“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sábado, 24 de maio de 2008

- O Papel do cidadão acadêmico


Artigo:


– Em 1987, quando iniciei o curso de Ciências Sócias, na Furb era novidade, seria a primeira turma a se formar - era taxado de agitador, comunista entre outros adjetivos preconceituosos, a fim de denegrir o curso e os estudantes que optaram por segui-lo. Eu era funcionário da Artex, - lá sofri pressões da diretoria da época (1987) para largar o curso e optar por outro que se encaixasse ao pensamento da empresa. Respondi que não abandonaria o curso de Ciências Sócias e muito menos mudaria de curso, por entender, naquele momento, ser esse o melhor curso de graduação da Furb e que sendo assim, a minha formação poderia contribuir na boa relação com os funcionários da empresa e auxiliar de forma mais imediata na resolução de eventuais dificuldades dos mesmos, já que, na época, a função que exercia era orientador ocupacional. Conclui com êxito o curso de Ciências Sócias em 1991. Os anos se passaram e, após 25 anos de dedicação, saí da empresa e fui ser professor.

- Hoje, com muita satisfação, sou convidado para proferir palestras em diversos educandários para falar sobre as minhas pesquisas e trabalhos relacionados ao resgate histórico da cidade, especialmente do bairro Garcia. Inclusive, por ironia do destino ou porque não, reconhecimento, a própria Empresa Coteminas, que adquiriu a Artex, já me convidou a expor trabalhos e palestrar aos funcionários da empresa, onde com muita satisfação, honrei o convite e contribui com as explicações. A atividade que exerço de Cientista Social me absorve o dia inteiro, São diversos trabalhos em jornais, TVs, Rádios, Blumenau em Cadernos, universidades.
- Também mantenho um blog (www.adalbertoday.blogspot.com), que é atualizado várias vezes por semana, onde o leitor pode encontrar distintas histórias marcantes da nossa cidade e também pode contribuir com sugestões e comentários sobre os temas. No próximo dia 5 de junho, participarei como um dos palestrantes do curso de Ciências Sócias, da Furb, onde irei falar sobre “As ciências sóciais e o mercado de trabalho”, E também todas as sextas-feiras, a partir das 17h30min , na Rádio Bandeirantes de Blumenau, coluna semanal, sobre esportes.Para finalizar, registro que é com orgulho que digo que seja lá que curso você escolher para se dedicar, faça com que ele seja para você o melhor. Eu fiz assim e o sucesso, é compensador.
Matéria publicada na edição 171, no dia 24/27-05-2008
A Morte do Mestre:
- O Professor Sálvio Muller morreu sexta-feira 23 de maio 2008, em Curitiba, vítima de câncer. Perdemos a sabedoria do mestre Sálvio, aos 62 anos. Toda a sabedoria que transmitia aos seus discípulos haverá de ficar na lembrança de todos e manterá viva a sua presença no meio acadêmico de toda a nossa região. Infelizmente, até os sábios sucumbem às patologias que a ciência não venceu ainda. Sálvio subiu mais um degrau e certamente está entre outros mestres como Platão, Sócrates, Aristóteles e tantos outros.
Adalberto Day /Cientista Social e pesquisador da história.

Um comentário:

  1. Olá Sr. Adalberto, boa noite !

    eu também fiquei muito feliz pela idéia que o Amauri e a Scheila tiveram. Na verdade eu apenas recomendei ao Amauri que lesse seu blog e o convidasse para ir lá dar uma entrevista. Achei a idéia deles muito boa. Certamente a participação do Sr. vai enriquecer muito o programa.

    Estarei ouvindo todas as sextas, assim como darei aquela "passadinha" no blog sempre que houver um tempo.

    Um grande abraço,

    Juliano Russi

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...