“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 27 de dezembro de 2009

- Formatura Acadêmicos de Direito – FURB 2009

Data: 20/dezembro/2009
Introdução:

Hoje abro o espaço e o coração para mostrar um relato escrito pelo meu amigo Carlos Alberto Salles de Oliveira, sobre o orgulho que demonstra pela formatura de seu filho Carlos Nelson Salles Oliveira.
Seu filho Carlos Nelson, nos faz lembrar nosso tempo de juventude, onde estudar em uma Universidade era quase que impossível.
Mas o exemplo veio de seu pai Dr. Nelson Salles de Oliveira que “Na década de 1960, cursou com muito zelo e dedicação, o curso de Direito na Universidade Pontifícia Católica do Paraná. (não existia até então universidade em Blumenau). Com abnegação e persistência, se deslocava de ônibus até Curitiba, cinco dias por mês, para estudar e prestar seus exames, pois continuava a exercer suas funções na Empresa Industrial Garcia. Recebia uma ajuda de cinco dias por mês para realizar seu sonho acadêmico, e viu seu esforço não só particular, mas de sua família recompensado, pois atingiu com sucesso seu objetivo de se formar em direito”. Foi o primeiro cidadão em nossa comunidade que se formou em Direito, e para nós era motivo de orgulho Trabalhou na E.I. Garcia, foi presidente e colaborador do Amazonas E.C., trabalhou em causas sociais, igrejas, Escolas, sindicatos,Justiça Eleitoral, Cooperativas de Consumo.
Em 1968 juntamente com José Pêra e outros abnegados, prepararam uma festa que jamais será esquecida, pelos Garcienses, quando do Centenário da Empresa Industrial Garcia.
Com a incorporação da Garcia à Artex,em 1974, Dr. Nelson trabalhou até 31 de maio de 1981, sempre exercendo funções de destaque na área Jurídica daquela empresa, e, deixou um legado de honradez de obstinação pelo trabalho e lazer, que devem servir de exemplos a todos nós. E é justamente por isso que abro este espaço.
Atenciosamente
Adalberto Day Cientista Social e pesquisador da história.
 “UM CONVITE EXTRAORDINARIAMENTE ... ESPECIAL”
Por Carlos A. Salles de Oliveira

Foto: 1
Recebi no princípio deste mês um Convite, muito bem encadernado, divinamente elaborado, belamente ilustrado. Ao analisá-lo minuciosamente me dei conta da enorme importância que este significava para mim, o incomensurável valor que acrescentava para a nossa família e o imenso orgulho e satisfação pessoal que se percebia, deste que na abertura do documento se apresentava e em nome de muitos convidava: Carlos Nelson Salles Oliveira e demais formandos do Curso de Direito da FURB 2009, sentir-se-ão honrados com a presença de Vossa Senhoria e Excelentíssima Família para as solenidades de sua formatura. Imediatamente lembrei de que este menino, agora adulto, deste pequeno sempre dizia:           “UM DIA SEREI ADVOGADO COMO MEU AVÔ”.

                                                                         Foto:2
Em Mensagem Inicial já pude perceber a profundidade de um raciocino inteligente e muito realista, como em sentenças que em alguns trechos diziam: Olhe para frente, muito já passou ... Continue caminhando pois a estrada só tem fim quando assim desejamos ... Continue sonhando, pois é de sonhos que vivemos ... Viva bem, plenamente e positivamente cada dia, pois assim saberás que estarás construindo para você, um futuro melhor ... e ame, ame muito, pois são as coisas feitas com amor que perduram na eternidade

Foto 3
 Após as Homenagens Administrativas e Homenagens Especiais, um momento de seriedade, de comprometimento, de promessa. O Juramento: “Juro, como Bacharel em Direito, no exercício das minhas funções e do meu ofício, respeitar os princípios sobre os quais se assentam as leis, guiar-me à luz da Ética , sempre em busca da Justiça, e dos Valores Humanos, valendo-me do Direito como instrumento máximo para assegurar aos homens os seus direitos fundamentais e intocáveis, sem distinção de qualquer natureza. E, acima de tudo, prometo defender a liberdade, pois sem ela não há direito que sobreviva, nem paz que se concretize”

Foto 4
Com a apresentação do extenso Corpo Docente vieram as expressivas e muito bem elaboradas Mensagens, inicialmente A Deus: Que plantou em nós um sonho e hoje se materializa ... Ao criador do céu, da terra e tudo que há ... Que sempre esteve e estará a nos conduzir, nosso muito obrigado ; Aos Mestres: Caríssimo Mestre ... Ao longo destes 5 anos de nossa caminhada, você guiou nosso caminho ... E diante destes e de outros incontáveis benefícios recebidos ... Que rendemos a você nossas homenagens ... Certos que carregaremos para todo o sempre o que nos ensinou ; Aos Pais: ... saibam que por mais incerto que seja o nosso futuro, seremos sempre o ‘Ser Humano’ que ensinaram-nos a ser ... agradecemos com o ato simples da semente, dando hoje a certeza da colheita ; A Quem Amamos: coube com muita felicidade o “Soneto da Fidelidade” de Vinícius de Morais ; Aos Amigos: ... ser amigo não é coisa de um dia ... São atos, palavras, atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais, que ficam para sempre como tudo que é feito com o coração aberto ; e com o sentimento da saudade, Aos Ausentes: Quando subir ao palco para receber meu diploma, sentir-te-ei ao meu lado, sorrindo feliz ... Um misto de alegria e saudade ... E, por todo tempo que ainda viver, perpetuará tua memória e hei de ser fiel aos teus princípios.
            
Foto 5
Completando este belíssimo e artístico Convite, a apresentação da Comissão de Formatura que, com responsabilidade e competência, este a presidiu e, a Mensagem Final com letras em ouro representando todo o seu valor, em resumo assim transmite: ... olhando a vida sob meus pés, vejo a vida correr ... E, assim, cada passo que der, tentarei fazer o melhor que puder ... E assim escutarei o tempo, que ensinará a tomar a decisão certa em cada momento ... E partirei em busca de muitos ideais ... Hoje sinto em mim a emoção da despedida ... Hoje é um ponto de chegada e, ao mesmo tempo, ponto de partida.


Foto 6
 Tão lindo quanto a obra de arte deste Convite foi as solenidades da formatura e, o brilhante baile que celebrou com imensa alegria, a glória de todos os heróicos Bacharéis em Direito desta elogiável turma da FURB de 2009


       
    Fotos: 7 e 8
Especialmente ao Bacharel Carlos Nelson Salles Oliveira desejo a inteligência, competência, honestidade, prudência, equilíbrio, dinamismo, perseverança, aperfeiçoamento, profissionalismo e muitos outros honrados predicados, princípios que sempre nortearam a vida humana e profissional do digníssimo Advogado, Avô e Amigo, já Ausente: NELSON SALLES DE OLIVEIRA.
CARLOS A. SALLES DE OLIVEIRA

5 comentários:

  1. Adalberto.

    Ficou muito boa essa postagem e a sua introdução deu o significado que eu esperava à matéria. Dessa forma fazemos uma homenagem póstuma ao meu pai, Nelson Salles de Oliveira e, através do seu neto, Carlos Nelson Salles Oliveira, a todos os Formandos de Direito de 2009 da FURB.
    Agradeço-lhe de coração por esta atenção e consideração que especialmente estás tendo com a nossa família, valiosa iniciativa de um verdadeiro amigo, que ao mesmo tempo em que narra sobre as personalidades, como meu pai, que com seu espírito altruísta e seu reconhecido trabalho, também deixou sua marca gravada na história do nosso bairro, demonstra, mais uma vez, todo o seu inabalável caráter de bom profissional, imparcial, correto e fiel à verdade.
    Obrigado Adalberto e um grande abraço do amigo,

    CarlosASallesOliveira

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigos do Garcia.

    É com satisfação, que vejo a felicidade de um pai com a formatura de um filho.E que este espelhouse em seu avo, que foi amigo de meu pai. Dr. Nelsom Sales de Oliveira merecia um tributo deste nivel, pois apesar de eu ser de outra geração, me lembro de sua idas para Curitiba em uma epoca em que os meios de transporte não eram os de hoje.As dificuldades que ele encontrou e Transpos foram enormes.Seu Nelsom lutou e venceu, seu Nelsom conguistou o respeito em nossa sociedade . Parabens ao neto, parabens ao filho que é meu conteporanio e parabens ao filho formando e a toda familia Sales de Oliveira.

    Carlos jorge Hiebert (RUSSO)
    Bal. Camboriu.

    ResponderExcluir
  3. Talvez apenas hoje tenho a exata idéia do grande sacrifício e o hercúleo esforço que meu avô teve que empenhar, quando trabalhava em Blumenau e estudava em Curitiba, deferimento especial da Universidade Católica do Paraná, que após intenso exame e profunda avaliação, decidiu, ineditamente, pela admissibilidade deste vir a estudar através dos livros as disciplinas indicadas e mensalmente, prestar as provas mensais diretamente na referida academia. Possibilitando-o ao estudo e conseqüente aprovação do curso de Direito, sua obstinação e uma grande vitória.

    Também, durante cinco anos, trabalhando e estudando, mas, longe das grandes dificuldades que enfrentou o meu avô, consigo também ter êxito com a obtenção do mesmo grau, área da ciência a qual a inclinação tenho desde muito novo e, como também, com inspiração insuflada pela profissão e exemplo dele. Pretendo continuar com as devidas complementações acadêmicas e aprimoramentos específicos, com o objetivo de atingir o aperfeiçoamento profissional que esta atividade exige, para se advogar com o respaldo do conhecimento, da experiência e, com a consciência da responsabilidade e sabedoria, conforme os bons princípios.

    Através deste humilde comentário, venho sentindo-me honrado por esta eloqüente, bela e verdadeira homenagem ao meu humilde eu, meu ilustre e saudosíssimo avô Nelson, além de, indiretamente, aos meus pares e amigos Bacharéis em Direito da Furb da Turma de formados no segundo semestre do anos de 2009.

    Tal homenagem, a qual atribuo imenso valor é composta primeiramente pelo relato baseados nas observações empíricas, acredito eu que ainda leigas, quando foram colhidas pelo caro Sr. Adalberto Day, porém, transpostas com as propriedades catedráticas de um verdadeiro cientista, titulo ao qual faz jus com todos os méritos. No segundo momento a narrativa é desferida por um dos personagens desta história, um filho que observou a saga de um obstinado homem, que compartilhou destas conquistas e vivenciou as difíceis décadas aludidas pela postagem, que esteve sempre presente, até o fim da vida daquele que hoje nos serve de exemplo. Mas também, a narrativa de um pai, que também acompanhou e apoiou seu filho até a realização deste projeto e, que continua o apoiando nas próximas empreitadas.

    Porém, toda a postagem também possui uma carga de carinho e fraternidade para com os personagens e interlocutores por estes emanados e, é deste modo que agradeço ao meu pai Carlos Alberto Salles de Oliveira e ao meu amigo e amigo de minha família, Sr. Adalberto Day.

    Aproveito para deixar meus agradecimentos a todos que até hoje tem de alguma forma contribuíram com minha formação e estudos e, em especial, ao meu grande amigo e maior inspiração, meu avô Nelson, que levo comigo do lado direito de meu peito e, tenho certeza, estará sempre comigo durante toda a minha existência.

    Carlos Nelson Salles Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Carlos Alberto
    Agradeço profundamente o carinho que a família Salles Oliveira tem mostrado a mim nesses últimos anos. Suas palavras já são por demais conhecidas por mim, porém a de seu filho Carlos Nelson , ainda não. Mas diz o ditado “O fruto nunca cai longe do Pé”

    Aquilo que relatamos, sobre o esposo, pai, avô, Nelson Salles de Oliveira, nada mais da expressão da realidade vivenciada por nós. Como cientista social e pesquisador, procuro também transmitir a observação e a constatação dos fatos, por mim vivenciados através do cotidiano, e ou com relatos transpassados.
    Aos dois Carlos, Alberto e Nelson meus profundos agradecimentos. A toda família Salles Oliveira os parabéns por hoje podermos reviver um pouco da história através do mais novo bacharelado em direito Carlos Nelson
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir
  5. Beto, faltou diser que o " Seu Nelson" Era um eximio gaiteiro. Com ela afugentava os comicios que tinha ali na praça Getulio Vargas.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...