“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

- O Centro Histórico de Blumenau e o descaso

 Uma lição para nós blumenauenses, no mínimo uma reflexão....
Parabéns EUNICE RINK
Turismóloga

18/01/2011
N° 12153Alerta
_____________________
ARTIGO

Foi de perplexidade a minha reação ao chegar, vinda de outro Estado, ao tão divulgado Centro Histórico de Blumenau. O que vi foram casarões velhos, abandonados e malcheirosos, além de prédios cuja construção foi interrompida há muito tempo e hoje abrigam marginais no escuro de seus esqueletos.
Quem vem da Rua Amazonas vê, à direita da placa anunciando o início do Centro Histórico, um imenso depósito de lama, cercado por tapumes verdes e pichados, que dão uma impressão horrorosa do que se irá descortinar. Fui informada depois tratar-se de um antigo estádio de futebol, desativado há cerca de 20 anos.
Também soube que a parca atividade comercial da região, assim como seus poucos moradores, têm sido vítimas de seguidos assaltos e arrombamentos, o que denota a escassez de segurança neste setor tão importante da cidade. Existem verbas federais destinadas à restauração e preservação do patrimônio histórico, repassadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional, através de projetos como o Monumenta.

Como turismóloga, apresento meus pêsames aos órgãos e setores ligados à cultura, ao meio ambiente, à segurança, ao empreendorismo e ao turismo desta cidade tão encantadora. Fica a pergunta: Blumenau não tem como administrar e preservar seu patrimônio histórico? Que tal apelar para a iniciativa privada para, em um esforço conjunto, mudar a decrepitude atual para algo que realmente valha a pena ver?
EUNICE RINK
Turismóloga
Acesse e tire suas conclusões:
Leia e deixe o seu comentário: Turismo em Blumenau, por Maicon Tenfen http://hype2.me/gpj0 Vale a pena ler!
_____________________
Arquivo de Adalberto Day

3 comentários:

  1. É uma situação bem preocupante. Descassos sucessivos governos, pouco interesse da comunidade em geral. Ultimamente, a política de turismo do município não contempla satisfatoriamente o Patrimônio Histórico. Em breve nao sobra muita coisa pra fotografar.
    Um grande abraço!
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. A região precisa de uma grande reurbanização com urgência. A começar pelo esqueleto do Ed. América, que deveria ser implodido.

    ResponderExcluir
  3. Criei um blog para guardar as fotos antigas que possuo ou as que caem em minhas mãos. Como sei que o sr também gosta, aprecie sem moderação.
    Abraços,

    http://fotosantigaspomerode.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...