenau, mas ama esta terra de coração e sente muito pelas pessoas que aqui já sofreram com enchentes. Tem grande consciência de que o futuro é hoje e que devemos preservar o que a natureza nos dá de bom.
    Parabéns também à professora Silvana e Colégio Excelsior pela oportunidade que levaram aos seus alunos.

    ResponderExcluir
  5. Sr Adalberto,
    fico feliz em saber que conhecestes o Colégio Excelsior e deste uma palestra de suma importância para as crianças. As crianças tornam-se mais críticas e conhecedoras da vida desta cidade. Parabéns ao Sr. e à escola pela grande oportunidade de enriquecimento cultural.

    ResponderExcluir
  6. Olá Adalberto, parabéns mais uma vez por suas iniciativas em prol da cultura e história da nossa gente. Um abraço!

    Alexandre Setter

    ResponderExcluir
  7. Querido professor e amigo realmente foi um prazer te-lo em nossa escola, os alunos adquiriram conhecimentos que nem mesmo um ano de aula de história aprenderiam com tanta facilidade, pois a sua metodologia de ensino realmente encanta nossos olhares,pois vivenciamos a história perante suas explicações...Só tenho a agradecer, e fiquei muito feliz com os comentários de pais dos alunos a respeito da palestra, agradeço a todos pela oportunidade. Abraços, Silvana.

    ResponderExcluir
  8. Os olhos estao cansados ja e tarde...rs,rs,rs, corrigindo PROFESSORA e com dois s...boa noite...

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...