“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

- Jornal “O GARCIA” Edição nº 10

Introdução: Adalberto Day
- Nesta edição de junho/2009, o jornal, continua com belas matérias e merece nossa aprovação e divulgação .
- Os destaques desta edição são para as Seguintes matérias:
Imagem do Mês: A Antiga E.I. Garcia em 1935, pág. 2 . - Amigo Bicho – O inverno está aí, proteja seu pet, pág.,3 - Artigos: - Cantinho da Saudade: As Festas Juninas nos anos 50,60, e 70 pág.6,– De Olho na ortografia : Acento agudo, pág. 11 - Saúde em movimento: Exercícios aeróbicos para a terceira idade?, pág.9 - Geral Instituto Gene, pág.5
Cantinho da Saudade Especial

As festas juninas de nossos avós
Por Dalva e Adalberto Day
Desfile festa junina em 1956 na Rua da Glória e jogo de caipiras no estádio do Amazonas em 1968,destaque preto e guarda-chuva José Pêra.
As festas juninas em toda a cidade sempre foram fascinantes. Em minha infância e a de muita gente, lá pelos anos 50, 60 e 70, foram inesquecíveis. As escolas e igrejas promoviam grandes e belas festas. No dia 24 de junho os alunos iam para as aulas a caráter (caipiras) e havia as apresentações de quadrilha.
A Empresa Garcia também promovia magníficas festas juninas, organizadas pelos próprios funcionários da empresa. Minhas recordações são as mais diversas: uma enorme fogueira, foguetórios, pipocas, corujas (roscas de polvilho), maçã do amor, pinhão, quentão, cachorros quente, o tradicional churrasco, brincadeiras, pescarias, roda da fortuna, as famosas e esperadas quadrilhas, parque de diversão, e tantas outras atrações. Era emocionante.
As festividades eram realizadas no estádio do Amazonas, com teatros e desfiles pelas ruas da Glória e Amazonas, festas representativas de índios, sorteios de eletrodomésticos e outras premiações, culminando com um jogo do time anilado ou alvi-celeste, o Grande Amazonas Esporte Clube.
Sempre à frente destes trabalhos, lá estava o Sr. José Pêra (ou Zé Pêra) que era o motorista dos diretores e treinador do Amazonas. A supervisão da festa ficava a cargo do gerente de relações industriais, Nelson Salles de Oliveira.
Não há quem não tenha participado ou ouvido falar destas comemorações que emocionavam todo o Garcia. Tenho a convicção que como participante e atuante dessas festividades, elas são um cantinho da saudade que nos parece cada vez mais forte e evidente em nossa memória.
Festa junina no Grupo Escolar São José (Celso Ramos) na Rua da Glória em Blumenau - dança da quadrilha - 1969 e 1971 respectivamente
Origem das festas Juninas
Três santos são efusiva e intensamente comemorados em junho em todo o Brasil desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. No norte e nordeste do país, principalmente, estes santos são reverenciados, e pode-se dizer que a importância dessas festas ultrapassa a do natal, principal festa cristã. Por este motivo, para os moradores desta região, este evento é o mais importante do ano, tanto festiva quanto politicamente.
Acredita-se que essas festas tenham começado no século XII, na região da França, com a celebração dos solstícios de verão (dia mais longo do ano) e também do início da época de colheitas. No hemisfério sul, na mesma época, acontece o solstício de inverno (noite mais longa do ano). Como aconteceram com outras festas de origem pagã, estas também foram adquirindo um sentido religioso, trazido pela igreja católica ao Novo Mundo. A comemoração das festas juninas é certamente herança portuguesa no Brasil, acrescida ainda dos costumes franceses que a eles se mesclaram na Europa.
O ciclo das festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio, 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro. Durante este período o Brasil fica praticamente tomado por festas. Do norte ao sul do país comemoram-se os Santos Juninos, com fogueiras e comidas típicas.
Para saber mais, acesse: www.rosanevolpatto.trd.br/festajunina
Expediente:
- Criação e Redação: Grande Agência Publicitária Ltda
- Impressão: Gráfica Médio Vale
- Distribuição Tiragem : mensal e gratuita
- Circulação : Distrito do Garcia, Centro e Região
- Jornalista responsável: Liliani Bento
- Gerente comercial: Carlos Ubiratan
- Diagramação : Yuri Apolônio
- Endereço: Rua Ignácio dos Santos, 83 – Bairro Glória.
- Contatos: 
Fone: (47) 3329 2143
Arquivo: Carlos Ubiratan/Adalberto Day

3 comentários:

  1. Muito interessante, essa coluna do jornal que preserva a memória local.

    ResponderExcluir
  2. OI TIO

    MUITO LEGAL A MATERIA REF. AS FESTAS JUNINAS DESTE MES, NO CANTINHO DA SAUDADE. PRA QUEM VIVEU É LEGAL RELEMBRAR BONS TEMPOS E CURIOSIDADE PRA QUEM NÃO VIVEU NESSA EPOCA. PARABÉNS. BJO E BOA SEMANA!! BJÃO PRA TIA.

    ELAINE

    ResponderExcluir
  3. Foi uma época marcante e que com certeza nunca mais vai voltar. O Sr. Pera tinha o dom junto com algumas pessoas de agregar os empregados e a comunidade em geral nestas festas. Eram datas sempre esperadas com entusiasmo por todos. Sorte de quem teve o privilégio de participar e de assistir estes eventos. Nunca me sai da memoria a participação do ator e cantor Ivom Curi numa destas festas.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...