“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 29 de abril de 2008

- A festa de Rei



A imagem de 1934 mostra a Sociedade de atiradores do Clube Garcia Jordão defronte a Casa Comercial de Hermann Schtleben. O local se localizava no Bairro Progresso em Blumenau, próximo à entrada do Jordão.

Publicado hoje (29/04/08) no Jornal de Santa Catarina- coluna Almanaque do Vale do jornalista Sérgio Antonello.
Arquivo Adalberto Day e Rudi Hort
História:
- Os SCHTZENVEREINE, como eram denominados em língua alemã as Sociedades de atiradores, são instituições muito antigas cujas origens são do velho mundo. Trazidas para o Vale do Itajái com a imigração Alemã, tiveram relevante papel na vida social, cultural e recreativa dos colonizadores e seus descendentes.

O porquê do nome Caça e Tiro Garcia-Jordão
Este nome foi devido a localização do Clube, que em sua fundação em 1880, até 1957 se localizava a direita do local conhecido como Jordão - e que em 1864 ali começava o Distrito do Jordão. Apesar de a Rua continuar a ser Rua Progresso.

Até abril de 1956 todo grande Garcia, era só um bairro, o bairro Garcia. A partir de 28 de abril de 1956, foram divididos em diversos bairros e este local é o bairro Progresso.
Como na época era Garcia, e a localidade da implantação do Clube Jordão, o nome escolhido foi Caça e Tiro Garcia-Jordão.
. Em 20 de julho de 1957 foi transferido para o atual local.

- Em 1859 a Colônia Blumenau tinha como a primeira forma recreativa uma sociedade de tiro: O SCHÜTZENVEREIN Blumenau. Com o decorrer dos anos novos clubes surgiram. Trinta anos haviam decorrido desde a fundação de Blumenau, quando ocorreu a fundação da quinta sociedade de tiro ao alvo no vale do Itajaí: SCHÜTZENVEREIN Garcia Jordan. Em 30 de maio de 1880, na região do alto Garcia se reuniram na casa de comércio do senhor Jacob Schmidt os colonos Karl Heringer, Eduardo Faht, Michels Dihnn, Ernest Schreiber, Karl Strutz e o carpinteiro Julius Schmidt para formarem as bases de uma sociedade de tiro. Combinados os objetivos da sociedade, esta passou a denomina-se SCHÜTZENVEREIN Garcia Jordan , a sociedade não possuía sede própria. As reuniões e os eventos sociais eram realizados no interior da casa comercial do senhor Jacob Schmidt, a quem ficavam os maiores lucros das festas. O local escolhido para a realização das competições ficava onde esta edificado o templo da Igreja Santa Isabel no inicio da entrada para o Jordão.
- O Clube Social Caça e Tiro Jordão foi fundado em 30 de maio de 1880.A atual sede foi inaugurada no dia 20 de julho de 1957 - se localiza na Rua Santa Maria,645 - bairro Progresso - Blumenau.
Arquivo de Dalva e Adalberto Day

3 comentários:

  1. Olá, professor!
    Uma horna ter sido linkado no seu blog, que uso e recomendo para consultas sobre a istória de Blumenau.
    Particularmente sobre os Schutzenvereine, é impressionante ocmo esses clubes têm tradição na cidade. Particularmente, não simpatizo com a idéia da prática do tiro. Mas sã marcas dessa gente que eu tento entender.
    abraço e bons escritos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Adalberto,
    fui sua aluna no Colégio Pedro II. O Karl Heringer fundador do Clube Social de Caça e Tiro Garcia Jordão era pai de Leopoldo Heringer e avô de meu avô Ludwig Heringer. Achei muito interessante a história, especialmente, pelo vínculo familiar. Parabéns pelo resgate histórico. Muito obrigada. Um abraço.
    Juliane Heringer
    juliane_heringer@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei encontrar esse blog.Sou tataraneta de karl Heringer, bisneta de Leopoldo Heringer, e neta da irmã do Ludwig Heringer, ou seja, eu a Juliana Heringer que tbém deixou seu depoimento aqui, somos parente né rs, muito legal.Minha oma Verônica Heringer se casou com Bertold Dickmann, adoro fazer parte dessa família, tão ligada a história de Blumenau, abraços.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...