“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

- Jornal “O GARCIA” Edição nº 13


Introdução: Adalberto Day
- Nesta edição de Setembro/2009, o jornal, continua com belas matérias e merece nossa aprovação e divulgação - Os destaques desta edição são para as Seguintes matérias:
Capa: Canto do Rio Meio Século de História, - Um ano de Ambulatório Geral do Garcia página 2- Artigos: Cantinho da Saudade, Homenagem ao Craque Catarinense Teixeirinha página. 3 - Imagem do mês Ônibus da TV Coligadas Canal 3, página 3 – Inauguração da Ponte da Rua Bruno Schereiber, no Progresso, página 5- 50 anos do Canto do Rio página 6 – Blumenau celebra 159º aniversário com desfile tradicional na Rua XV página 7 – Saúde em Movimento, página 8 - CCBEU, há 44 anos em Blumenau, página 10 - Faculdades IBES promove semana de palestras, e Blumenauense do Garcia assume cargo em Brasília.
O Cantinho da saudade



- Homenagem ao Craque Catarinense “Teixeirinha”
O álbum “Homenagem ao Craque Catarinense “Teixeirinha”, lançado em fins de 1964 perdurando até 1966 – as imagens são do ano de 1963. Foram momentos de pura nostalgia que eu e muita gente pode conviver e vivenciar na construção e preenchimento do Álbum composto por 168 figurinhas. Apresentamos em destaque Teixeirinha, com a camisa da Seleção Catarinense, Leal representando o Palmeiras, Nilson Greul do Olímpico, Meyer do Amazonas, Quatorze do Vasto Verde e Carlinhos do Guarani.
Esses eram os cinco clubes que representavam o campeonato citadino da LBF – Liga Blumenauense de Futebol.
Além desses clubes fizeram parte do Álbum:
- Sociedade Desportiva Floresta da cidade mais alemã do Brasil Pomerode - Clube Atlético Tupi da cidade de Gaspar- Sociedade Desportiva Recreativa União da cidade perola do Vale de Timbó. – Clube Atlético Carlos Renaux da cidade berço da fiação catarinense Brusque - Clube Esportivo Paysandu da também cidade berço da fiação catarinense Brusque, - Caxias Futebol Clube da cidade Manchester Catarinense de Joinville - América Futebol Clube da Manchester Catarinense de Joinville, - Clube Náutico Barroso da cidade portuária de Itajaí - Clube Náutico Marcilio Dias da cidade portuária de Itajaí - Esádios do Guarani Esporte Clube da Itoupava norte, do Amazonas Esporte Clube do Bairro Garcia (que possuía o estádio mais belo da Região) e do Vasto Verde do Bairro da Velha, - Seleção Catarinenses de 1960.
Arquivo de Adalberto Day/ cientista social e pesquisador da História
50 anos do Canto do Rio
Clube do Bairro Progresso celebra seu aniversário e relembra sua história
Da união de uma comunidade, nasce um grupo de amigos. De um grupo de amigos, surge à vontade de assumir um compromisso entre eles. Nada a ver com um compromisso formal ou algo semelhante. Um compromisso entre amigos significa descontração da mente e do corpo. E justamente pensando nisso, que os moradores do bairro Progresso decidiram criar um clube, que completa seus 50 anos de vida no próximo dia 10 de outubro. Entre os fundadores, estão membros da família Hort, Sr. Antonio Sestrem e Clement Heiden, que foi o primeiro Presidente do canto do Rio Futebol Clube, no ano de 1959.
A sede do clube localizada no alto da Rua Santa Maria, conta com uma boa estrutura física, dispondo de três salões de festas, uma cancha de bocha, além do campo de futebol. O Estádio Edmundo Hort, foi palco de memoráveis conquistas do time do canto do Rio. Assim como são promovidos os tradicionais eventos, como o baile do chope, baile de casais, além do famoso e delicioso Boi no Rolete, que neste ano ocorrerá justamente no dia do aniversário do clube.
O clube oferece a comunidade os salões para eventuais festejos como casamentos e aniversários, assim como mantém ativa sua escolhinha de futebol em dois períodos e em duas categorias. Os associados que são em média de 130 membros, usufruem de todo espaço físico, além de praticarem atividades como bocha e dominó.
Conquistas
“Em seus 50 anos de história, o Canto do Rio obteve diversas conquistas, entre elas os títulos municipais da Liga Blumenauense de Futebol em 1981 e 1991.”
O time de veteranos e de categorias de base também coleciona conquistas em torneios regionais. No ano de 2008, a equipe de bocha do clube se sagrou campeã da Copa Garcia.
A sede do Canto do Rio foi bastante atingida pelas cheias de novembro passado, danificando o gramado do campo e o alambrado. A margem do rio avançou em direção a sede e causou vários estragos. Em virtude de todos estes danos, o clube ficou impossibilitado de disputar competições de futebol. Mas graças à mobilização e solidariedade dos moradores, está se reerguendo aos poucos.
O atual presidente Zulmar Junckes e a diretoria querem resgatar algumas tradições, como a popular festa do Papai Noel, que atraía em massa a comunidade do bairro. As crianças lotavam o campo a espera do bom velhinho e dos seus presentes. O Canto do Rio é um clube de amigos que, não por acaso está completando meio século de vida. Meio século de amizade, harmonia, colaboração e participação. Parabéns a todos que fazem parte desta bela história.
Expediente:
- Grande Agência Publicitária Ltda
- Gerente comercial e fotos: Carlos Ubiratan
- Jornalista Responsável: Fernando Gonzaga
- Diagramação : Yuri Apolônio
- Distribuição Tiragem : mensal e gratuita
- Circulação : Distrito do Garcia, Centro, Velha. Itoupava Seca e Região
- Fone: (47) 3329 2143
Arquivo: Carlos Ubiratan/Adalberto Day

8 comentários:

  1. Caro sr. Day

    Estamos acompanhando seu blog. Muito bom. Parabéns pelo seu conteúdo.
    Augusto César Diegoli (Brusque)
    www.acdiegoli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Adalberto,

    Já tive a oportunidade de acessar o teu blog, que aliás sempre traz assuntos interessantíssimos como a homenagem ao eterno craque Teixeirinha
    que apesar de não te-lo visto jogando, conheço sua historia, de quem me tornei amigo, na época em que ele morava em Blumenau e ser muito amigo da
    familia dele, do pai e dos irmãos Airton e Dida que foram prefeitos de Ilhota.
    Valeu a homenagem, a historia se mantem viva, no que voce escreve.
    Abraços e uma ótima semana
    Hamilton Antonio

    ResponderExcluir
  3. O Canto do Rio e outros clubes amadores, continurão grandes enquanto forem lembrados por nós caro Adalberto. O que falar de Teixeirinha. É um mito. Para sempre será nosso maior craque.
    Parabéns pelo resgate de nossa história.

    ResponderExcluir
  4. Adalberto,

    Parabéns ao povo do Bairro Progresso pelos 50 anos do Canto do Rio.
    Sabemos das dificuldades financeiras que os clubes sociais de modo em geral passam e com o guerreiro clube do Progresso não é diferente. Somente por apaixonados abnegados que insistem na preservação da história e da cultura mantém as portas abertas dos clubes em geral.
    Diga-se de passagem, meu último jogo em competição oficial fiz com a camisa do Canto do Rio clube que também com orgulho defendi. Como morador que fui do bairro Progresso por 19 anos, cumpri minha promessa de antes de parar de atuar oficialmente defender esta agremiação em competições oficiais.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Adalberto! Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo da FURB estou fazendo um trabalho sobre a Av. Beira Rio. Devido as suas pesquisas quem sabe possa me ajudar! Favor entrar em contato: dudahartmann@hotmail.com
    Obrigada desde já! Att, Eduarda.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde seu Adalberto,

    Sempre leio o seu blog, mas nesta semana vi a sua coluna no jornal O Garcia. Muito boa.
    Inclusive deixei, hoje a tarde, dois exemplares para o Amauri, na Rádio Blumenau.

    Parabéns e abraços,


    Sérgio Eduardo de Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Caro sr. Day
    Parabens pelo seu blog o conteudo
    é ótimo, principalmente sobre o Amazonas Esporte Clube e o Canto do Rio. Sr. Day será que o sr não teria nenhuma foto de quando o meu sogro foi jogador destas equipes. Ele conta varias historias de quando ele jogava nestas equipes, gostaria de ver como ele era quando jogava. Meu sogro se chama Salmo Kurtz. desde ja agradeço.
    franci.correablu@hotmail.com

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...