“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

- A marca Artex

A imagem de 1962 mostra o emblema da Artex, fundada em 23 de maio de 1936. Durante muitos anos a Artex produziu as famosas toalhas felpudas. Na época, existia uma sala “secreta” de tecelagem. Lá eram confeccionados os bordados Chenille. Ainda hoje a marca Artex, que pertence à Coteminas, é famosa no mundo inteiro. (Foto: Arquivo de Adalberto Day e Valentino Caresia)
Publicado no jornal de Santa Catarina, sábado 18/07/2009 N° 11682 , coluna ALMANAQUE DO VALE jornalista Sérgio Antonello
Fotos Artex Fundação 1936
Apresentamos fotos inéditas dos anos iniciais da ex empresa Artex, que incorporou a Empresa Industrial Garcia em 15 de fevereiro de 1974 – hoje pertencente a Coteminas.
História
- Artex S/A.- Fábrica de Artefatos têxteis.
A empresa Artex foi fundada em 23 de Maio de 1936 na Rua Progresso nº 150 – por Theophilo Bernardo Zadrozny e Otto Huber, que compraram as terras da família Gresvsmuhl. É bom observar sempre o capital agindo sobre o proletário. Theophilo Bernardo Zadrozny, não possuía grandes conhecimento no ramo têxtil, porém seu dinamismo e espírito empreendedor, possibilitaram a fundação de uma nova empresa a Artex S/A. Então convidou um hábil tecelão e técnico chamado Otto Huber que trabalhava ali próximo na Empresa Industrial Garcia, para associar-se. As duas empresas citados Garcia e Artex, foram empresas que fizeram através de seus colaboradores, o crescimento não só do bairro Progresso, mas de todo grande Garcia. Otto Huber (Austríaco) um dos fundadores da Artex, trabalhou 30 anos na E.I.Garcia, e convidado por Theophilo Bernardo Zadrozny (Nascido na cidade de Lotz (Polônia) em 24 de maio de 1890.
“Otto Huber foi um profundo conhecedor da arte de tecer. Era mestre Técnico da Empresa Industrial Garcia, e prestou relevantes serviços a industria de Blumenau. Ele não concordava com algumas atitudes do diretor geral da Empresa Industrial Garcia sr. João Medeiros Jr., que entre outras era muito querido pelos empregados, por promover lazer através de esportes” e diversão com musicas que eram ouvidas nas horas de folga no interior da empresa, por intermédio de alto-falantes desde 1929..Huber comentava com amigos e empregados, que quando tivesse oportunidade, montaria sua própria empresa. E essa oportunidade surgiu em 23 de maio de 1936, em um convite que recebeu de Theophilo Bernardo Zadrozny, e juntamente com outros empregados da Empresa Industrial Garcia, fundaram a Artex.”– O Primeiro diretor Presidente foi Ricardo Peiter. Também iniciaram os preparativos na montagem da nova empresa, Max Rudolf Wuensch e Albert Hiemisch, Alfredo Hess, Artur Rarbe”.
Arquivo: Adalberto Day

14 comentários:

  1. Olá Beto...
    após casar com o Hilario Machado, passei a morar no Bairro do Garcia. Da época em que moramos aí, conheci muitos amigos pelos quais tenho muito carinho. Voce não imagina a satisfação, até porque não dizer, a emoção em rever essas fotos e documentários valiosos que voce preserva. Parabéns pelo seu trabalho e dedicação.

    Atualmente moramos em Cuiabá, mais precisamente há 17 anos, mas sempre que entramos no seu blog nos deparamos com notícias que nos trazem gratas recordações; de um época muito especial para nós, pois foi na Empresa Garcia que nos conhecemos.

    Continuamos por aqui acompanhando e desejando muito sucesso para voce.

    Um abraço,

    Zélia.

    ResponderExcluir
  2. estou muito triste comprei seis jogos de lençol 4 santista 150 fio e 2 Artex 180 fios só passei uma água com amaciante 2 da santista mancharão e 1 artex também...sem contar que as três toalhas de rosto santista estão manchando no uso diário em uma casa com 2 pessoa sem uso de cloro sabonete de minha pia e lux liquido

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Fui funcionário ARTEX 1972-1973 - chefiei o Depósito Expedição com Egon Redel.(creio ser o sobrenome)
    Estive, por estes dias me lembrando de dois amigos que não vejo há não sei quantos anos.
    A penúltima vez que estive em Blumenau, fui a Associação ARTEX com os dois: João Rosendo e Godoy.
    Parece-me que os dois tem a haver com o início da Associação. Não é isto?
    Perdi contato com eles e gostaria de reencontrá-los.
    Poderia me ajudar a localizá-los?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que você faz vários comentários, mas não deixa nome e nem contatos conforme é necessário. Bem se você estiver lendo e me disser seu nome devo conhece-lo pois trabalhei lá de 1968/1992. O João Rosendo ainda morava em Blumenau, já o Godoi de RH trabalha na Prefeitura da cidade Natal dele no Paraná. Quem é bem amigo do João Rosendo era o Wilson Loos, porém te digo o Rosendo já faleceu faz uns dois anos.

    ResponderExcluir

  5. Superfã
    Francisca Santiago Saudades obrigada Adalberto por nós proporcionar essa volta ao passado.

    ResponderExcluir
  6. Leandro Ilmo Buelck Que belíssima edificação, sem mais palavras.

    ResponderExcluir
  7. Rosaly Sombrio Adorei relembrar onde trabalhei por 31 anos...

    ResponderExcluir
  8. Antonio Moraeslaurindo Bons tempos entrei nessa empresa 10 anos depois em 1976

    ResponderExcluir
  9. Gilberto Peters Pura nostalgia...muitos anos de guarda na portaria garagem no anos 80/90.

    ResponderExcluir
  10. Sergio Cunha Em 66 eu trabalhava alí há 1 ano. Quero lembrar ao amigo Osni Melin, que a garagem existia. Ela não aparece na foto, pois ficava aqui para o lado de baixo da foto. Era em frente do primeiro prédio da fábrica, na mesma direção do AG e se estendia até o primeiro portão, onde naquele tempo era a dívisa com a EIG. Os funcionários mais novos, por falta de espaço nessa garagem, começaram a colocar algumas bicicletas no terreno daquela casa lá perto da Catarina Tecla Mistura, pois na frente da casa tinha um grande sombreiro para abrigar algumas bicicletas. Nessa casa alí é que iniciou-se o primeiro Centro de treinamento, administrado pelo Professor Ermelindo Bugmann, Cristina Silveira e outros. E o Serviço Social, gerenciado pela senhora Matilde Amim Ghanen, Edith Andreatta e suas equipes. Logo em seguida foi iniciada a construção da nova garagem de bicicletas, bem acima na foto onde se vê as pequenas meia-agua. Linda foto Adalberto Day. Nos traz belas lembranças!

    ResponderExcluir
  11. Beto Day, fazendo reviver as histórias do bairro Garcia, parabéns meu amigo. Como é poder compartilhar essas lembranças. Abraço

    ResponderExcluir

  12. Superfã
    Adalberto Parabéns você transmite toda a história do grande Garcia, muito obrigado
    Henrique Santos

    ResponderExcluir

  13. Superfã
    Catarina Tecla Mistura Graças a você Beto, que sempre mostrando e para quem conheceu, lembrando de um bonito passado, da história de nosso Bairro... Obrigada...

    ResponderExcluir
  14. Eutalia Couto
    Eu vejo essas fotos que saudades muitas amizades,vendo essa cidade maravilhosa.Que pena o tempo não volta. Ainda bem que tem essa pessoa inteligente para nós mostrar obrigado ADALBERTO Day.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...