“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

- Cooperativismo

- A imagem mostra em primeiro plano a Cooperativa de consumo dos empregados da Empresa Industrial Garcia, fundada em 17 de março de 1944 (uma das primeiras de Blumenau), com o apoio do Senhor Ernesto Stodieck Jr., diretor da Empresa Garcia. A idéia foi de um grupo de colaboradores que buscava a solução para a escassez de produtos básicos, durante e pós-guerra. Localizava-se na rua Amazonas logo após o estádio do Amazonas e ao lado da antiga ponte de acesso a Rua Emilio Tallmann.
- A imagem ao centro mostra uma nova fase da CooperArtex, que foi transferida em 1979 para a Rua da Glória, 344. Posteriormente, Cooperhering e atual Cooper. Antes dessa Cooperativa a Empresa Industrial Garcia desde a década de 1920 possuia um armazém para os empregados no mesmo local. 
História: O que é Cooperativismo? É uma doutrina, um sistema, um movimento ou simplesmente uma atitude ou disposição que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades sócio-econômicas da humanidade. O que é Cooperativa? Cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, socias e culturais, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. O cooperativismo teve sua origem na Inglaterra por iniciativa de operários da cidade de Rochdale. Prejudicados pelo novo modelo industrial - onde as máquinas inventadas substituíram o trabalho artesanal e algumas atividades - os operários foram levados a se preocuparem com outras formas de garantirem o sustento de suas famílias. Discutindo as dificuldades e buscando soluções, eles decidiram pela criação de uma sociedade de consumo, baseada no cooperativismo puro. Houve uma reunião, que teve a participação de 27 homens e uma mulher, foi realizada em novembro de 1843 e repetiu-se em 21 de dezembro de 1844, para a fundação de um armazém comunitário, com um capital inicial de 28 libras, representando uma libra que cada um do grupo havia economizado. Foi lançada então a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Limitada. Ao fim do primeiro ano, a Sociedade já contava com 74 sócios e um capital de 180 libras. Onze anos depois, a organização tinha 400 sócios. Nasceu assim o cooperativismo, Desde então, o movimento alastrou-se pelo mundo e as normas definidas por aqueles tecelões passaram a nortear as ações das cooperativas em todo o mundo. Fonte: Dados - Informativo/Site Cooper. Arquivo: Adalberto e Dalva Day

6 comentários:

  1. Olá Professor Adalberto...
    Provávelmente o Sr.não lembra, mas já fui seu aluno.(pedro II, história).. fico muito feliz em ler algo sobre o cooperativismo,gosto muito do estilo de cooperar, talvez porque integro uma cooperativa (COOPERTTRAN e estou cursando Ciências Sociais)..
    As pessoas nao tem ideia da força que há no cooperativismo..
    Temos que tornar o estilo cooperativista parte do dia-dia da sociedade em geral.

    Um grande abraço.
    Roberto Rivelino Rautenberg

    robertorautenberg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quantas saudades me trazem. Eu e minha querida irmã Eliete ( in memoriam) sempre íamos dar uma voltinha na cooperativa, no intervalo ou depois do horário de trabalho.
    Nessa época ainda não havia supermercados. Então entregávamos a listinha de compra e o atendente organizava os pedidos numa caixa, e depois tínhamos que buscar as compras. Não tínhamos a opção de escolher os produtos ou marcas.
    Tere Zimmermann

    ResponderExcluir
  3. Toda quinta feira eu ia buscar a famosa linguiça e o queijo haut. Filas demoradas. A sorte eram os amigos do Amazonas que sempre davam um jeitinho (Antônio Tillmann e Jéter).Adilson Ticanca Siegel

    ResponderExcluir
  4. Meu avô José Klock e meu pai Vidal Klock, trabalharam na Cooperativa

    Julio Cesar Klock

    ResponderExcluir
  5. . Essa cooperativa já foi desmanchada e ela ficava na entrada da Rua Emilio Talmann. Hoje esse local fica dentro da Coteminas. Hoje onde é Cooper havia um terreno enorme com uma casinha em cima. Nessa casa morava uma amiguinha minha que na época estudava comigo no Santos Dumont. Falava-se que a casa era mal assombrada. Isso era na época de 1966 e 1967.
    Tere Zimmermann

    ResponderExcluir
  6. Alirio Marli Costa Me lembro muito bem, grande parte dos funcionários faziam as compras do mês e descontava na folha de pagamento, se não me engano.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...