“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 15 de abril de 2008

- Palmeiras Esporte Clube


Foto do Palmeiras Esporte Clube de Blumenau, em 1971. Em pé, da esquerda para a direita, aparecem os jogadores Coral, Jorge, Brito, Kruger, Parobé e Gonzaga. Agachados, Tarcisio, Gauchinho, Chiquinho, Arnaldo e Luís Carlos.
Publicado no Jornal de Santa Catarina - coluna Almanaque do Vale do Jornalista - Sérgio Antonello - 15/04/2008/Arquivo de Adalberto Day e Tarcisio Torres.
– A imagem mostra o Time do Palmeiras de 1971 de Blumenau – Em pé Brito, Parobé, Duia, Jorge, Adão, Sérgio, Gonzaga, Mauro, Tarcísio, Coral e Chico Sâmara. Foto tirada no estádio Aderbal Ramos da Silva, o velho DEBA como era conhecido, apelido dado por Rodolfo Sestrem.

- Parobé e Pelé :

- João Mallmann, o Parobé ex-jogador do SC Corinthians Paulista., EC Juventude, San Lorenzo da Argentina, Comerciário de Criciúma e Palmeiras EC de Blumenau . João Mallmann, natural de Parobé faleceu no dia 17 de outubro de 2011,  aos 72 anos, em Alvorada na grande Porto Alegre, onde residia.
Na foto: Em pé (?) Milsei, Aloísio, Daniel, Nelson Coruja, Mane, Gonçalves, Técnico Major Mauricio Cardoso e outro militar não identificado.
Agachados: Bataglia, Pelé, Parada, Lorico e Parobé, jogadores profissionais na época em que serviam a Escola Militar. Parobé foi um craque. Encerrou sua carreira no Palmeiras EC de Blumenau
- Eu tinha um amigo de nome Oldimar Mohr, que era Palmeiras apaixonado e fã do Parobé, fazia tanta festa após uma vitória de seu clube querido, que todos já sabiam o resultado quando do seu retorno para casa. Além disso, era Flamenguista, e o barulho aumentava. Por essas razões, recebeu o apelido carinhoso de Parobé, todos assim o conheciam, até seu falecimento prematuro aos 57 anos de idade.

História:
Fundado em 1919 com o nome de Brasil Football Club, mudou em 1936 para Recreativo Brasil Esporte Clube e após a 2ª Guerra, passando a se chamar Palmeiras Esporte Clube. Em 1980 passou a ter o nome de Blumenau Esporte Clube .
Arquivo Adalberto Day / Edemar Annusecke/Tarcisio Torres

20 comentários:

  1. Adalberto você continua mostrando ao mundo que o resgate da história é uma das coisas mais maravilhosas que ainda nos resta.O Parobé - João Malmann - hoje com 69 anos reside em Alvorada, município da Grande Porto Alegre. Infelizmente não tenho contato com ele desde 1972 quando o lancei como comentarista na Rádio Alvorada de Blumenau. Nos tornamos grandes amigos, mas em seguida fui embora para São Paulo contratado pela Jovem Pan e deixamos de nos comunicar. Recentemente ele foi homenageado pelo EC Juventude (em Janeiro desse ano), pois foi um dos grandes jogadores do time de Caxias do Sul. Estou tentando localizá-lo, quem sabe isso possa ocorrer futuramente. Ele deixou marcada sua passagem em Blumenau pelo futebol clássico e cadenciado que praticava e pela visão extraordinária que tinha.
    Parabéns pela matéria e tem outra ele jogou com o Rei. E não é todo mundo que teve esse privilégio.
    Um grande abraço

    Edemar Annuseck/Curitiba

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu BLOG e a forma que registra e homenageia nossos heróis.
    Revivemos grandes momentos de infancia e juventude da nossa Blumenau.
    Parbéns e obrigado
    José Geraldo Reis Pfau
    Blumenau Santa Catarina

    ResponderExcluir
  3. OLÁ ADALBERTO!!
    MEU NOME É MARCELO E MORO EM BALNEÁRIO CAMBORIU SOU FILHO DE HUMBERTO CAMPOS (BETINHO)ELE JOGOU NO ANTIGO CLUBE PALMEIRAS DE FUTEBOL E TRABALHAVA COMO CARTEIRO NA ÉPOCA,INFELIZMENTE JÁ NÃO ESTÁ MAIS ENTRE NÓS MAS GOSTARI DE SABER SE VC CHEGOU A CONHECE-LO E SE TEM FOTOS DOS TIMES DO PALMEIRAS DE BLUMENAL!!
    FOI PUBLICADO NO JSC UMA FOTO DELE AO LADO DE UM JOGADOR QUE MACHUCOU O NARIZ EM UMA PATIDA !!TALVEZ VC LEMBRE!!!NÃO TENHO CONHECIMENTO EXATO DA DATA EM QUE ELE JOGAVA MAIS ACREDITO TER SIDO ANTES DE 1970!!!
    DESDE JÁ TE AGRADEÇO !!
    MARCELOPFEILER@UOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. Adalberto, em primeirolugar que lhe parabenizar pela iniciativa de nos dar êsse previlégio de podermos reviver as grandes glórias do nosso Palmeiras E.C.Sou natural dessa linda Blumenau, fui Mascote,Gandula,Jogador das Equipes de Base dessa agremiação nos anos 60/70.E é muito relembrar, pois saí de Blumenau em 1974 e hoje resido em Florianópolis. Inclusive meu padrinho de Batismo foi um Zagueiro diferenciado do Palmeiras meu querido DeLucas, que continua morando em Blumenau e Navegantes.

    Saudações,
    Mauro Márcio da Cruz

    ResponderExcluir
  5. ficomfeliz por ter conhecido vc desde garoto e hoje faz um trabalho de uma importancia significativa para quem teve a oportunidade de vier aqueles dias

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber de voce se ha algum trabalho sobre Artex SA relativo a equipe de futebol America Esporte Clube que disputou a segundona na epoca, inclusive o futebol de salao Artex

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Anônimo
    Tenho sim algumas fotos do América, que atuava no Pasto do América.
    Porém você diz me conhecer desde garoto, mas não se identifica. Como poderei lhe contatar? É sugerido deixar o e-mail para que possamos conversar, antes deste espaço existe a exolicação.
    Agradeço sua participação, ainda mais por ser um amigo.
    Abraços
    familiaday@terra.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Casualmente tive a felicidade de encontrar seu blog, sou de Blumenau e hoje resido em Balnario Camboriu.
    Sou filho de Carlos de Campos Ramos, o Leleco, policial civil e treinador de futebol por amor, com passagens em clubes blumenuenses, Palmeiras, Olimpico, Guarani e Amazonas, e dessa epoca guardo algumas recordações. Gostaria de saber se possui fotos de meu pai.Meu email, basicogg@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante, Adalberto. Parobé é motivo de orgulho para a história do nosso desporto. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Grande Palmeiras! Dinho e Leal faziam muitos gols. Quando. vim para o Sul, em 1968, o Leal já estava por aqui jogando no Pelotas; em seguida foi para o Grêmio.
    Sergio Roberto Maestrini

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog Adalberto...Estamos acompanhando aqui de Joinville...

    Abraços!!! Acesse quando tiveres um tempo: FEUDALISMOATUAL.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  12. O Palmeiras foi um dos melhores times de Futebol profissional de Blumenau.Tenho boas lembranças desde o final dos anos 60 até o Bec de 86,88.O fato de não terem sido campeões,a não ser em 86 se não estou enganado,não denigre a a sua historia. Pois todos aqueles que sempre gostaram de futebol sabem de títulos não vieram por (N) motivos. Motivos esses que vai a campeonatos direcionados,e administrações esdruxulas,e incompetentes.Tivemos inúmeros ótimos jogadores ao longo de minhas lembranças. Não vou citar nomes pra não ser injusto, pois pra mim futebol se faz do coletivo,não do individualismo. Grande abraço Professor Adalberto,e obrigado sempre!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!

    Tudo bem?

    Meu nome é Pedro, e pesquiso nos jornais do Rio jogos do Botafogo, campeão desde 1907! Porém ainda não consegui a escalação do Palmeiras, de 27-03-1947, contra o Alvinegro de General Severiano. Eu indo aí em Santa, Blumenau, consigo em alguma biblioteca jornais da época, para pesquisar o time, árbitro e o tento do Palmeiras ?

    BOTAFOGO 4 x 1 PALMEIRAS (SC)
    Data – 27 / 03 / 1947
    Local – Blumenau (SC)
    Competição – Amistosa
    Botafogo – Oswaldo Baliza, Carvallo e Sarno; Rubinho (Ivan), Newton Senra e Juvenal (Negrinhão); Santo Cristo, Limoeiro, Tim (Octávio), Geninho e Izaltino. Gols: Limoeiro (2), Santo Cristo e Octávio. Obs: Palmeiras EC, atual Blumenau EC. Fonte: O Futebol no Botafogo.

    Grato
    Abraço
    Pedro Varanda


    ResponderExcluir
  14. Pedro, meu e-mail é familiaday@terra.com.br , e não pude lhe responder pois o amigo também não deixou o seu. Eu não possuo estes dados, mas creio que com a data certa do jogo, no arquivo histórico de Blumenau vai encontrar estes dados. O jornal da época era A Nação e eles tem todos os periódicos. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Ok, muito obrigado.

    E-mail
    florianovaranda7@yahoo.com.br

    Abraço
    Pedro Varanda

    ResponderExcluir
  16. Joel Faustino Meu amigo este foi um grande jogador do Palmeira o Parobé. Eu me recordo bem deste craque jogava no meio do Campo foi uma ótima recordação. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Nelsinho Pereira Falei com ele em 1982 em P.Alegre...Quando parou do profissional, jogamos no Guarani algumas partidas!..Era um gentleman!...Hoje, Parobé não está mais entre nós...

    ResponderExcluir
  18. Sr Adalberto, vc deve ter conhecido meu pai, Juca, goleiro do Palmeiras desde 1950 até meados de 60, Mais ou menos até 1963. Abravo

    ResponderExcluir
  19. Eloi Busnardo
    Parobé um dos maiores craques que usou.este manto sagrado do Palmeiras. Juntamente com Juca goleiro Zinho veve Jorge Luiz Leal Krueger Arninho Buerger Beto shurmann enfim esta glória do futebol catarinense Palmeiras esporte clube.

    ResponderExcluir
  20. Amigo, eu colorizo fotos antigas e colorizei a do Palmeiras de Blumenau de 1966, só por a pedidos colo o nome dos atletas e o ano, mas da foto que fiz não tenho. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...