“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

- Festitália em Blumenau

Foto Jaime Batista da Silva em 2009
25ª edição da Festitália inicia nesta sexta-feira, dia 12 a 21 de julho/2019
Os amantes da tradição e cultura italiana poderão saborear um evento com muita culinária, música, canto e dança.
Festitália é uma promoção do Lira-Circolo Italiano di Blumenau, com o apoio da Prefeitura, através da Vila Germânica.
A gastronomia é um dos principais carros-chefes. Desde 2013, a maior festa italiana de Santa Catarina ampliou o cardápio e novidades não faltarão. Quem no Parque Vila Germânica vai se surpreender com a variedade de delícias típicas.
Para saber mais acesse:

História da maior festa italiana de Santa Catarina
A Festitália surgiu em 1994, fruto do ideal dos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau em resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. Desde sua primeira edição consagrou-se como a maior festa italiana de Santa Catarina. Desde a primeira edição a Festitália acontece na Vila Germânica. No primeiro ano a maior atração foi a Orquestra Zaccharo de São Paulo e os conjuntos regionais, com prestígio e incentivo.
Em 1995 a cantora Italiana Gigliola Cinquetti (foto)foi a grande atração da Festa. Gigliola Cinquetti nasceu em Verona em 1947 e começou a cantar aos dezesseis anos em 1963, vencendo o concurso "Voci Nuove Di Castrocaro". Um ano depois participou do Festival de San Remo com a célebre canção "Non Ho L' Età", recebendo a primeira colocação. Gigliola Cinquetti fez tanto sucesso que a RAI decidiu fazer um especial em três etapas no final dos anos 60. Em 1969, Cinquetti protagonizou a transmissão de rádio "La Bella e La Bestia", junto com Paolo Vilaggio. Mas o grande destaque de Gigliola Cinquetti foi a interpretação da canção Dio como ti amo.
http://www.youtube.com/watch?v=-WY9vR0DsNY
Com esta canção ela vendeu milhares de discos em toda Europa.
Na segunda edição, buscou-se melhorias e foram oferecidos ao público expoentes da música italiana. E a partir da terceira edição a Festitália se consagrou como uma festa de família e de encontro de amigos. Nas edições mais recentes os organizadores buscaram oferecer espaços mais amplos ao público, além de consolidar a festa como um evento gastronômico, trazendo pratos típicos e vinhos.
********
Adendo e fotos de Adolfo Ern Filho
Barraca do X POLENTA invenção do Décio e Lori Moser
1ª FESTAITALIA que fizemos na PROEB em 1994.
A história começou com o Prefeito Renato de Mello Vianna, que me chamou em seu Gabinete na Prefeitura dizendo que tinha uma reunião com Circulo Italiano de Blumenau e eu como Presidente da PROEB deveria estar nesta reunião. Cheguei mais cedo e ele me falou que tinha um compromisso de campanha e que desejava fazer uma Festa Italiana em Blumenau, eu argumentei com ele, “mas aqui é uma cidade típica alemã e já temos a OKTOBERFEST”.
Como vamos fazer uma festa italiana...ele me disse 30% da população de Blumenau tem origem italiana, fora as cidades italianas no vale do Itajaí. Bene.. o que fazer, o Capo queria La festa, então vamos fazer. Na reunião com o Circulo Italiano decidiu-se fazer a festa no mês de julho, mas só que ninguém sabia como fazer uma festa italiana. Seria nos moldes da Oktoberfest ou como era uma festa italiana. Me lembrei que tinha um amigo em São Paulo, um agente de Viagem, Modesto Matrorosa que realizava anualmente a festa de São Genaro em São Paulo. Para lá foi o Adolfo aprender fazer uma festa italiana e foi muito importante porque a Festa de Italiano é gastronômica e muita musica, muito vinho, dançar musica romântica, dança folclórica, cantoria, etc. diferente da oktoberfest que é muita bebida, muita dança e festa, gastronomia pouca, muita salsichas. Também foi bom ter ido a Festa de São Genaro porque conheci o Maestro Zaccaro e sua orquestra e outros contatos na Itália de Cantores Italianos que vieram para Blumenau. As reuniões com o Circulo Italiano eram ótimas, uma discussão que só acabava quando eu perguntava para eles quem iria pagar a conta. Corria todos, mas foram grandes companheiros e principalmente o Décio Moser que muito me ajudou a realizar esta primeira festa italiana em Blumenau e o Secretário de Turismo Norberto Mette que foi para Roma e Milão contratar os cantores e cantoras italianas que deram a grandiosidade internacional à festa, a decoração foi feita pelo saudoso amigo Carlos Jardim. A orquestra Zaccaro eu já tinha contratado em São Paulo. Organizamos até um desfile típico na rua Humberto de Campos,  com grupos italianos da região e outros estados. Fico feliz que esta semente germinou e continua sendo uma das grandes festas de Blumenau.
Maestro Zaccaro sendo homenageado pelo Prefeito com uma Placa com o Símbolo de Blumenau, Flavio de Almeida Coelho - Presidente da EMBRATUR, Décio Moser do Circulo Italiano,Prof.Jose Campestrini Consul honorário da Itália, vereador e diretoria do Circulo (não identificado ).
Maestro Zaccaro emocionado agradecendo a homenagem e Prefeito Renato Vianna.
Adolfo Ern Filho Presidente da PROEB, Prefeito m. Blumenau Renato de Mello Vianna, Maestro Zaccaro .
 Para saber mais acesse:
http://www.festitalia.com.br/

10 comentários:

  1. É Adalberto, a Festitália desse ano ganha um ingrediente a mais; O frio congelante. Mas para a festa é ótimo. Com o calor humano e a ótima receptividade, dos nossos italianos, ninguém irá sentir o frio.
    Parabéns pela bela matéria. divulgando este belíssimo evento e resgatando, como sempre, a história.

    Abraço meu amigo!

    Armindo Vogue

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez você impressiona a gente com suas anarrativas riquissimas em detalhes e saudosas passagens por longos anos idos. Gostei muito dos comentários sobre a passagem por aqui da famosa cantora italiana Gigliola Cinquetti que impressionou o mundo por seu desempenho no cinema e suas belas músicas que a gente sempre guarda na lembrança como já tivemos ocasião de comentar tempos atrás quando voce me mandou a canção interpretada por ela com sua linda voz. A propósito, estamos aí com mais uma Festitália, muito prestigiada pelos blumenauenses. Parabens por mais esse trabalho. Abraços
    E.A.Santos

    ResponderExcluir
  3. Sou brasileiro descendente de italianos e meu nome é Luiz Roberto Turatti. Sou bisneto de italianos de Ceneselli/Rovigo, migrados ao Brasil entre 1894 e 1896.

    Considero-me um fã muito especial de Gigliola Cinquetti. Ela marcou considerável e muito profundamente minha juventude, e até hoje me encanta.

    Pesquisando na internet descobri o vídeo de uma sua entrevista ao programa Il Caffè, de Cinzia Tani, pela RAI, que conta um pouco da “Storia del Festival di Sanremo”, gravado em 03/02/2009 (Confiram: http://www.international.rai.it/raitalia.tv/programma.php?cat=10&id=1271), a qual trouxe-me muitas boas lembranças da romântica música italiana, que ainda hoje tanto sucesso faz entre os brasileiros, de modo especial, tendo em vista a grande quantidade de migrantes italianos terem vindo para cá, no final do século 19 e início do século 20. Infelizmente não consegui baixá-la no meu computador, pois há um dispositivo que não permite. Sugiro a todos! É um espetáculo à parte.

    Enfim, vocês estão de parabéns, tendo trazido esse Patrimônio da Humanidade - Gigliola Cinquetti -, nos idos de 1995, para a Festitália. Vocês estão fazendo História.

    Parabéns! Parabéns! Parabéns!

    Aproveitando a oportunidade, desejo um Feliz Santo Natal a todos e tenham um 2011 repleto de novas GRANDES realizações. Quem sabe trazer novamente Gigliola Cinquetti para animar e enriquecer fantasticamente a Festitália.

    Sinceramente,

    Luiz Roberto Turatti.

    ResponderExcluir
  4. Oi Adalberto. Sou brasileira, mas moro na Italia. Descobri agora o blog e vou começar a' seguir, pois a minha familia esta' morando em Blumenau e, eu, meu filho e meu marido(que sao italianos) ficamos ai durante dois anos. Tempo suficiente para gostar da cidade, e carregar boas lembranças. Um feliz 2012 para voce!!!

    ResponderExcluir
  5. Grato por contribuir com a divulgação de evento tão importante do nosso calendário cultural Adalberto. Que seja uma bela festa para alegria e aquecimento, literalmente, de todos os presentes. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Adalberto,
    Quão feliz eu fico em saber que o poder publico, juntamente com entidades culturais da nossa cidade mantem viva a chama desta cultura tão linda.
    Estarei presente em mais esta edição com certeza, para prestigiar tal evento, que diga-se de passagem vai acabar tornando-se bem próxima do publico da nossa Oktoberfest.
    Parabéns pelo seu trabalho, como sempre excelente.

    ResponderExcluir
  7. ela é muito linda e talentosa sou fã dessa mulher . seu nome é Gigliólia Cinquetti texto de Expedito Sales Marinho.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante!
    Gosto muito da Gigliola desde a minha adolescência.
    Amigo Adalberto, gostaria de saber o significado do nome Blumenal.
    Certamente, já tem em suas pesquisas. Grata!

    ResponderExcluir
  9. Show,
    Estarei presente pelo menos um dia, está festa faz me lembrar do grande prefeito que tivemos Renato Vianna,
    Vamos lá, prestigiar, obrigado

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...