"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

terça-feira, 30 de junho de 2009

- Professora Júlia Strzalkowska


Os homenageados
Homenagem feita à professora Júlia Strzalkowska (falecida em 30 maio de 1982 aos 78 anos de idade) , primeira professora da E.E.B. Governador Celso Ramos. Ela recebe das mãos do padre Vertolino José Silveira uma placa, em 1974. À esquerda da professora, o também homenageado Belírio Rebello. Ele foi um dos fundadores do educandário, que antes ficava na Rua Belo Horizonte e era chamado de Escola Paroquial São José, fundada em 14 de fevereiro de 1929. (Foto: Arquivo de Adalberto Day e Ângela Maria de Oliveira) Publicado no Jornal de Santa Catarina – Quarta feira. 23/junho/2009; coluna Almanaque do Vale do Jornalista Sérgio Antonello.

Professoras da Escola São José :Nadir, Evelina, Júlia Strzalkowska, Esmeraldina de Jesus Bacca e (casada) Esmeraldina de Jesus Santiago, mais conhecida como Landi e Ágata (Águida) dos Santos.
No Bairro Valparaíso, no Distrito do Garcia – Blumenau na Rua Valéria Hostins nºs/n, a professora foi homenageada com nome de escola., Escola Reunida Municipal Prof Júlia Strzalkowska
- Eu (Adalberto Day) tive a oportunidade em 1966, já em final de carreira, de tê-la como professora no primeiro ano ginasial. A impressão que tive na época, foi de uma pessoa realizada e bondosa. Porém nas pesquisas e entrevistas que fiz durante anos, ex alunos (as) relataram que a professora Júlia era muito severa e que por qualquer motivo colocava os alunos de castigo de joelhos , e outros métodos. Mas isso apenas fica como registro de uma época que os métodos eram muito diferente, mas posso dizer que essas pessoas que conheci e entrevistei, inclusive minha mãe, são do bem e conseguiram ser bons cidadãos.
Arquivo de Adalberto Day

2 comentários:

Christian disse...

Olá Sr. Alberto Day
Gostaria de saber do senhor qual foi a primeira escola de Blumenau?
Sei que o senhor Fernando Ostermann foi o primeiro professor, porém não sei qual foi a primeira escola.
Seu blog é muito bom.
Abraço Christian
Resposta :
Escola Nº 1 da Vila Itoupava. A Escola da Itoupava Central foi uma das três primeiras da Colônia Blumenau, construída em 1870 leia este link Secretaria de Turismo de Blumenau

Anônimo disse...

Boa tarde, Sr. Adalberto...

Fui aluno da professora Júlia, mais ou menos lá pelo inicio dos anos 70 no colégio Santo Antonio, hoje, Bom Jesus.
Tenho uma lembrança carinhosa dela. Não posso dizer que fui um aluno exemplar e ela sempre lidou comigo numa boa, sem castigos, apenas com longas conversas.
Se em algum período ela colocou alguém de castigo de joelhos, algo que eu nunca vi, não podemos nos esquecer o contexto da época. Era assim que as coisas aconteciam. Outras professoras batiam nos alunos com régua de madeira, eu, inclusive, levei muuuitas reguadas. Nunca tive mágoas ou traumas de nenhuma delas.

Marcelo
Bairro da Velha
Blumenau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...