“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sábado, 19 de abril de 2008

- Dia do Índio e Nasce o Exército Brasileiro


- Hoje, 19 de Abril Dia do Índio, faço uma homenagem as festas populares em nosso bairro. As imagens mostram um desfile de 1968, de funcionários da Empresa Industrial Garcia fantasiados de indígenas, e uma representação dos teares rudimentares. Logo após era comum uma apresentação teatral.
- Eram promovidas pela Empresa Garcia todos os anos festas juninas, magnificamente dirigidas pelos funcionários e apoio da Empresa. Minhas recordações são as mais diversas, fogueiras, pipocas, corujas, brincadeiras, pescarias, roda da fortuna e tantas outras atrações, era genial. A festa do centenário da Empresa Garcia em 1968 foi emocionante, com shows de artistas de TV de todo o Brasil, tais como Golias, Ivon Cury e outros.
- O dia do trabalhador não era diferente, festa com teatros e desfiles pelas ruas Gloria e Amazonas, festas representativas de índios, sorteios da tão sonhada bicicleta e outras premiações, culminando com um jogo do time anilado ou Alvi-celeste o Grande Amazonas. Tudo com apoio da diretoria da Empresa, e supervisionado pelo Gerente de Pessoal Dr. Nelson Salles de Oliveira ,e sempre à frente desses trabalhos o Sr. Jose Pêra que era motorista dos diretores e treinador do Amazonas. Temos a convicção que como participante e atuante dessas festividades, os eventos se tornaram para a comunidade do Garcia um cantinho de saudades que nos parece cada vez mais forte e evidente em nossa memória.
Eram constantes nas décadas de 50 e 60 esses tipos de festas. O local das apresentações era o Estádio do Amazonas, no Bairro Garcia. Boa parte da comunidade blumenauense prestigiava o evento.
19 de abril de 1648 - Batalha do Guararapes.Nasce o Exército Brasileiro.

Nesta data de 19 de abril comemora-se o Dia do Exército Brasileiro, cuja origem remonta ao século XVII, mais precisamente ao ano de 1648, quando houve reação às tropas estrangeiras que haviam se fixado em terras da região Nordeste do Brasil. A riqueza representada pela produção açucareira daquela porção do território nacional motivou a cobiça das potências navais da época, culminando com a invasão do espaço físico brasileiro e a ocupação, desde 1630, de considerável extensão territorial de terras pernambucanas.
O sentimento nacionalista mobilizou homens e mulheres e uniu índios, brancos, negros trazidos do continente africano e mestiços, com objetivo de expulsar os invasores. A fraternidade racial e cultural do povo brasileiro aflorou naquela ocasião, unindo nossa gente pela coragem, bravura e disposição de reagir e defender o chão que sabiam ser seu. Houve duas Batalhas que determinaram o fim do domínio holandês no Nordeste brasileiro, travadas, a 19/04/1648 e 18/02/1649, no Monte Guararapes, localizado no Estado de Pernambuco, no povoado de Prazeres, atualmente um bairro do município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
Nesse contexto, em 19 de abril de 1648, iniciaram-se os combates que passaram à história como as Batalhas dos Guararapes, onde o povo brasileiro em armas derrotou o inimigo experiente, dando origem à instituição do Exército Brasileiro. A união das raças, o emprego de técnicas militares inovadoras, a demonstração de criatividade, o sentimento patriótico e os valores morais que nortearam os combatentes de então podem ser observados, na atualidade, como fatores motivadores dos integrantes do Exército. Ao longo da sua história, o Exército serviu permanentemente à nação, contribuindo para a unidade nacional, a pacificação e a manutenção da integridade territorial do nosso país.
(Foto: Arquivo Dalva e Adalberto Day

5 comentários:

  1. Beto Day
    Só você para nos fazer ter essas belas recordações. Lembro que desde criança nós iamos ao campo do Amazonas para acompanhar esses espetaculos realizado pela Garcia e pelo Zé pera. Lembro das grandes fogueiras nas festas juninas, das competições esportivas, dos teatros... e de tantas coisas boas há e os sorteios da nossa esperada bicicleta?
    Parabéns e obrigado por nos proporcionar este momento.
    Luiz Carlos - do Gaspar alto.

    ResponderExcluir
  2. Que saudades desta época maravilhosa da minha infância.
    Sempre acompanhado do meu querido e saudoso Pai, ficava durante o sorteio das bicicletas com os dedos cruzados mas a sorte sempre me soprriu de outras maneiras.
    Inesquecíveis aqueles dias.

    ResponderExcluir
  3. Quantas lembranças .....lembro do nervosismo que senti quando minha irmã mais nova foi sorteada com uma das bicicletas, foi um dia inesquecível. Ela era muito pequena para andar na bike...e adivinha quem se beneficiou do prêmio??? Eu. Meus pais deixavam eu andar, mas sempre com uma resalva, que a bicicleta não me pertencia. Só que minha irmã nunca teve coragem de andar na "magrinha", acho que foi uma pena, porque é muito bom andar de bicicleta.
    Obrigada Beto pelas maravilhosas recordações. Tere.

    ResponderExcluir
  4. boa noite Day,na foto dos indios esta carroagen é o meu pai Ilmar Batista genrro do etérno José mailheiros da rua belo horizonte.se possivel mande fotos para min é´muito importante.att;Marlon r. Batista

    ResponderExcluir
  5. Senhor Adalberto, mais uma vez, parabésns, desta feita, por ser um dos únicos meios de comunicação que ainda guardam a data do Dia do Exército.
    Na verdade, o EB representa o povo brasileiro, pois quando teve seu início na Batalha de Guararapes era conhecido como O POVO EM ARMAS. O povo é quem devia estar em festa, mas...
    Fraterno abraço.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...