"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

- Um empresário atuante

Ingo Hering teve expressiva presença política e colaborou no ensino e nas artes.
Menos de uma semana depois de escrever o artigo O ensino no Japão Comparado ao nosso para o Santa, o próprio jornal anunciava a morte do empresário Ingo Wolfgang Hering, aos 85 anos, seu colaborador semanal por mais de duas décadas. A história do empresário foi bem mais além. Ingo nascido em Blumenau em 25 de março de 1907 era um homem arredio a ostentações, de hábitos simples e moderado, firme e decidido na condução de seus negócios, mas ainda assim de voz tranqüila e pausada.
O empresário morreu vítima de um aneurisma cerebral, por volta das 12h do dia 23 de agosto de 1992. A multidão que seguiu o cortejo fúnebre, as mais de 200 coroas recebidas e a presença de autoridades, como o então governador Vilson Kleinubing e o prefeito Victor Sasse, mostram bem o prestigio gozado por Ingo Hering. Ele foi enterrado no jazido da família, quadra C, fila 11, no cemitério da Comunidade Evangélica de Blumenau.
O trecho de abertura do último artigo enviado por Hering para publicação mostra uma das suas maiores preocupações: “Já temos afirmado diversas vezes que a chave do desenvolvimento é a educação e que as causas da nossa falta de desenvolvimento, principalmente no Norte/Nordeste, é o analfabetismo. Esta, aliás, é uma verdade tão evidente que dispensaria repetição, se fosse obedecida pelas respectivas instâncias educacionais”.
Ingo Hering também se destacou na vida política. Exerceu mandatos na Câmera de Vereadores por quase duas décadas. Atuou à frente dos diretórios da extinta União Democrática Nacional (UDN), posteriormente da Arena e, por fim, do PDS.Teve Atuação decisiva na fundação da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Também ajudou a fundar o Conservatório Musical, hoje chamado de Escola Superior de Música, ale, da Orquestra de Câmara de Blumenau, que foi considerada uma das melhores do Brasil.
Portaria da CIA. Hering em 1970 - visita de Amaral Neto o repórter
Representante da terceira geração dos fundadores da Hering, Ingo entrou na empresa no dia 14 de dezembro de 1929, como diretor-suplente. Arrojado, fez brilhante carreira ao longo do tempo. Foi diretor-comercial (1942), diretor-geral (1962), e diretor-presidente (1971), cargo que exerceu até 1989, quando se afastou do comitê executivo da companhia.
- Em 1980 ano do centenário da Cia Hering, Ingo Hering deixou registrado em livro, uma COLETÂNEA DE ARTIGOS, maravilhosos. Guardo em meus arquivos com muito carinho essa raridade. Nessa coletânea, Ingo começa a sobre o – Desenvolvimento da Industria Blumenauense pág.10 , em seguida – O desejável e o Possível pág.31 – Democracia e Liberdade pág. 33 – Administração descentralizada pág.36 - Problemas econômicos pág. 39 .....e assim segue o seu livro terminando – O manifesto “dos democratas cristãos” pág. 223.
Durante a gestão de Ingo, a Hering consolidou a posição de destaque na economia, diversificando as atividades e expandindo-se em dois segmentos no mercado de consumo: Têxtil e alimentos. Na época da morte de Ingo, a Companhia Hering empregava quase 30 mil pessoas nas várias empresas do grupo. Hoje, entre outras homenagens recebidas, Ingo Hering dá nome ao trecho da BR-470 entre Blumenau e Navegantes, inaugurado em 1996 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
Suplemento do Jornal de Santa Catarina, sábado 2/setembro/2000 Volume 3 – Personagens, lugares e construções.
Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/ Adalberto Day

2 comentários:

Mauricio Neves disse...

Eu morava em Blumenau quando do falecimento de Ingo, e me lembro como se fosse hoje... Era imenso o carinho e o respeito que todos tinham por ele.

Michele Borges disse...

Adalberto
Gostei muito do seu blog, é realmente um trabalho fantástico de pesquisa.Parabéns!
Só eu sei o quanto é dificil "achar o fio da meada" já que estou começando agora a busca por minha descendência.
Michele

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...