“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sábado, 7 de janeiro de 2023

- Roberto Dinamite em Blumenau

A imagem é de 04 dezembro/1983, mostra Adalberto Beto Day junto ao craque Roberto Dinamite, em plena Rua XV de Novembro em Blumenau, dia chuvoso. Quem levou Dinamite para ir ao encontro do público, foi o então prefeito  Dalto dos Reis.
Foto de Adalberto Day
Roberto dinamite o maior artilheiro da história do Clube de Regatas Vasco da Gama, jogou em Blumenau, no estádio do SESI.  no dia 08/dezembro/1983. O Placar foi Vasco 4x0 BEC, eu assisti junto com meu irmão João Carlos Day e meu amigo Cornélio de Souza.
A imagem de 1974, mostra Roberto Dinamite, Gérson (o canhotinha de ouro), e mais ao fundo Zanata
Roberto Dinamite: a explosão do Gol
Dinamite, o maior artilheiro do Vasco do campeonato carioca e do campeonato brasileiro
Carlos Roberto de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Faleceu em 08 de Janeiro de 2023 ás 10:50, de câncer nos intestinos. O velório foi no estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, Milhares de torcedores de todos os Clubes compareceram. O sepultamento foi na cidade de Duque de Caxias RJ, dia 10 de janeiro 2023.
Antes de chegar ao Vasco da Gama, Roberto, com doze anos, era conhecido pelo apelido Calu e era o artilheiro do Esporte Clube São Bento. Mais tarde levado ao Vasco da Gama foi uma das revelações das divisões de base onde sua técnica foi aperfeiçoada ao longo do tempo.
Antes de ser Roberto Dinamite, ele era apenas o Calu de Duque de Caxias.
Sua estreia entre os profissionais não foi das melhores. Dinamite entrou no segundo tempo da derrota por 1 a 0 para o Bahia, dia 14 de novembro daquele ano. Classificado para a segunda fase do Brasileiro, apesar da derrota, o Vasco enfrentaria o Atlético-MG e Roberto seria titular. O surgimento do apelido veio no dia anterior à partida. Os jornalistas Eliomário Valente e Aparício Pires, deram a ideia e o Jornal dos Sports apostou e lançou na manchete: "Vasco escala garoto-dinamite".
A expectativa da torcida e da mídia era imensa, mas Roberto não foi bem e acabou substituído. No jogo seguinte, contra o Internacional, o Vasco já vencia por 1 a 0 quando Roberto entrou em campo para driblar quatro marcadores e fazer um lindo gol, o seu primeiro como profissional No dia seguinte, o Jornal dos Sports estampava na manchete: Garoto Dinamite explodiu! Assim, surgia o maior ídolo da história do clube.
Em 1980 foi negociado com o Barcelona da Espanha. Mas ficou pouco tempo, cerca de três meses, retornando ao clube que o consagrou. A volta foi marcada pela histórica partida frente ao Corinthians Paulista, no Maracanã, em jogo válido pelo campeonato brasileiro de 1980. Neste dia, 24 de maio, Roberto fez os cinco gols da partida na vitória vascaína por 5 a 2, diante de um público superior a 107 mil espectadores.
Zico - Bebeto - Roberto
Despedida de Roberto Dinamite - Data: Quarta-feira, 24 de março de 1993.
Estádio: Maracanã, Vasco 0x2 Deportivo La Coruña
Os dois amigos: Roberto Dinamite e Zico
Marcou 754 gols em 20 anos. Foi também duas vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro com 190 gols o que lhe dá o direito de ostentar o título de maior goleador da história dessa competição – Maior artilheiro da história do Campeonato Estadual do RJ (279 gols) – Maior artilheiro da história de São Januário (184 gols)
Roberto é o maior artilheiro da história do Vasco, com 708 gols, e o que mais vestiu a camisa do clube, 1022: O último gol marcado pelo Vasco foi em 26 de outubro de 1992 - Vasco 1 x 0 Goytacaz, em São Januário, pelo campeonato carioca. Fez 26 gola com a camisa da seleção brasileira.
Dinamite após um cruzamento de Zanata dá um lençol em Osmar do Botafogo,
Sem a bola ir ao gramado faz um dos gols mais lindo da história do Maracanã.
Após ser protagonista da conquista do quinto título invicto de campeão carioca pelo Vasco em 1992, anunciou o encerramento da sua longa e notável carreira. Um jogo de despedida foi programado para a noite de 24 de março de 1993, uma quarta-feira. O adversário convidado foi o clube espanhol Deportivo La Coruña, para onde recentemente havia se transferido o ex-ídolo vascaíno Bebeto. Foi uma partida especial, pois Zico, eterno ídolo da torcida do Flamengo, vestiu a camisa do Vasco. Diante de um público de 28.926 pessoas, Roberto Dinamite se despedia como jogador..
Na política foi eleito Vereador da cidade do Rio de Janeiro em 1992, Deputado Estadual em 1994, e reeleito em 1998, 2002 e 2006.
Estátua de ROBERTO Dinamite 28 04 22
Em 27 de junho de 2008, Roberto Dinamite é eleito presidente do Vasco. Como oposicionista venceu a eleição com 140 votos contra 103 do candidato da situação, Amadeu Pinta da Rocha, apoiado pelo presidente interino Eurico Miranda. O pleito começou por volta das 21h20 da sexta-feira e terminou depois das 2h da madrugada do sábado, na sede náutica do clube, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro.
Arquivo de Adalberto Day

13 comentários:

  1. Meu caro Zico
    Bom dia
    Já postei em meu blog sobre você quando jogou aqui em Blumenau com muito orgulho, apesar de ser vascaíno. Hoje estou postando uma sobre o Roberto Dinamite, todo mundo sabe que vocês são amigos.
    Não tenho contato com ele, será que seria possível chegar até ele, para que pudesse também ler o que publiquei? Peço sua ajuda.
    Para acessar só clicar - Roberto Dinamite em Blumenau
    Abraços Adalberto Day de Blumenau SC
    Adalberto Vou enviar pra um amigo meu que tem contato sempre com ele.Abs Zico
    ----- Original Message -----
    From: Adalberto Day
    To: 'Zico'
    Sent: Monday, January 11, 2010 8:42 AM
    Subject: Roberto Dinamite

    ResponderExcluir
  2. Beto,
    Envie e-mail para:

    rd10@robertodinamite.com.br

    Grande abraço e parabéns pela matéria do grande Bob.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Adalberto,

    A passagem de Roberto Dinamite - embora eu não estivesse aí - soube através do meu irmão Valdir, foi um sucesso. Aliás, Roberto Dinamite, Zico, Falcão entre outros são exemplos de atlétas para todos nós que amamos o futebol. Hoje à uma diferença muito grande, tão grande que acabei criando uma frase sobre o futebol atual:" O futebol deixou de ser um esporte para se tornar num grande negócio".
    Você continua à frente de todos com matérias que cada vez mais dignificam o seu blog.

    Um grande abraço

    Edemar Annuseck
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  4. Grande Adalberto!

    O Dinamite me proporcionou muitas alegrias quando eu era um garoto. Acredito que o Roberto tem fundamental importância em minha paixão pelo Vasco.

    Por ser ter esta paixão pelo Vasco, o Zico é o responsável por algumas das minhas principais decepções e tristezas no futebol.

    Contra o Cobreloa em 81 (quem viu sabe do que escrevo) quase quebrei a TV. Sequei, sequei, sequei e o Galinho arrebentou.

    Quantos domingos tristes tive nos anos 80 após os clássicos Vasco x Fl...e o time do Zico.

    Vaso 5 x 2 Barcelona. Ninguém pode esquecer um jogo daquele.

    Roberto e Zico. Que maravilha! Eu tive o prazer de ver os centenas os gols do Dinamite e o talento inigualável do cracaço Zico.

    Dinamite foi meu ídolo no futebol e Zico o maior e mais respeitado rival.

    Parabéns, Adalberto. Me fez viajar aos meus tempos de guri.

    Adalberto Klüser
    Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  5. 1. supervasco

    @adalbertoday, sensacional!!! Parabéns!!! Se o Sr tiver mais fotos como esta, q queira divulgar, basta entrar em contato conosco!!! [
    Supervacso.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Adalberto, grande post! Não fui ao jogo, tinha 10 anos e morava em Lages, mas ouvi pela rádio Tupi, se não me engano com o narrador "dos Pampas aos seringais" Sérgio Morais. Torci pelo BEC, claro (risos). Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Caro Adalberto,
    cheguei ao seu post por um link no Twitter. Parabéns pelo texto e por resgatar a memória vascaína. Como torcedor do clube, fiquei feliz em saber que há pesquisas e fotos raras acessíveis via web. Relembrar Roberto Dinamite é sempre especial.
    Abraços,
    Fábio Carvalho

    ResponderExcluir
  8. Adalberto Day, seu vascaíno. ainda torce pro BEC? teu blog é wunder ba!

    gostaria de obter o email da urda alice

    Oh, Endoença.: tou afim de falar contigo.

    Abraços
    Walter Knaesel

    ResponderExcluir
  9. Caro Adalberto.
    Hoje recebi seu e-mail, estou aqui adimirando seu blog, obrigado pelo carinho, manteremos contato pelo e-mail.
    Um grande abraco

    Roberto Dinamite.

    pode me seguir tambem pelo @rdinamite10

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo Adalberto,

    Peço desculpas por não ter respondido antes, mas entenda que não tem sido fácil conciliar tantos afazeres ao mesmo tempo.

    Você sabe que estamos às vésperas de uma eleição e precisamos ganhar para dar continuidade ao trabalho de reconstrução do Vasco. Escreva-me sempre, mas entenda que nem sempre dou o retorno com a presteza que o meus amigos merecem.

    Aceite então, um abraço fraterno.



    Roberto Dinamite
    Presidente | CR Vasco da Gama

    ResponderExcluir
  11. Eutalia Couto: Sou vascaína gosto muito do Roberto Dinamite. Nessa época às famílias podiam ver futebol ⚽️.Por isso gosto de fotos você tem para recordar

    ResponderExcluir
  12. Maria Regina Schramm : Descanse em paz. Grande!
    Henrique Santos: Nosso grande ídolo se foi, tivemos o prazer de ver este grande craque vascaíno. Vivemos uma época em que existia o verdadeiro futebol.
    Dolores Bernadete de Souza: Paz e luz ao grande ídolo e craque Roberto Dinamite 🙏🕯
    Luis Carlos Koch: Ficam as lembranças e entre elas esta foto histórica.
    Tania Natal Haensch: Maravilhoso seu relato meu amigo. Digno de um vascaíno. Abraço de outra vascaína
    Alirio Scheurich: Roberto dinamite no Vasco, Zico no flamengo......bons tempos, Gerson no Botafogo, Assis no Fluminense e por aí afora.....
    Tarcisio Holanda: Pois é! Um ídolo esquecido. Enquanto um é tratado como “rei”, o outro nem serviçal da corte.
    Edmundo Edi: Bons tempos! Ainda bem que conseguisse resgatar para postar o craque , porque eu também sou Vascaino..

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...