“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

- Guarani Esporte Clube


A Imagem mostra o Estádio do Guarani Esporte Clube da Itoupava Norte, na década dos anos de 1960. O clube foi campeão da cidade de Blumenau em 1963 em disputa com Olímpico, Amazonas, Palmeiras e Vasto Verde, campeonatos organizados pela LBF – Liga Blumenauense de Futebol. Com a conquista o Guarani garantiu o direito de disputar o campeonato estadual de 1964. O Guarani foi campeão Citadino de futebol de Salão em diversas oportunidades, e campeão em 1976 e 1978 do Estado: um timaço -Silvinho, Marinho, Milão, Nilson Siegel (Bigu) e Quelinha. Adilson Siegel (Ticanca), Cesão, Jorginho, Malaca, Valentino e Puff.

Sede do Guarani em 1952
Guarani década de 1960
Anos 60 - Guarani Esporte Clube - Ingo, Ralf Thoeke, Kiroten, Haraldo (Grilo) Célio, Ademar (Palmito) Betinho, Ralf (Coca) Jurandir, Orlando, Celso (sobrinho do Palmito) Javandir. (foto de Orlando Schramm Filho)
História :

Um grupo de amigos, liderado por Arnoldo Haertel, que se reunia para jogar futebol foi se fortalecendo, até que em 09 de fevereiro de 1929 fundaram o América Futebol Clube. O nome mudaria em 1943 por determinação governamental para Guarani Futebol Clube.
Foto do time de 1963 do Guarani do Álbum de figurinhas Teixeirinha e Adilson Siegel (Ticanca) e seu irmão Nilson Siegel (Bigu) duas feras do Futebol de Salão do Amazonas que foram campeões em 1978 pelo Guarani.
- Entre 1959 e 1960 foi construída a primeira sede do Clube, dando início a uma nova fase. Em 1963 o Guarani foi campeão da LBF – Liga Blumenauense de Futebol, conquistando o direito de disputar o campeonato catarinense.No ano de 1974, foi inaugurada a atual sede.
Já a década de 80 foi marcado por fatos menos felizes, as enchentes de 1983 e 1984 afetaram a sede do clube destruindo praticamente todo acervo histórico do clube.
Hoje o clube voltou a ser forte com mais de 700 sócios.
Fonte : GUARANI em revista Ano I nº. 1 abril-maio-junho de 2006 Arquivo Adalberto Day

4 comentários:

  1. Com muito orgulho fui atleta de futebol de salão do Guarani Esporte Clube nos anos de 1978 a 1980. Fui campeão Estadual em 1978 e tri campeão citadino promovido pela LBFS. Quem não se recorda? Silvinho, Marinho, Milão, Nilson e Quelinha. Ticanca, Cesão, Jorginho, Malaca, Valentino e Puff.

    Como nascido e criado no Garcia o Guarani era o grande algoz do Amazonas Esporte Clube na década de 70 no futsal. No meu primeiro dia de Guarani, o guarda-esporte (popular JACA), tinha a seguinte frase colada em seu armário: "AOS MEUS INIMIGOS, DESEJO-LHES MUITOS ANOS DE VIDA, PARA QUE ASSISTAM DE PÉ A MINHA VITÓRIA.

    Foi o clube que mais deu atenção e condições de trabalho para os atletas de futebol de salão, daí ter conquistado 2 títulos estaduais, o primeiro em 1976 e o segundo em 1978. O Guarani foi a base da seleção catarinense de futebol de salão de 1979 para o campeonato nacional de seleções disputado em Sete Lagoas-MG. Eu estive lá representando nosso estado barriga verde com muito orgulho.
    Abraços,
    Adilson Siegel - Ticanca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste timaço , se não me engano tinha o tbm goleiro Tachinha! Grande goleiro que tbm deve ser lembrado.

      Excluir
  2. Estou de volta,

    Parabéns pela homenagem ao futsal do Guarani EC. Mas, essa história começou com um time organizado pelo Georg Stadisch (o Jorge, que era casado com a Regina irmão do Mayer), Ralf Mogk (Coca) entre outros quando o futebol de salão foi implantado em Blumenau. O time do Guarani tinha o Orlando Evaristo como goleiro, mais o Dóca, Georg, Coca, dos que recordo. Aplianaram um terreno nos fundos da Escola Jorge Wiedemann ao lado do Guarani e lá treinavam nos fins de semana.
    Eu era moleque e ia assistir os jogos na quadra da Citex na Vila Nova. A Citex tinha um timaço com Carvalinho no gol, os irmãos Quengo (Waldemar e Darci que jogaram futebol no Palmeiras. O Darcy mora em Curitiba e nas minhas caminhadas cruzo com ele quase todos os dias), Esquerdinha (Nico Gracher) dos que me lembro. Depois montamos um time no Guarani com a direção técnica do seo Orlando Schramm em que eu e o Hélio Janke éramos os goleiros com as presenças do Grilo Mogk, Georg Stadisch,Orlando Schramm Filho, Amadeu (que jogou futebol no Amazonas, não era aquele antigo do Amazonas, o que veio depois do Guarani), Marinho, Tadeu, Hasso Mueller,Anisio entre outros. Em 1969 (acho que foi nesse ano), disputamos o Campeonato de Acesso da LBFS, contra o Amazonas EC, Grande Hotel Blumenau,Meias Hering e outros times. Fizemosa uma rifa e arrecadamos dinheiro para comprar o uniforme nas Lojas Hering. Ganhamos o campeonato levando o Guarani de volta a divisão elite. O time tinha : Edemar; Alirio Barth, Georg Stadisch, Grilo e Anísio e mais Hasso Mueller, Rubens Krieger (União de Timbó). Essa conquista motivou o Guarani a construir inicialmente sua cancha própria, depois o Ginásio. E aí entra o time que tinha os irmãos Siegel e que era dirigido pelo Grilo (Haraldo Mogk).
    Faço parte dessa história e é bom contá-la enquanto estamos vivos.

    Abs

    Edemar Annuseck

    ResponderExcluir
  3. Oi Beto, Amigo torcedor,
    Você é convidado a virar um membro em nossa Comunidade Brasileirão.com e enviar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver. O Brasileirão.com é o melhor lugar para notícias livres de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil.

    Para quem curte ser repórter mesmo não sendo formado em jornalismo ai vai uma Dica: Brasileirão.com está lançando o Vc Repórter, com ele qualquer pessoa pode enviar notícias, fotos e áudios para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas, e se um sua notícia tiver uma maior relevância ranking ela poderá parar na home do portal.


    Você pode enviar qualquer notícia, seja de futebol, alguma coisa que tenha acontecido com você ou com algum amigo seu, algum acontecimento com o seu time ou Torcida, novidade em tecnologia, enfim, o que você quiser!

    Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.

    Se você gosta de se comunicar, escrever, tem paixão pelo futebol, e acompanha os principais eventos e campeonatos do mundo, este grupo de discussão é perfeito pra você. Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

    Nosso grupo é modelado para discutir ou debater tudo sobre os times brasileiros, ligas e notícias do esporte no Brasil e ao redor do mundo. Você pode escrever opiniões em qualquer formato que escolher e nossos membros podem adicionar comentários. Suas opiniões serão arquivadas e pesquisáveis pela internet e assim, qualquer pessoa poderá vê-las. Bem-vindo!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...