“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 14 de outubro de 2007

- 24ª Oktoberfest Blumenau








Mensagem:
Olha aqui,ó....não é por nada não... mais seja feliz, a vida é tão curta Ein Prosit..Viva a Vida
Saideira: Joaquim saúda seu amigo Manoel que estava assistindo TV: Firme,... Manoel responde, não Futebor... e o meu Vascão perdeu de novo...uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa..pois é né, ou será que não, sei lá entende.
Horácio Braun (1949-2007) (em pé - centro)
Hallo Blumenau
- Em Blumenau acontece anualmente, sempre no mês de outubro (Em 2007 de 04 a 21), a Oktoberfest que surgiu no ano de 1984. O evento se consagrou e faz de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina durante o mês de outubro. No ano seguinte, 1985, o festival do chope despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país, o evento passou a ser realizado, então, em dois pavilhões do parque da PROEB - Mas para quem não sabe, Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, é memória, é tradição. São 18 dias de muita festa que os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, trazida pelo amor à música, à dança e à gastronomia típicas, preservando os costumes dos antepassados vindos da Alemanha.
-Origem da Oktoberfest
A festa da cerveja teve origem em 12 de outubro de 1810, quando o Rei Luís I, mais tarde Rei da Baviera, casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia, e para comemorar organizou uma festa com uma corrida de cavalos. O sucesso foi tanto que a festa passou a ser realizada anualmente com a participação do povo da Região.
-Em 1840 chegou o primeiro trem à Munique transportando visitantes vindos especialmente para evento. Foram criadas então várias atrações, entre elas barracas onde se vendia comida típica e artesanato.
-Em 1918 a cerveja começou a ser servida no evento, o que antes era proibido. Apareceram também os primeiros fotógrafos para expor suas fotos, na época apenas em preto e branco. Os caricaturistas, inspirados pelo sentido benéfico da cerveja, retrataram comicamente a disputa pelos copos cheios e pela primeira vez a festa das mil atrações (como era conhecida), apareceu nas telas dos cinemas.
-No Brasil, a Oktoberfest foi realizada pela primeira vez em 1978 no município de Itapiranga , extremo-oeste catarinense. Na ocasião, um grupo de jovens, na maioria descendentes de alemães, reuniu-se na localidade de Linha Becker para cantar, tomar chope e tocar música. Esses encontros foram tornando-se freqüentes até que em 1989 a festa passou a ser realizada no centro da cidade.

-Em Blumenau, a Oktoberfest surgiu no ano de 1984 com a proposta de levantar o ânimo da população, abalada por duas grandes enchentes do rio Itajaí-Açu (1983/ 1984). A partir de 1987 a festa consolidou-se nacionalmente, e ganhando status de segunda maior festa da cerveja do mundo, depois de Munique, na Alemanha. Atualmente a festa é realizada no PARQUE VILA GERMÂNICA.

3 comentários:

  1. porque nos outros site esta dizendo que oktoberfest surgio em 1810?ou ainda não sabem quando surgio exatamente?

    ResponderExcluir
  2. Em ano surgio o oktoberfest exatamente?

    ResponderExcluir
  3. Diana e Leni
    Em Blumenau a Oktoberfest começou em 1984. em 1810, é a história de outros paises.
    Escreva para mim em familiaday@terra.com.br
    e esterei a sua disposição para responder, já que vocês não deixaram endereços.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...