“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

- “O Foot-Ball Club Blumenauense”.

Transcrevo alguns dados que recebi do desportista Cícero Alves de Joinville, do jornal “Brazil” de 1921, onde afirma que “O Foot-Ball Club Blumenauense” depois G.E. Olímpico, teve como fundação a data de 14 de agosto de 1920 e não 1919 (em Blumenau em cadernos na edição abril /maio de 2004 pág. 100, afirmam que a data de fundação do Blumenauense ( Olímpico) deu-se em 1920 e não 1919).
Turnverein
- Em pé: Cramer, Bruno Hindelmeyer, Fischer, Franz Blohmann, Oswaldo Hindelmeyer,Felipes Brandes. Agachados: Kugler,Alfredo Eicke e G.A. Koehler
A imagem é rara e mostra apenas nove jogadores Turnverein. Faltam na imagem dois atletas que ficaram fazendo as honras para os visitantes alemães, que realizaram a primeira partida em Blumenau de times formados em 26/março/1911 – pasto dos Holetz (próximo onde é o Grande Hotel e antigo cine Busch). O Pasto era aos fundos do Hotel.
Jogadores da Garcia - depois Amazonas
Anteriormente o futebol era praticado somente por equipes formadas pelos jovens do “Turnverein Blumenau – Sociedade de Ginástica (1873-1942)” e operários da Empresa Industrial Garcia, depois Amazonas Esporte Clube. Os jogos eram realizados nos finais de semana, próximo ao hotel Holetz, hoje Grande Hotel. O Pasto era aos fundos, onde era o Hotel.
O primeiro jogo em Blumenau com equipe realmente formada foi no dia 26 de março de 1911 – no pasto do hotel Holetz contra um grupo de alemães – Imperial Esquadra Alemã – Alguns dados fiz a correção, outros deixei exatamente como publicado na época.
_________________________________________
 - Em Blumenau: jornal ‘Brazil’
Na sua edição de 21/08, o jornal ‘Brazil’ destacou o seguinte: “O Foot-Ball Club Blumenauense, desta cidade, no meio das mais expansivas alegrias de seus sócios e da quase totalidade da população esta cidade, comemorou, domingo passado 14 de Agosto de 1921, o primeiro aniversário de sua fundação”.
As festas por esse auspicioso motivo levadas a efeito estiveram imponentes e concorridas, a elas emprestando apoio as diversas sociedades desportivas desta cidade, do distrito do Gaspar e de Brusque. Às 9 horas, os sócios do Blumenauense, acompanhados de seus colegas do Brusquense e Paysandu, de Brusque, Gasparense de Gaspar, e do Militar, Amazonas e Victória, desta cidade, partiram, incorporados, da sede social do Club (Hotel Central), para o campo da Sociedade Ginástica, onde iam-se realizar diversos matches de foot-ball.
O numeroso cortejo foi puxado pela afinada banda de musica Werner, que executou diversas peças, e seguido de compacta massa popular, sendo o trajeto feito na melhor ordem. De quando em quando, ouviam-se entusiásticas ovações ao Blumenauense e aos outros Clubs representados.
Blumenauense depois Olímpico
O campo da Sociedade Ginástica apresentava lindo aspecto, estando belamente ornamentado. Em diversas barraquinhas singelas, mas artisticamente construídas, distintas senhorinhas da nossa melhor sociedade serviam bebidas, café e doces, exibindo o encanto e sua graça e de sua beleza.
Senhorinhas vestidas a caráter percorreram o campo vendendo flores e bilhetes de rifa em beneficio do Club, trabalhando, deste modo, pela prosperidade do Blumenauense, que faz jus ao apoio de todos que se interessam pelo desenvolvimento do desporto entre nós.
E uma multidão de pessoas de todas as camadas sociais, postada nas imediações do campo, aguardava ansiosa, o começo dos jogos.
___________________________________________
- 1º jogo – 09h50min hora

AMAZONAS 2x0 VICTÓRIA
Às 9,50 horas, precisamente teve início o anunciado match entre os primeiros teams do Amazonas e Victória desta cidade. O jogo correu bastante animado, atuando como juiz o player Emilio Sada. Terminou pela vitória do Amazonas sobre o seu contendor pelo
score de 2 gol a 0.
_______________________________________
- 2º jogo – 11h00min horas
BLUMENAUENSE ‘2º team’ 1x0 GASPARENSE
Às 11 horas, aproximadamente, começou o match entre o primeiro team do Gasparense e segundo do Blumenauense. Atuou como juiz o player A. Maffassolli que se portou galhardamente, sendo o seguinte o resultado do encontro Blumenauense 1 goal, Gasparense 0.
________________________________________
- 3º jogo – à tarde
UNIÃO MILITAR F.B.C. 1x4 S.C. BRUSQUENSE
Depois de ligeiro descanso, efetuou-se o encontro entre o União Militar Foot-Ball Club, desta cidade, e o Brusquense, de Brusque, encontro de que resultou a vitória deste sobre o seu aguerrido competidor pelo score de 4 goal a 1, sendo que os jogadores de ambos os clubs foram bastante felicitados.
___________________________________________
- Jogo principal, às 16 horas:
F.B.C. BLUMENAUENSE x C.S. PAYSANDÚ
Chegou afinal, o momento de emoção, 16 horas, quando, ostentando o seu garbo peculiar aos sportmen adextrados, saíram a campo os jogadores do Paysandu, de Brusque, e do Blumenauense, desta cidade, empenhados em disputar os loiros do triunfo.
As atenções da assistência convergiram-se para o campo, onde os jogadores, empregando todos esforços, se batiam valentemente. Não obstante, porém, esse esforço titânico, 90 minutos mais tarde, era anunciado o resultado do emocionante encontro pelo empate. Não foi desilusão amarga que se sentiu então. Foi, apenas, o entusiasmo que se apossou da multidão, ovacionando delirante e prolongadamente os forwards dos dois clubs, que não se deixaram vencer, um pelo outro.
Nesse match sensacional atuou como juiz o player C. Titzmann, que se recomendou pela sua imparcialidade. Estava terminada a parte desportiva das festas. Durante os jogos a banda musical Werner executou escolhidas peças do seu repertório e as barraquinhas armadas nas imediações do campo tiveram grande concorrência de pessoas, que procuravam refrescos, doces e cafés, prontamente servidos por graciosas senhorinhas.
Terminada a parte desportiva, os sportmen, incorporados, seguiram para o Hotel Central, sendo que durante o trajeto, foram muito ovacionados pela multidão. À noite, nos salões da sede da Sociedade dos Atiradores, os sócios do Blumenauense ofereceram um baile aos seus colegas desta cidade, do Gaspar e de Brusque, a as diversas famílias da nossa sociedade.
O sarao esteve extraordinariamente animado, notando-se a presença de grande numero de cavalheiros e exmas. famílias.
Na foto Paulo Grossenbacher - Presidente em 1921. Num dos intervalos, o Sr. Gomes Winter, orador oficial do Blumenauense, saudou os sportmen que haviam atendido ao convite desse Club, e agradeceu o comparecimento das exmas. Famílias que com a sua presença abrilhantaram as festas com que o Foot-Ball Club Blumenauense celebrou o primeiro aniversário de sua fundação.
Em seu discurso, o sr. Winter, confidenciou que ficou surpreso ao ser escolhido como orador oficial do clube, pois residindo a apenas um ano e meio na cidade, não havia criado muitos laços sociais devido seus afazeres, mas destacou o intuito do club cultivar o desporto, num momento em que todas as atenções parecem se voltar para a luta pela vida, luta desleal onde sempre vence o mais forte.
Sobre a fundação do clube, ele comentou: “Feliz idéia a de Emilio Hoelgebaun, quando reuniu alguns amigos seus, e no silencio e na intimidade, expôs-lhes o plano da fundação de um club de foot-ball. O Blumenauense, em poucos dias logrou conquistar as simpatias da mocidade conterrânea, reuniu grande numero de sócios e teve a ventura de alistar entusiastas torcedoras entre os mais formosos elementos do sexo fraco. Lutando contra as dificuldades que sempre surgem às instituições novéis, contra os mais variados obstáculos, o foot-Ball Club Blumenauense foi aumentando cada vez mais o seu prestigio pelo grande numero de vitórias que alcançou nas diversas pugnas em que tomou parte.”
Fechando a oratória, o Sr. Winter fez uma série de comentários enaltecendo os benefícios do esporte e o patriotismo dos que o praticam, e também agradeceu aos clubes que estiveram
presentes na festividade.
 ________________________________________
- Quinta-feira 22 de Setembro de 1921
Em Blumenau:
CONCURSO:
Na sua edição de hoje, o jornal ‘Brazil’ informou que o Sr. Alex Holetz, proprietário do Cinema Salão Holetz abriu um interessante concurso para apurar qual o clube desportivo que goza de maior simpatia por parte da população blumenauense. São concorrentes o Club Náutico América, Brazil Foot-Ball Club, Foot-Ball Club Bumenauense, União Militar Foot-Ball Club, Tamandaré Foot-Ball Club e Club Sportivo Amazonas.
O concurso iniciou no dia 17 à noite, e irá até o dia 15 de Novembro, quando haverá a apuração dos votos, por uma comissão previamente escolhida. Na bilheteria do Cinema, o espectador recebe um cupom, que lhe dá direito a um voto no club de sua sympathia, sendo que este cupon deve ser colocado numa caixa colocada na porta do Cinema.
Ao clube vencedor será oferecida uma lindíssima taça, que brevemente será exposta na vitrine da Relojoaria Husadel .
Obs. Mais tarde fiquei sabendo que o vencedor foi o Blumenauense deste concurso.
- Foot-Ball Club Bumenauense, = G. E. Olimpico
- Brazil Foot-Ball Club = Palmeiras Esporte Clube e depois BEC.
- União Militar Foot-Ball Club = 23º RI (BI)
- Club Sportivo Amazonas = Amazonas Esporte Clube
- Victória = - S.E. Vasto Verde
- Brusquense = Carlos Renaux e atual Brusquense.
Arquivo de Adalberto Day com colaboração de Cícero Alves, grande desportista de Joinville.

4 comentários:

  1. Belissimo e maravilho post caro amigo Adalberto. Vou reler atentamente pois nos mostra informações importantes acerca do começo do "fotball" em nossa região.

    ResponderExcluir
  2. Adalberto,
    Grande post. Fiquei muito feliz em saber que o meu Paysandú fez o jogo principal. Resta saber se já tinha algum Appel na formação deste time.
    Abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  3. Caro Adalberto,

    Não sou pesquisadora, mas tenho muita curiosidade.

    É impressionante a importância dos jornais como preservação da memória.

    Muito boa postagem.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...