“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

- O Tupi de Gaspar



- A imagem de 1963, mostra o Clube Atlético Tupi da vizinha cidade de Gaspar.
- Endereço: Rua Frei Antonino,170 – Bairro Coloninha.
- Nome do Estádio:Carlos Barbosa Fontes, capacidade aproximadamente 2 mil pessoas.
- O time alviverde, carinhosamente chamado de índio, foi fundado em 03 de janeiro de 1942. Participou de vários torneios e campeonatos regionais, pela LBF – Liga Blumenauense de Futebol, com o Amazonas, Palmeiras, Olímpico, Guarani, Vasto Verde de Blumenau, Floresta de Pomerode, União de Timbó, e tantas outras agremiações.
- O jogador Paraguaio foi emprestado ao Olímpico, e disputou o campeonato de 1964, pelo clube Grená de Blumenau. Na oportunidade o Olímpico conquistou brilhantemente pela segunda vez o titulo de campeão catarinense de futebol, já havia conquistado em 1949..Valdir da Silva (conhecido como Poroca) , foi Bi-campeão em 1972/73 pelo Amazonas do bairro do Garcia.
Para saber mais visite : http://www.clubeatleticotupi.com.br/
Arquivo: Adalberto Day

8 comentários:

  1. Olá Adalberto !
    Gostei de ver a relembrar o nosso Tupi. Já fez história a está numa perspectiva muito boa. Obrigado.
    Abraços !!!
    Schmtt

    ResponderExcluir
  2. Ótimo a matéria de Gaspar e do Tupí.
    De Gaspar tenho boas lembranças - eu trabalhei como assessor do Leopoldo nas Linhas Circulo nos anos 80 - conheci um personagem o seu Paulinho - que foi Prefeito - que teria sido quem incentivou a instalação da Ceval lá, hoje Bunge - e que tinha uma pequena transportadora. No Natal todos os anos o seu Paulinho distribuía alegria para as crianças principalmente com o Papai Noel jogando balinha para as crianças pobres. Me explicou o Paulinho. - porque meu pai - Osmênio Pfau - era das Lojas HM também - "A HM faz chamada na TV e realiza o grande desfile do Papai Noel em Blumenau e as crianças pobres de Gaspar não tem condições de ver - no máximo ficam na beira do asfalto para esperar a frustrante passagem dos carros alegóricos que iam fazer o desfile HM em Itajaí. Então eu coloco o nosso Papai Noel com um pacote de bala na carroceria do meu caminhão e faço o nosso desfile e a alegria das crianças pobres de Gaspar, dizia aquela grande e simpática figura"
    José Geraldo Reis Pfau
    Apelido Zé Pfau

    ResponderExcluir
  3. Adalberto,

    Não era nada fácil enfrentar o Tupi em Gaspar. Tenho boas lembrança do Estádio Carlos Barbosa Fontes, o estádio dos eucaliptos. Jogando pelo 7 de Setembro de Ascurra, estreamos o Werninha e eu e ambos macamos na estréia e vencemos por 2x1) Já jogavam lá no 7, Girão, Adir, Assunção, Tarcísio e Nilson, praticamente a base da Associação Artex de 1977. Naquele ano o 7 de Setembro conquistou o campeonato da LBF. Quanto ao amigo Valdir da Silva, o Poroca, tiver a felicidade de trocar passes com o mestre, ele em final de carreira eu iniciando a minha no Amazonas e depois um pouco mais tarde na Associação. Era um jogador elegante, cabeça erguida, passes certeiros, lançamentos longos, visão de jogo e muito, muito disciplinado e leal. O assisti várias vezes também quando atuou no Timboense em Timbó e jogou na Metisa (futsal). Foi talvez o maior craque do América. Era espetacular. E acima de tudo, um caráter exemplar.
    Abraços,
    Adilson Siegel

    ResponderExcluir
  4. O Adalberto é fera mesmo nesses negócios de história da região!!!
    Maurício da Silva Júnior
    Blog Duas Energias
    http://duas-energias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É muito satisfatório ver notícias do nosso querido "Índio Gasparense" em espaços de debate como este. O Tupi está engajado em um projeto de revitalização, seja em âmbito estrutural, como administrativo. Hoje o C. A. Tupi, juntamente com a Associação de Pais e Amigos do Futebol Menor do TUPI, mantêm em curso e em andamento um trabalho social sem igual em nossa cidade e de destque em toda nossa Região - uma escolinha de futebol com aproximadamante 200 (duzentas)crianças e com várias categorias. Esta entidade tem autonomia jurídica em relação ao C. A. Tupi, porém, ambas possuem uma gestão com uma diretoria comum entre ambas as entidades, assumindo um comprometimento não apenas com o Clube, mas também com as categorias de base. Está se formando no Clube um novo quadro societário e, após readequação dos Estatutos do C. A. Tupi ao novo Código Civil, assim como a quitação de alguns compromissos financeiros e fiscais ainda pendentes, o "Índio Gasparense" vem formalizando parcerias neste propósito, assim como recentemente fez com a Rede de Supermercados "Zoni" na obra que vai cobrir a arquibancada do Estádio e melhor atender nosso torcedor na liga regional de futebol amador promovida pela liga Pomerodense e em demais torneios no qual as categorias de base do Clubes estiverem participando. Att. Rafael Schwartz - Conselheiro Fiscal da gestão Biênio 2008/2009. PS.: A foto do meu Tio "Lito" (João Clarito Rosa) está trocada com a do Carlinhos, mas este lapso não foi cometido pelo autor do Blog e sim pelas pessoas que confeccionaram o álbum de figurinhas na época... apenas um adendo!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal. Muito bom o resgate de parte da história do INDIO GASPARENSE, que oscilou é verdade entre a glória e o ostracismo, mas que jamais morrerá, graças aos abnegados amantes do futebol. Há ainda alguns jogadores remanescentes daqueles tempos românticos, que sempre nos brindam com "causos" das peleias varzeanas. Fica a dica para o enriquecimento do assunto. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Sr. Adalberto,

    Sou Ricardo, neto do "seu Ninha", ex atacante do Tupi de Gaspar (inclusive aparece no post do seu blog), e juntamente com a diretoria do Tupi, minha empresa está realizando o Planejamento Estratégico (sem fins lucrativos) para este clube, importante para a cidade e para a região.
    Como o Rafael já comentou em outra ocasião, estamos em fase de pesquisa de dados sobre o histórico do clube e da imagem do clube perante a comunidade.
    Como o Sr. se dispôs, e ficamos agradecidos com isso, gostaríamos de saber como poderia nos auxiliar nesta busca pela história do Clube Atlético Tupi, para que assim retomemos um caminho de conquistas.

    Grato

    ResponderExcluir
  8. ola amigos do clube atletico tupi de gaspar. tive o prazer de defender as cores desta agremiacao com muito orgulho e sinto muitas saudades de gaspar atualmente moro em santos sp joguei com suca didi e cia nao esquecendo meu grande amigo carlinhos e o joao manssur ja falecido que deus o tenha. um abraco a todos .aggeo luiz o melhor centroavante de gaspar beijos...

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...