“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

- Trio de craques

Três grandes jogadores do Amazonas e de Blumenau, em 20 de maio de 1934. Nena Poli, Edgar Alves e José Henrique Pera. O Amazonas era considerado o melhor time de Blumenau na época. Nena foi um grande artilheiro da história do clube. Edgar jogou em vários times do Brasil, entre os quais Santa Cruz e Atlético Paranaense. Posteriormente, José Pera, ou Zé Pera, tornou-se um dos melhores treinadores de Blumenau, pelo Olímpico, Palmeiras e Amazonas.
(Foto: Arquivo de Adalberto Day e Jonas Vargas Husadel)
Publicado no Jornal de Santa Catarina – Sexta Feira 21//Novembro/2008,coluna Almanaque do Vale;jornalista Sérgio Antonello; Edição nº 11475

A imagem mostra senhor Sylvio de Oliveira e Nena Poli

História
O Amazonas foi fundado oficialmente em 19 de setembro de 1919. Mas já existia desde 1911, conhecido como jogadores do Garcia.
O clube Alve – Celeste - ou anilado como era conhecido o Amazonas, fundado por empregados da Empresa Industrial Garcia, já praticavam o futebol desde o inicio do século XX, era o time proletário do bairro Garcia.
Confraternização de ex atletas e dirigentes do Amazonas em 1980 no CSU – Centro Social Urbano na Rua da Glória. Alguns nomes : Aos fundos Zé Silvino, Francisco Siegel, Luiz Tamasia, Lino, Ride, Sylvio de Oliveira, Carioca,Ary Fernando Flores (Curuka), Osny, Arlindo Eing, Oscarito, Wilson Waldrich, Mauro Malheiros, Cilinho, Ziza, Nena Poli, Tijucano e Pelé, Amadeu, Vitório Phiffer, Osny Pereira (Bóia)Alberto de Oliveira (Fininho) Orlando (Amarelo), Nino Valencio..
Composto por grandes jogadores que trabalhavam na Empresa Industrial Garcia ou Cooperativa de Consumo dos Empregados, em sua grande maioria, residia em casas de propriedade da Empresa localizadas nas imediações, o time Amazonense foi bom de bola, principalmente no amadorismo, quando enfrentava várias agremiações de todo estado, obtendo resultados expressivos, qualificando-o como um dos melhores clubes de Santa Catarina, no período compreendido entre 1919 e 1944 principalmente, o chamado antigo Amazonas Esporte Clube. Em 1972/73, o Amazonas foi Bi- campeão da segunda divisão da LBF. Em 1974 A Empresa Artex aterrou seu belo estádio, e encerrou as atividades em Janeiro de 1975 oficialmente.
Arquivo de Adalberto Day

3 comentários:

  1. Adalberto
    Estou fazendo um trabalho con fins academico sobre o programa esportivo nas Radios de Blumenau
    e poderia me auxiliar nos assunto sobre o programa de 1943 a marcha dos esportes?

    Grato

    Aguardo resposta
    Jackson Ribeiro
    Academico de Educação - Furb

    ResponderExcluir
  2. Adalberto,

    É sempre muito prazeroso poder reviver imagens marcantes da história do Amazonas Esporte Clube. Nós da família Siegel, através do meu saudoso e amado Pai "Chico Siegel", aprendemos a cultivar um amor imenso pelas cores do alvi-celeste do bairro Garcia. Todos lá de casa tivemos o privilégio e a honra de vestir o manto sagrado do Glorioso. Passaram-se os anos, mas o amor cultivado pelo Amazonas permanece inabalável e sempre presente em nossa família. Saudades, muitas saudades do Chico Siegel e suas histórias com o clube dos operários da Empresa Industrial Garcia.
    Abraços,
    Adilson Siegel

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...