“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

- De primeira: Almanaque do Esporte

Almanaque do Esporte:
Um time que entrou para a história:
G.E.Olímpico 1949
É dessa forma que ficou conhecida a equipe do Grêmio Esportivo Olímpico , campeã invicta em 1949, que aparece na foto. Neste registro enviado pelo leitor Adalberto Day , aparecem em pé da esquerda para a direita: o técnico Leléco, , Pachequinho, Honório, ,Jager,Arécio, Oscar, e Aducci. Agachados também da esquerda para a direita, Testinha, Nicolau, , Juarez, Walmor e René.
Publicado no Jornal Folha de Blumenau coluna Almanaque do Esporte do jornalista Everton Siemann, Sábado 25 de Abril/2009 - edição nº 262

Estádio do Amazonas

Com mais uma colaboração do Historiador Adalberto Day o espaço desta edição mostra o Estádio e a torcida do extinto Amazonas Esporte Clube, antes de um jogo contra o Palmeiras em meados de 1963. O Estádio foi aterrado em maio de 1974 período da fusão das Empresas Artex e Garcia. Até então, segundo Day , o Estádio era considerado um dos mais belos do Estado.
Publicado no Jornal Folha de Blumenau coluna Almanaque do Esporte do jornalista Everton Siemann, Sábado 02 de maio/2009 - edição nº 264.

Friedenreich

A imagem acima, registrada em 1923, mostra um gol de Friedenreich, um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. Neto de Wilheim Friedenreich, um dos primeiros 17 colonizadores de Blumenau, transferiu-se cedo para São Paulo. Filho de Oscar Friedenreich, nascido em Blumenau, era conhecido popularmente como Fried. Na Copa de 1932, disputada no Uruguai, após atuar defender a Seleção Brasileira foi apelidado de “El Tigre”. Atuou 22 vezes com a camisa verde-amarela. Em São Paulo, atuou pelo Mackenzie, Ypiranga, Germânia e Paulistano (todos times extintos), São Paulo e Flamengo. Jogou futebol entre 1910 e 1935. As informações e o registro são do pesquisador e amigo, Adalberto Day.
Publicado no Jornal Folha de Blumenau coluna Almanaque do Esporte do jornalista Everton Siemann, Sábado 16 de maio/2009 - edição nº 268

Pelé e Garrincha

A foto acima mostra Pelé e Garrincha, dois dos maiores (senão os maiores) jogadores do futebol brasileiro juntos. Poucos sabem ou se lembram, mas ambos já estiveram em Blumenau. Conforme lembra o amigo e pesquisador Adalberto Day, Pelé jogou pelo Santos contra o Olímpico no dia 30 de agosto de 1961, em uma goleada histórica por 8 a 0, com cinco gols marcados pelo rei. Já Garrincha, “o anjo das pernas tortas”, atuou na Baixada vestindo a camisa do Olímpico no dia 30 de agosto de 1969, no empate de 1 a 1 com o Caxias de Joinville. A partida era válida pelo Torneio Vera Fischer, que havia ganho o concurso Miss Brasil daquele ano.
Publicado no jornal Folha de Blumenau coluna Almanaque do Esporte do jornalista Everton Siemann, Sábado 30/maio/2009 - edição nº272
Arquivo de Adalberto Day foto do estádio do Amazonas, de Friedenreich e Walmor Erwin Belz, foto do Grêmio Esportivo Olímpico.

Um comentário:

  1. Olá Adalberto,

    Parabéns pela publicação.
    Este resgate histórico sobre a história de Blumenau é muito importante, poucas cidades dispõe de um trabalho deste, disponível a todos na internet.

    Caso outros pesquisadores queiram entrar em contato comigo, pediria que o sr. repassasse meu e-mail.
    Tenho muita curiosidade em relação a informações esportivas de cidades como Brusque e Nova Trento.

    Abraço,
    Cícero

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...