“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sábado, 21 de julho de 2007

- O Glorioso Amazonas E.C.

Histórico e fundação
Oficialmente o Amazonas foi fundado em 19 de setembro de 1919, porém desde 1910 já existia com o nome de jogadores do Garcia. O nome da praça de esportes Amazonense se chamava estádio da Empresa Industrial Garcia, o mais belo de Santa Catarina até então. Relembro com muita tristeza a enxurrada de 31 de outubro de 1961, que destruiu totalmente toda praça esportiva, inclusive o salão, e ali foram encontradas quatro vitimas fatais presas ao alambrado. O reduto Amazonense ficou em ruínas, tal a violência da água que transbordou do curso normal do ribeirão Garcia, para causar destruição geral e deixar um rastro de calamidade. O gramado praticamente sumiu, tal o acumulo de areia, pedras, lama, árvores, móveis, balcão frigorífico, material esportivo, troféus, tudo ficou inutilizado.
Neste período de recuperação do estádio, que se tornou mais bonito, sediando até competições dos primeiros jogos abertos em Blumenau em 1962, o Amazonas treinava num estádio construído provisoriamente próximo de onde hoje é a praça Getulio Vargas Nos jogos oficiais, o mando de campo era no estádio do Palmeiras E.C, O Estádio foi reinaugurado em 23 de setembro de 1962.
Arquivo: Adalberto Day

2 comentários:

  1. Boa tarde,Adalberto.
    gostaria muito de saber, se existe fotos, do ANTENOR DOS SANTOS (NINO) que admiro muito, e que teve o prazer de vestir a camisa do amazonas, naquela época,jogando no gol.
    sou um apaixonado por futebol, não nasci, em Blumenau, mas vivo aqui a trinta anos,e passei minha adolescencia no Garcia, e acompanhei, e ouvi muitas, historias

    um grande abraço, e continue, nos oferecendo o prazer de relembrar o passado.

    ResponderExcluir
  2. Dionei Machado
    Gostaria de ver no seu Blog fotos do Valdir Machado, popular tijucano que defendeu as cores do Amazonas E. C.
    dionei.machado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...